sexta-feira, 3 de agosto de 2018

#LeiturasDeFérias | LEITURAS DO MÊS: Julho 2018


Olá. Julho foi o mês das férias da faculdade e consegui cumprir minha TBR do mês (TBR de julho), lendo os dois livros propostos, e como eles eram bem grandes, achei que não daria tempo de ler mais um antes do mês acabar, porém, consegui estabelecer um ritmo bem bom nas leituras, lendo uma certa quantidade de capítulos por dia, e então deu tempo de ler mais um livro nos últimos dias do mês. Fiquei bem feliz! Abaixo você confere o que eu achei de cada livro:


CARRY ON | Rainbow Rowell | Novo Século | Nota 3.5/5

"Simon Snow é um bruxo que estuda numa escola de magia na Inglaterra. Profecias dizem que ele é o Escolhido. Você pode até estar pensando que já conhece uma história parecida. O que você não sabe é que Simon Snow é o pior Escolhido que alguém já escolheu.

Poderosíssimo, mas desastroso a ponto de não conseguir controlar sequer sua própria varinha, Simon está tendo um ano difícil na Escola de Magia de Watford. Seu mentor o evita, sua namorada termina com ele e uma entidade sinistra ronda por aí usando seu rosto. Para piorar, seu antagonista e colega de quarto, Baz, está desaparecido, provavelmente maquinando algum plano insano a fim de derrotá-lo. 

Carry On é uma história de fantasma, de amor e de mistério. Tem todos os beijos e diálogos que se pode esperar de uma história de Rainbow Rowell, mas com muito, muito mais monstros." - Skoob


Eu gosto muito da escrita da autora e do humor que ela sempre coloca tão bem nas histórias. Gosto muito dos diálogos também e os capítulos curtos ajudam no ritmo fluido da leitura.

Eu gostei dos personagens, e acho que aprendi a entender alguns deles, como a Agatha. Muitos personagens têm seus próprios capítulos narrados em primeira pessoa, e isso foi bom, pois pude ver um pouco da vida de cada um, suas personalidades, principalmente de Simon, Baz, Penélope e Agatha.

A fantasia possui elementos já conhecidos de outras histórias de magia, principalmente Harry Potter, mas também traz alguns detalhes que são bem originais e que até me surpreenderam. Eu gostei do romance, que deu um quentinho no coração.

Mas eu não consegui me conectar com a história, com a jornada do Simon. A partir do capítulo 52, precisamente, eu comecei a ficar mais instigada com o mistério e tudo o mais. Várias coisas são contadas e aos poucos elas foram se juntando, mas mesmo assim senti que eu precisava de mais respostas, pois achei um pouco confuso e corrido os últimos capítulos. 

Foi interessante, pois Carry On é uma história que não mostra desde o primeiro ano do Simon em Watford, mas sim seu último ano na escola. Então somos jogados nesse mundo mágico e várias coisas são explicadas sobre ele para nós o conhecermos, como feitiços, pessoas, lugares, relacionamentos.

Eu queria muito ter tido uma experiência maravilhosa com o livro, mas mesmo sendo uma leitura ágil, divertida e a partir de um certo momento intrigante, não consegui me sentir completamente envolvida com a história do Simon.

Descobri que o livro terá uma continuação, e eu vou querer saber o que aconteceu com os personagens depois do final de Carry On. Uma coisa muito louca, é que eu continuo amando o livro da autora que a maioria não gosta, que é Anexos, HAHA.


SENHOR DAS SOMBRAS | Cassandra Clare | Os Artifícios das Trevas #2 | Galera Record | Nota 4/5

"A ensolarada Los Angeles pode ser um lugar sombrio na continuação de Dama da Meia-Noite, de Cassandra Clare. Emma Carstairs finalmente conseguiu vingar a morte dos pais e pensou que com isso estaria em paz. Mas se tem uma coisa que ela não encontrou foi tranquilidade. Dividida entre o amor que sente pelo seu parabatai Julian e a vontade de protegê-lo das graves consequências que um relacionamento entre os dois pode trazer, ela começa a namorar Mark Blackthorn, irmão de Julian. Mark, por sua vez, passou os últimos cinco anos preso no Reino das Fadas e não sabe se um dia voltará a ser o Caçador de Sombras que já foi. Como se não bastasse, as cortes das fadas estão em polvorosa. O Rei Unseelie está farto da Paz Fria e decidido a não mais ceder às exigências dos Nephlim. Presos entre as exigências das fadas e as leis da Clave, Emma, Julian e Mark devem encontrar um modo de proteger tudo aquilo que mais amam — juntos e antes que seja tarde." - Skoob

Então, é sempre um prazer voltar para o Mundo das Sombras. Mas, para mim, o segundo livro da trilogia foi muito cansativo de ler. Nada realmente acontecia, poucas coisas me empolgaram de verdade, os capítulos eram extremamente longos, apesar das quebras de cena e das perspectivas em terceira pessoa de vários personagens. Eu acabei me cansando dos diálogos longos que ocupavam páginas e mais páginas, e me cansando também de alguns personagens, o que foi ruim.

Apesar de tudo isso, eu continuo gostando muito da interação entre os personagens. Eu amo quando todos se reúnem e cada um pesquisa para a investigação que está acontecendo. Em algum momento da história um grupo de personagens vai para o instituto de Londres, e amei as referências ao trio Tessa, Will e Jem de As Peças Infernais. 

Falando em personagens queridos, temos muito Magnus e Alec ajudando as crianças. E uma coisa que eu gostei muito foi a interação entre Ty, Livvy e Kit.

O final foi chocante e despedaçou meu coração. Também ajudou na nota que dei para o livro, que seria 3.5, mas com o final eu precisei dar 4! Eu li Dama da Meia-Noite em janeiro de 2017, e demorei para ler a sequência, mas consegui não pegar nenhum spoiler de Senhor das Sombras. Não vejo a hora de ler Queen of Air and Darkness.


A ABADIA DE NORTHANGER | Jane Austen | L&PM Pocket | Nota 4/5

"Catherine Morland é uma ingênua mocinha de dezessete anos, viciada em livros repletos de desventuras horripilantes e amores trágicos. Da vida, ela sabe apenas o que leu nos romances. Até que sai de seu obscuro vilarejo natal para passar uma temporada em Bath, estação balneária frequentada pela aristocracia inglesa, onde, entre bailes excitantes, conhece um cavalheiro encantador e outro insuportável. De Bath, como em um sonho, ela vai para uma abadia. A antiga construção, porém, revelará sinais misteriosos, indícios de que já foi cenário, no passado, de um crime medonho. Exatamente como ela lera nos livros." - Skoob

Minha história com esse livro é complicada: Eu tenho A abadia de Northanger desde 2014. Comprei ele pela sinopse e capa, mas sempre tive medo e preguiça de ler pois a minha experiência com Jane Austen não foi tão maravilhosa lendo Orgulho e Preconceito, mas acredito que tenha comprado outro livro dela para dar uma segunda chance para a autora. Bom, ele ficou esse tempo todo parado na estante, sendo observado com uma careta e com o pensamento de que algum dia leria ele. E, finalmente, em 2018 isso aconteceu!

Em julho de 2018, nas minhas férias da faculdade, eu maratonei os vídeos do canal literário All About That Book, da Booktuber Mayra, que aliás ganhou completamente meu coração com seu jeito incrível de falar sobre livros. Em um certo momento passei pela resenha dela de A abadia de Northanger, e meu Deus, essa mulher me convenceu complemente a ler o livro. Quando comecei a ler ele, no finalzinho do mês, eu já tinha voltado das férias, então tecnicamente esse livro não é uma leitura de férias, HAHA.

Bom, quanto ao livro, me acostumei com o modo de falar da época, o vocabulário e o ritmo da narrativa, assim como o narrador.

Eu gostei da Catherine, mas algumas coisas me incomodaram, e eu até entendo que não era algo que a história iria abordar, mas é que a protagonista não questionava o papel da mulher na sociedade, pois durante a leitura há vários comentários sobre as damas e seus deveres, mas não havia uma discussão por parte da Catherine sobre isso. Ela é uma menina de dezessete anos ingênua, educada e que adora livros de histórias sombrias, e ela não tinha um pensamento avançado para questionar as pessoas, então eu entendo que era a cultura e as opiniões da época, mas me incomodou um pouco sim.

A parte da abadia é bem interessante e foi tudo muito bem contado. É uma história divertida, que ironiza os romances góticos da época, onde não se dava importância para os livros de ficção.

Achei bem intrigante e até gostosinho de ler. Fiquei envolvida com a história e os personagens, que em poucas páginas já sabemos quem são, sendo que alguns são insuportáveis e outros muito agradáveis.

Abraços e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário