quinta-feira, 19 de julho de 2018

Sobre o meu amor pela série COMO TREINAR O SEU DRAGÃO de Cressida Cowell


Olá. Mesmo nunca tendo escrito resenhas para os livros da série Como Treinar o Seu Dragão, da autora Cressida Cowell, percebi que queria compartilhar minha experiência com essa série fantástica. 

A editora que publicou os livros no Brasil foi a Intrínseca (ela tem um site sobre a série que você pode conferir aqui e ler a sinopse de cada livro), a série é composta por 12 livros e possui também um livro bem fininho que é contado pela perspectiva do Banguela. Fazendo as contas, passei 8 anos lendo as aventuras de Soluço, pois em 2018 li finalmente o último volume. 

Conheci Soluço assistindo ao filme que é inspirado no primeiro livro de mesmo nome. Me apaixonei pelo universo apresentado e claro, por Soluço e Banguela. Me diverti e me emocionei com o final, e o filme acabou se tornando a minha animação favorita da vida.

Então dei início a jornada de acompanhar a série de livros. Conheci mais a fundo o mundo dos Vikings, os personagens que não aparecem no filme, o próprio Soluço e Banguela, que é bem diferente. A narrativa da Cressida Cowell, as ilustrações, o humor, as aventuras, os epílogos, tudo é incrível.

É muito bacana lembrar que ganhei o primeiro livro da série de presente de Natal da minha irmã em 2010. A partir daí fui comprando e ganhando os livros conforme eram lançados. Como Treinar o Seu Dragão fez parte do final da minha adolescência e da minha história como leitora.


Meu primeiro pensamento é que a história cresce a cada livro. Ela se desenvolve e deixa de ser apenas uma história para divertir. Ela se torna muito mais. E o mais legal é que qualquer pessoa que se interesse em ler pode conhecer as memórias de Soluço. Tenho mais de vinte anos e me orgulho de ter os 13 volumes da série e por ter lido cada um deles (e relido o primeiro!).

Como eu disse, a série evolui, e não é apenas na quantidade de livros! Com o desenrolar da história de Soluço, nosso herói, aprendemos várias coisas boas. Coisas que valem a pena serem lidas para refletirmos e trazermos para nossas vidas. Aprendizados simples e também grandes valores. E não estou falando sobre ser um herói, domar dragões ou lutar com vilões, que são sim momentos incríveis na história. Quero dizer que a série Como Treinar o Seu Dragão fala sobre amizade, perdão, coragem, esperança, fidelidade e amor. No último volume, Como Combater a Fúria de um Dragão, há discursos sobre respeito às diferenças, igualdade e justiça. Soluço acaba ensinando muitas coisas para os Vikings, fazendo todos refletirem sobre o conflito que se apresenta nesse último livro.

Algo que eu pensava era que cada volume trazia uma aventura individual, fazendo o leitor escolher qualquer livro da série para ler e se divertir, e um detalhe legal é que em cada livro a autora apresenta os personagens ao leitor. Mesmo eu tendo comprado e lido na ordem cronológica, em certo momento comecei a notar uma grande mudança. No crescimento de cada personagem, no rumo que a história estava tomando, na seriedade que a série estava ganhando, notando a diferença com o primeiro volume. 


Então percebi que para acompanhar Soluço Spantosicus Strondus III em sua perigosa jornada ao lado dos amigos Perna-de-peixe e Camicazi, era preciso sim ler os livros na ordem certa, pois alguns detalhes dos livros anteriores são interessantes de serem lembrados quando o leitor pega o livro seguinte para ler. Coisas que eu deixei passar, mas que têm uma grande importância e fazem total sentido nos últimos volumes, quando a história deixa de ser somente uma diversão, e passa a ser também uma aventura séria, com os personagens mudando, com as reviravoltas acontecendo, com o destino da trama, com o nosso coração sendo lentamente despedaçado.

Soluço, Perna-de-peixe e Camicazi formam um trio fantástico e inspirador, sempre nos ensinando uma lição sobre o poder da amizade, sobre confiança e companheirismo e sobre coragem. É algo muito especial, e os três, junto dos outros personagens, formam um elenco muito único e querido.

Eu acompanho os filmes da DreamWorks, e como contei, Como Treinar o Seu Dragão (2010) é a minha animação favorita, apesar da enorme diferença com o livro. O segundo filme (2014) conseguiu ser tão bom quanto o primeiro, e também foge da história dos livros. Como Treinar o Seu Dragão 3 estreia em 2019 e finaliza a franquia nos cinemas com uma história que promete ser épica.

Esses são os meus livros favoritos da série!

Uma coisa que sempre notei ao longo da jornada de Soluço, é que ele nunca desejou ser um herói. Ele sempre fez as coisas com o coração, pensando nos dragões e nas pessoas, se importando com detalhes que muitos deixavam passar. Soluço era visto em Berk como alguém fraco e inútil, sofrendo bullying assim como seu amigo Perna-de-peixe. Então quando as aventuras aconteciam, ele não voltava para casa se achando um herói e esperando reconhecimento. Apesar de ganhar sim o reconhecimento merecido, pois ele passa por provações e perigos, ele continua sendo um garoto honesto, gentil, corajoso e que ama dragões.

Soluço sempre será um protagonista muito querido e inspirador, pois além de nos ensinar sobre como ser um herói ou simplesmente uma pessoa de bom caráter e valores, ele nos ensina sobre amor, pelas pessoas e pelos dragões.

Abraços e até a próxima!

4 comentários:

  1. Quero tanto comprar esse último livro, não tem em lugar nenhum :(
    Amo essa coleção!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amo essa série, é tão boa de acompanhar! Sério? Que pena :(

      Excluir
  2. Estou no céu, finalmente consegui comprar o 10, 12 e 13 livro, eles acabam sendo raros, mais graças a Deus consegui, não vejo a hora de chegarem e eu começar essa aventura nessa série maravilhosa ❤❤

    ResponderExcluir