segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Livro: Os Miseráveis - Victor Hugo


Título original: Les miserables
Autor: Victor Hugo
Tradução e adaptação: Walcyr Carrasco
Ilustrações: Paulo Dantas
Editora: FTD
Páginas: 154
Ano: 2002
Nota: 5/5 + 

Sinopse: Jean Valjean, o herói, foi condenado a trabalho forçado por roubar um pão para a família faminta. Cumpriu pena. Mesmo assim, para fugir de seu perseguidor e se reabilitar, precisou trocar de identidade. Sob disfarce, tornou-se um grande empresário. Promoveu o desenvolvimento da cidade, ajudou a todos que precisavam dele.
Mas Javert, o policial, não desistia de lhe seguir os rastros. Vivia no encalço de Jean Valjean. Criava espertas armadilhas para que a verdadeira identidade do ex-condenado fosse revelada.

"Acima de tudo, Os miseráveis mostram como uma pessoa pode se transformar graças à ação de outra. No caso, a mudança ocorre quando um homem injustiçado recebe
de alguém compreensão e generosidade. História de fugas, trapaças e armadilhas, esta também é uma história de amor entre jovens. Aqui são relatados interesses e atitudes muito mesquinhos, mas também grandes gestos de desprendimento e bondade."
página 4

" - Como pode me oferecer um quarto tão perto do seu? E se eu for um assassino?
O bispo respondeu:
- Deus é quem sabe!"
página 25



Eu estava com medo de ler "Os Miseráveis", por acreditar que não iria gostar. Em razão de ser uma história que se passa em uma época diferente; do contexto histórico; e até mesmo pela história contada, algo que nunca li antes.

Mas qualquer medo que eu tinha, acabou quando comecei a ler o terceiro capítulo. Sim, o terceiro capítulo, pois é a partir dele que a história realmente me conquistou. Não que os dois primeiros capítulos sejam ruins, a narrativa é ótima desde o começo, mas acredito que eu estava apreensiva.

Jean Valjean, Fantine, Cosette e Marius me conquistaram logo de cara. Foram muito reais pra mim, com suas histórias de vida, pensamentos, medos... Alguns personagens secundários foram super importantes na história e alguns ganharam minha atenção.

É uma história que te prende do início ao fim e que é tocante em certo ponto. Despertou em mim várias emoções. Raiva (principalmente dos Thénardier), alegria, tristeza, revolta, surpresa... Em um ponto da história eu fechei o livro e disse: - Não acredito!
Às vezes eu brigava com Victor Hugo por ele ter feito algumas escolhas.



Quando comecei a ler o livro, li apenas dois capítulos e deixei de lado por alguns dias. Mas quando peguei ele novamente, não larguei de jeito nenhum. A história me envolveu de uma maneira tão forte, que em uma manhã li 12 capítulos.

Possui cinco partes, e a quinta é a mais tensa. Não é uma história previsível, você não sabe como vai terminar, pois acontece tantas coisas durante a leitura, que às vezes você nem acredita.

Se eu pudesse definir a história de "Os Miseráveis" em uma palavra, seria MARAVILHOSA. Possui um enredo envolvente, com personagens marcantes e reais, e ensinamentos pra vida toda. Você chega a aprender um pouquinho sobre a França lendo o livro.

"(...) Amem-se sempre, um ao outro. É o melhor que podemos dar e receber neste mundo: o amor (...)."
página 153



Posso dizer sinceramente (e feliz), que "Os Miseráveis" foi uma das melhores leituras do ano até agora. O final... (suspiro), bom, leiam! Recomendo muito! Agora quem está com vontade de assistir o filme? EU!

Abraços e até o próximo post!
ps.: nessa semana libero outra resenha...

2 comentários:

  1. Eu só assisti o filme, e amei! Ele é todo em musical, bem interessante!
    Deu maior vontade de ler este livro agora, que dúvida que vou pegar na biblioteca!
    Um beijo!!

    blog-bonecadeluxo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Quero muito assistir o filme! Já vi o trailer várias vezes, e sinto que vou gostar...
    Pega o livro sim, espero que você goste tanto quanto eu!
    Beijos!

    ResponderExcluir