sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

LEITURAS DE FÉRIAS | A Lista Negra e Anexos


Olá! Dia 2 de dezembro as minhas férias chegaram ao fim e estou aqui para mostrar a vocês o resultado da minha TBR de Férias. Bom, não consegui ler os quatro livros prometidos nesse período, mas até o final do ano quero tentar ler mais um da TBR e minha leitura de Natal. Foram dois livros incríveis e com climas totalmente diferentes. Confiram:

♥ A LISTA NEGRA de Jennifer Brown


Título original: Hate List
Editora: Gutenberg
Páginas: 271
Ano: 2012
Nota: 5/5

A Lista Negra conta a história de Valerie. Ela e seu namorado, Nick, sofriam bullying na escola e mantinham uma lista onde escreviam nomes de pessoas e coisas que odiavam. Até que um dia Nick chega na escola com uma arma e comete um terrível massacre. Ele acaba atingindo Valerie e depois se mata.

Agora, voltando à escola, Valerie terá que enfrentar pessoas, situações, opiniões, verdades. Para alguns ela fez parte do massacre pois era a dona do caderno onde existia a lista. Para outros ela foi uma heroína por ajudar a acabar com o atentado.


" - O tempo nunca acaba - sussurrou, sem olhar para mim, mas mirando minha tela. - Como sempre há tempo para a dor, também sempre há tempo para a cura. É claro que há." - página 179

Esse livro estava na minha lista de desejados desde que ouvi falar muito bem dele pela Pam Gonçalves. Comprei ele na 15ª Feira do Livro aqui na minha cidade e ainda não acredito que li ele.

A escrita da autora é ótima. Foi fácil de acompanhar e entender. Mas ela também foi profunda, carregada de sentimentos e reflexões da protagonista. O que gostei bastante, pois foi uma experiência muito diferente entrar na cabeça de Valerie, sentir seus medos, sua tristeza, seus dilemas.

A narrativa passeia entre notícias de jornal, Valerie contando o presente - sua volta ao colégio, sua jornada em se recuperar, sua relação com os pais, com os sobreviventes do atentado, seu contato com os colegas -, e também temos os flashbacks, e assim sabemos e entendemos o que aconteceu antes, o massacre, sua relação com Nick, sua temporada no hospital.

A história para mim não foi totalmente empolgante ao ponto de eu devorar o livro, e houve momentos em que eu amava a Valerie e outros em que não. Mas foi interessante, por exemplo, sua relação com o doutor Hieler, um personagem muito especial.

O livro me deixou com muita raiva de alguns personagens, de certas ações deles. Me deixou também aflita e frustrada. A partir da terceira parte eu me apeguei mais à história, ficando curiosa sobre como tudo terminaria.

A Lista Negra fala sobre bullying, recomeço, perdão, traumas. Um assunto sério que precisa ser discutido nas escolas e precisa ser reconhecido.

Preciso admitir que esperava que a história fosse ser mais pesada. Mas mesmo assim gostei, pois foi uma experiência diferente, uma história diferente das que estou acostumada a ler, com um assunto que infelizmente não tenho as palavras certas para falar sobre.

A Lista Negra traz uma história comovente e que deve sim ser lida por todos em algum momento de suas vidas. É uma história bonita, apesar de tudo. Jennifer Brown fez um ótimo trabalho e me senti feliz ao finalizar o livro.

♥ ANEXOS de Rainbow Rowell


Título original: Attachments
Editora: Novo Século
Páginas: 367
Ano: 2014
Nota: 5/5 + 

Anexos conta a história de BethJennifer e Lincoln. As duas são amigas e trabalham em um jornal, onde conversam por e-mail sobre suas vidas e vários outros assuntos, todos eles repletos de humor. Lincoln monitora os e-mails da empresa, e se depara com os de Beth e Jennifer. Mas ao invés de denunciá-las, acaba se envolvendo com as histórias delas e se apaixonando por BethE agora? Como ele se apresentaria para ela?


" - Lincoln? - chamou ela.
- Sim?
- Você acredita em amor à primeira vista?
Ele se forçou a olhar para o rosto dela, para seus olhos bem abertos e a testa ansiosa. Para sua boca insuportavelmente doce.
- Não sei - disse ele. - Você acredita em amor antes disso?
A respiração dela ficou presa em sua garganta como um soluço dolorido.
E então foi demais tentar não beijá-la." - página 363

A escrita da Rainbow Rowell, como sempre, é leve e envolvente. Consegui visualizar tudo perfeitamente. Me senti confortável lendo o livro.

A história de Anexos é uma delícia. Esse é o terceiro livro que li da autora e uma oportunidade de gostar totalmente do final de um livro dela. E isso aconteceu, pois eu me apaixonei profundamente por Anexos.

Como a maioria dos capítulos são curtos, eu consegui ler vários em apenas um dia. A leitura foi lenta, mas muito, muito gostosa. Eu ficava presa à história assim que começava a ler um novo capítulo. A narrativa é alternada entre os e-mails de Beth e Jennifer e a perspectiva em terceira pessoa de Lincoln, que eu adorei.

Descobri que gosto de ler livros com e-mails! E o que são esses e-mails das personagens? Hilários, carregados de um humor único que me fez rir alto. Beth é crítica de cinema e tem um namorado. Jennifer é revisora e tem um marido. Elas conversam sobre algo que aconteceu com elas, sobre como se sentem, sobre o que acham de certos assuntos, sobre o trabalho, sobre atores e filmes (tem muitas referências de filmes!), e mais um monte de coisas. Eu ficava feliz e triste por elas. É apenas pelos e-mails que conhecemos suas vidas, o que foi muito diferente e divertido.

Os personagens são muito fofos. Na verdade tudo nesse livro é fofo. Eu me pegava sorrindo toda boba. Beth e Jennifer são lindas, e eu amei a amizade entre elas, como se apoiam. Lincoln é um lindo também. Adorei sua história, sua família, seus amigos, sua jornada.

Ai, ai. Tem tanta coisa que eu queria contar sobre Anexos, mas apenas recomendo muito esse livro que é leve e extremamente fofo. Me senti muito feliz ao terminá-lo, pois eu realmente amei. A arte gráfica desse livro é linda. Um dos mais lindos da minha coleção.

Anexos é fofo, engraçado, comovente e aqueceu meu coração.

Abraços e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário