domingo, 1 de julho de 2018

LEITURAS DO MÊS: Junho 2018


Olá. Na TBR de junho eu propus para mim a leitura de dois livros e caso desse tempo, a releitura de outro. O fato é que em quinze dias eu já tinha lido os dois primeiros livros, então, animada com minha agilidade e o tempo sobrando, peguei o terceiro livro da TBR que era uma releitura. Só que não funcionou.

A releitura de Os 13 Porquês não fluiu para mim. Não estava me sentindo conectada com a história e os personagens. Eu decidi reler o livro depois que assisti a 2ª temporada da série da Netflix e me empolguei em relembrar a história, já que faz quase cinco anos que a li pela primeira vez. Eu ainda gosto da história, claro, mas a empolgação do início desapareceu e eu não queria insistir em uma releitura que não estava me deixando feliz, e sim com raiva e desanimada. Então, como não estava funcionando, decidi adiantar uma das leituras de julho e mexer na TBR do próximo mês. Confira abaixo minha experiência com as leituras do mês de junho:


ARISTÓTELES E DANTE DESCOBREM OS SEGREDOS DO UNIVERSO | Benjamin Alire Sáenz | Seguinte | Nota 5/5 + 

"Dante sabe nadar. Ari não. Dante é articulado e confiante. Ari tem dificuldade com as palavras e duvida de si mesmo. Dante é apaixonado por poesia e arte. Ari se perde em pensamentos sobre seu irmão mais velho, que está na prisão.

Um garoto como Dante, com um jeito tão único de ver o mundo, deveria ser a última pessoa capaz de romper as barreiras que Ari construiu em volta de si. Mas quando os dois se conhecem, logo surge uma forte ligação. Eles compartilham livros, pensamentos, sonhos, risadas - e começam a redefinir seus próprios mundos. Assim, descobrem que o amor e a amizade talvez sejam a chave para desvendar os segredos do Universo." - Skoob


Esse é um livro que apenas lendo é possível sentir toda a emoção que ele traz. Por isso minhas palavras nunca irão transmitir ao certo minha experiência com essa leitura. Quando eu terminei de ler, agradeci ao autor por ter escrito essa história tão linda. 

A escrita do Benjamin se tornou uma das minhas favoritas. Eu amei com todo o meu coração. Ela é simples, fluida e extremamente viciante. É impossível o leitor querer largar o livro e os capítulos curtos têm uma boa parcela de culpa nisso. Eu só queria ler, ler e ler.

Foi muito fácil se apegar à história a aos personagens. A narrativa é em primeira pessoa pelo ponto de vista de Aristóteles, que gosta de ser chamado de Ari. Ele e Dante são completamente diferentes, mas estabelecem uma amizade muito bonita, trocando entre si pensamentos, medos, segredos, livros, descobertas, sentimentos e histórias. Ari guarda muitas coisas para si mesmo, já Dante é mais aberto sobre seus sentimentos. O relacionamento entre os dois desde o começo é de aquecer o coração.

Eu gostei muito da ambientação da história e os diálogos são maravilhosos. Algumas vezes são simples e outras são profundos e reflexivos. O livro aborda amizade, amor, descobertas, sentimentos, família, aceitação, experiências, crescimento.

Eu fiquei muito apaixonada pelas famílias de Ari e Dante. O pai e a mãe de cada um são incríveis, e o amor deles por seus filhos é lindo demais. Eu amei a dinâmica de cada família, das conversas e de como se tornam todos amigos.

É uma história tranquila, mas que guarda momentos de drama e de fazer o coração ficar apertadinho. É sutil, emocionante, apaixonante. Me fez sorrir, quase chorar e rir.

Eu recomendo com toda a certeza o livro, que traz uma história para guardar no coração e amar para sempre. No instante que terminei o livro senti saudade de tudo. Eu amei tudo. A boa notícia é que vai ter uma continuação. Mais Ari e Dante! E já coloquei o outro livro do autor lançado no Brasil na minha wishlist.


AOS PERDIDOS, COM AMOR | Brigid Kemmerer | Plataforma21 | Nota 3.5/5

"Juliet Young sempre escreveu cartas para sua mãe. Mesmo depois da morte dela, continua escrevendo – e as deixa no cemitério. É a única coisa que tem ajudado a jovem a não se perder de si mesma. Já Declan Murphy é o típico rebelde. O cara da escola de quem sempre desconfiam que fará algo errado, ou até ilegal. O que poucos sabem é que, apesar da aparência durona, ele se sente perdido. Enquanto cumpre pena prestando serviço comunitário no cemitério local, vive assombrado por fantasmas do passado. Um dia, Declan encontra uma carta anônima em um túmulo e reconhece a dor presente nela. Assim, começa a se corresponder com uma desconhecida... exceto por um detalhe: Juliet e Declan não são completos desconhecidos um do outro. Eles estudam na mesma escola, porém são tão diferentes que sempre se repeliram. E agora, sem saber, trocam os segredos mais íntimos. Mas, aos poucos, a vida real começa a interferir no universo particular das confidências. E isso pode separá-los ou uni-los para sempre. Entre cartas, e-mails e relatos, Brigid Kemmerer constrói uma trama intensa, repleta de descobertas e narrada sob o ponto de vista dos dois personagens. Uma história de amor moderna de arrebatar o coração." - Skoob

A escrita da Brigid é ágil e a narrativa, que é dividida entre as perspectivas em primeira pessoa do Declan e da Juliet, é carregada de sentimentos. Os protagonistas têm suas próprias perdas e culpas e acabam se fechando e fazendo julgamentos um sobre o outro, brigando e cometendo burradas.

Os capítulos, que a princípio eu achava que eram curtos, acabaram sendo bem longos, mas em sua maioria não eram cansativos por conta da escrita fluida. 

Eu, sinceramente, esperava mais do final e do romance, pois fiquei querendo mais do que aquilo que li. Senti que mesmo com 450 páginas de personagens vivendo suas batalhas internas e também outros conflitos, podia ter mais algumas páginas para desenvolver melhor a relação/conexão do Declan e da Juliet.

Eu senti o tempo todo que já tinha lido personagens com essas mesmas caracterizações antes, apesar de toda a empolgação com as cartas e a expectativa para o momento em que finalmente iriam descobrir quem são na vida real.

É uma história que tem alguns clichês, mas também apresenta certos detalhes bem legais, como pequenos suspenses na história de cada protagonista e algumas pequenas reviravoltas. Destaque para Rev, melhor amigo do Declan, e a família adotiva dele. Rev também é uma personagem que passou por traumas e eu gostei muito dele. Estou animada para More Than We Can Tell, que será lançado pela Plataforma21 em setembro de 2018 e vai contar mais sobre o Rev. E espero que Declan e Juliet apareçam para conferir como eles estão.

Enfim, não foi um livro maravilhoso para mim, pois comecei a ler com muitas expectativas, mas gostei da leitura.


COMO COMBATER A FÚRIA DE UM DRAGÃO | Cressida Cowell | Como Treinar o Seu Dragão #12 | Intrínseca | Nota 5/5

"O emocionante desfecho da série Como Treinar o Seu Dragão coloca frente a frente humanos e dragões. Quem vai vencer a Batalha Final?

Soluço Spantosicus Strondus III morava na pequena Ilha de Berk com um dragão de caça chamado Banguela e um dragão de montaria chamado Caminhante do Vento, em um mundo repleto de dragões. Apesar de pequeno e magricela, era um dos poucos capaz de falar a língua dos dragões. Um dia, libertou sem querer um enorme Dragão-marinho conhecido como dragão Furioso, que estava acorrentado havia mais de cem anos. Esse dragão deu início a uma Rebelião com a intenção de exterminar todos os humanos, e por isso homens e dragões entraram em guerra.

Agora o combate caminha para o seu fim. Quando os últimos raios de sol desaparecerem no horizonte, humanos e dragões travarão a Batalha Final pela sobrevivência.

Como combater a fúria de um dragão começa no Dia do Juízo Final de Yule. Alvin, o Traiçoeiro, está prestes a ser coroado Rei do Oeste Mais Selvagem na ilha do Amanhã, e ele planeja começar seu reinado de terror com a extinção de todos os dragões. Para impedir esse acontecimento trágico, Soluço precisa provar que é o verdadeiro Rei, ser coroado no lugar de Alvin, enfrentar o dragão Furioso e salvar os Vikings e os dragões. Tudo seria um pouco mais fácil se nosso Herói não tivesse perdido a memória e conseguisse lembrar quem ele é…" - Skoob

Fiquei quatro anos sem ler as memórias de Soluço Spantosicus Strondus III, e finalmente, depois de mais de um ano do lançamento e alguns meses da compra do livro, li o último volume da série Como Treinar o Seu Dragão. Eu passei oito anos lendo os livros da série e acompanhando as aventuras que no início eram apenas divertidas, mas que a cada livro foi ganhando um peso maior, ficando mais emocionantes e também trazendo importantes valores e lições para as nossas vidas. A escrita da Cressida sempre foi fluida e envolvente, e as ilustrações dela são incríveis, ainda mais nesse último livro.

Os personagens da Cressida sempre foram únicos e queridos, especialmente Soluço, Camicazi e Perna-de-peixe. Esse trio tem um lindo crescimento na história. Outros, como Stoico, o pai de Soluço e também Vikings que não tinham o olhar de Soluço e eram donos de mentes fechadas usando apenas a violência e pensando que os fracos eram inúteis, começaram a mudar quando viram que apenas Soluço, nosso improvável herói, poderia resolver a situação sendo corajoso de uma maneira diferente e um Viking com ideias nada tradicionais. 

O humor, presente em todos os livros da série, ainda existe nesse último volume, porém senti a atmosfera mais tensa, e não é por menos, a história se passa em um dia e há muita expectativa sobre tudo o que vai acontecer com os humanos e dragões.

Essa série tem os melhores epílogos que já li em toda a minha vida de leitora, e o epílogo do último livro foi muito emocionante e trouxe a mensagem final da história para os leitores. Pois além de falar sobre amizade, amor e coragem, a série traz uma linda lição de igualdade, de respeitar as diferenças uns dos outros e de fazer o seu melhor para tornar o mundo onde você vive um lugar mais justo e bonito.

A única coisa que acredito que tenha me feito não favoritar o livro, foi o fato de eu ter começado a ler sem lembrar de detalhes importantes dos livros anteriores, detalhes que iriam contextualizar muitas coisas para mim, e que simplesmente fizeram muita falta na minha experiência de leitura. Percebi que havia um grande vazio na minha mente sobre a história e isso me deixou diversas vezes perdida e com vergonha por não lembrar ou mesmo procurar resumos na internet.

Mas apesar disso, eu amei finalizar essa série incrível e que passei tanto tempo acompanhando, me aventurando com os personagens, aquecendo meu coração com as lições de amizade e amor pelos dragões. Aliás, os dragões são personagens maravilhosos na série, e no fim foi legal ver o lado deles e conhecer alguns que foram essenciais na história. Pretendo fazer um post contando um pouco mais da minha experiência com a série e do meu amor por ela.

Abraços e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário