terça-feira, 3 de junho de 2014

Livro: A Escolha - Kiera Cass


Esta resenha não contém spoilers graves do livro, mas se você não quer saber nada sobre a trilogia e se surpreender lendo, aconselho que não leia as palavras a seguir. Mas se decidir continuar, não deixe de conferir minhas resenhas de: A Seleção, A Elite e Contos da Seleção: O príncipe e O guarda. Boa leitura!

A Seleção #3
Título original: The One
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte (selo da Companhia das Letras)
Páginas: 351
Ano: 2014
Nota: 5/5 + 

"Estava cansada da competição.
Precisava terminar de vez com Aspen.
Lutaria por Maxon."

Sinopse (Seguinte): America era a candidata mais improvável da Seleção: se inscreveu por insistência da mãe e aceitou participar da competição só para se afastar de Aspen, um garoto que partira seu coração. Ao conhecer melhor o príncipe, porém, surgiu uma amizade que logo se transformou em algo mais... No entanto, toda vez que Maxon parecia estar certo de que escolheria America, algum obstáculo fazia os dois se afastarem.

Um desses obstáculos era Aspen, que passou a ocupar o posto de guarda no palácio e estava decidido a reconquistar a namorada. Em encontros proibidos, ele a reconfortava em meio àquele mundo de luxos e rivalidades. Com essas idas e vindas, America perdeu um pouco de espaço no coração do príncipe, lugar que foi prontamente ocupado por outra concorrente. Para completar, o rei odiava America e a considerava a pior opção para o filho. Assim, tentava sabotar a relação dos dois, inventando mentiras e colocando a garota em prova a todo instante.

Agora, para conseguir o que deseja, America precisa cortar os laços com Aspen, conquistar o povo de Illéa e conseguir novos aliados políticos. Mas tudo pode sair do controle quando ela começa a questionar o sistema de castas e a estratégia usada para lidar com os ataques rebeldes...

(...) Antes, você era apenas a garota que gritou comigo no nosso primeiro encontro. Esta noite, você virou a garota que não tem medo dos rebeldes." (página 83)



Meu plano era ficar lendo A Escolha por algumas semanas. Mas deu errado. Logo no começo li seis capítulos, e em seguida onze. Quando vi já estava na metade do livro, mas morrendo de medo de chegar ao epílogo.

Kiera Cass continua com sua escrita maravilhosa. Ela tem um jeito muito especial de prender o leitor na história, até mesmo em momentos em que nada empolgante acontece. Ela é ótima no que faz e eu a considero uma das minhas autoras favoritas.

"(...) Havia um príncipe e quatro garotas, três das quais voltariam para casa com pouco mais que uma história interessante sobre como passaram o outono." (página 32)

Kiera me deixou imersa no mundo de America, me fazendo passar as folhas rapidamente enquanto sentia várias emoções surgindo. Sim, eu xinguei a autora algumas vezes, mas também agradeci muito por cada linha que eu amava ler.



Eu queria escrever várias palavras para poder explicar o que senti enquanto lia e quando cheguei ao final do último livro da trilogia. Com toda a sinceridade do mundo, digo que fiquei sem palavras quando fechei ele. Eu não conseguia falar. Apenas abracei o meu exemplar bem forte e relembrei as últimas linhas.

" - Não desejar a coroa talvez a torne a melhor pessoa para usá-la." (página 57)

É bastante emocionante. Eu suspirei, me surpreendi, gritei, fiquei furiosa, triste, muito abalada em uma determinada cena e feliz, claro. Pois foi um final... perfeito? Ainda não sei se posso descrevê-lo assim. Foi realmente lindo, mas senti falta de alguma coisa. Não sei, talvez mais explicações?

" - Está com medo? - perguntou.
- Não.
- Nem eu.
Mas eu tinha certeza de que estávamos mentindo." (página 114)

Os capítulos finais são imprevisíveis, tanto que eu quase enlouqueci. Não tinha nenhum palpite do que aconteceria nas próximas páginas. Então as coisas mudaram um pouco e eu senti tudo ficando previsível. Claro que em certos momentos eu fiquei um pouco desapontada. Mas eu já sabia que tudo o que eu queria não iria acontecer do jeito que eu pensava. Nem tudo foi perfeito.

Mas ainda assim, considerei o final de A Escolha emocionante e muito bonito.



Maxon está bastante romântico nesse último livro. Suas palavras me fizeram sorrir, porém outras partiram meu coração. Bem seguro em alguns momentos e confuso em outros. Mas ele é sempre um amor, e eu suspirei muito em suas cenas com America.

" - Pode partir meu coração. Mil vezes, se desejar. Sempre foi seu para machucar como quiser." (página 317)

America. Essa garota me surpreendeu ainda mais que em A Elite. Ela é uma protagonista forte e verdadeira. Tem seus momentos vulneráveis, mas será sempre uma mocinha maravilhosa.

"(...) É só que, quando estamos juntos, sinto que sou America. Não uma casta ou parte de um plano. Também não o vejo como alguém distante. Ele é apenas ele, e eu sou apenas eu." (página 86)

Os personagens coadjuvantes criados por Kiera - mas que acabaram se tornando muito importantes pra mim - são ótimos e desde o começo da trilogia me apeguei a eles. Adorei ler, finalmente, o final feliz deles, mas para outros nem tão feliz.



No livro há conversas tensas e muito importantes que eu, infelizmente, fiquei um pouco perdida e confusa. Fiquei brava comigo mesma e tentei me concentrar melhor em cenas assim. Mas às vezes eu pensava "Onde estão as cenas românticas? Eu quero as cenas românticas!". Os capítulos 10 e 27 são realmente maravilhosos. Ri em várias cenas e fiquei chocada em outras.

"(...) Éramos amigos que tinham percebido que não queriam ficar longe um do outro. Éramos diferentes em diversos sentidos, mas, ao mesmo tempo, muito parecidos. Não dava para dizer que nossa relação era obra do destino, mas ela parecia mais forte do que qualquer coisa que eu já tinha vivido antes." (página 94) 

Ler A Escolha foi uma experiência que envolveu várias emoções. Fiquei feliz e triste. Mais uma série concluída. Mais uma série que vai ficar guardada na estante e no meu coração. Pois acompanhar A Seleção, conhecer America, Aspen, Maxon e tantos outros personagens maravilhosos, ler cada linha escrita tão perfeitamente bem pela Kiera Cass, e chegar ao fim com um epílogo realmente lindo foi, certamente, inesquecível.

"(...) Tudo que eu podia fazer era seguir em frente e ter a esperança de que, sempre que desviássemos do caminho, ainda conseguiríamos voltar um para o outro." (página 94)


Agradecimentos fofos da Kiera .

Vou sempre amar a trilogia A Seleção (que têm as capas mais lindas do mundo!) e sua protagonista tão marcante que nos ensinou valores muito importantes para a vida. Os livros são fáceis de ler e você se apega rapidamente aos personagens, sejam eles protagonistas ou não.

"(...) As melhores pessoas sempre carregam alguma cicatriz." (página 144)

Então apenas leiam esta trilogia distópica maravilhosa, que na minha opinião não tem o foco na distopia e sim no romance, e se apaixonem, assim como eu fiz.

Abraços e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário