sexta-feira, 29 de junho de 2018

#PrideMonth | LISTA DO AMANHÃ: 4 livros LGBTQ+ para conhecer


Olá. Junho já está chegando ao fim, mas eu não poderia deixar de fazer um post trazendo livros para celebrar o Mês do Orgulho LGBTQ+. O dia oficial do Dia Internacional do Orgulho LGBTQ+ foi 28 de junho e eu quero recomendar histórias protagonizadas por personagens que representam essa comunidade tão colorida e inspiradora. Separei quatro livros, sendo que dois eu já li e indico demais e dois que eu não li mas são dicas incríveis para os leitores e para eu também conhecer. Confira:

ARISTÓTELES E DANTE DESCOBREM OS SEGREDOS DO UNIVERSO de Benjamin Alire Sáenz

"Dante sabe nadar. Ari não. Dante é articulado e confiante. Ari tem dificuldade com as palavras e duvida de si mesmo. Dante é apaixonado por poesia e arte. Ari se perde em pensamentos sobre seu irmão mais velho, que está na prisão.

Um garoto como Dante, com um jeito tão único de ver o mundo, deveria ser a última pessoa capaz de romper as barreiras que Ari construiu em volta de si. Mas quando os dois se conhecem, logo surge uma forte ligação. Eles compartilham livros, pensamentos, sonhos, risadas - e começam a redefinir seus próprios mundos. Assim, descobrem que o amor e a amizade talvez sejam a chaveparadesvendar os segredos do Universo." - Skoob

Eu li esse livro no começo de junho e se tornou  um dos meus queridinhos. Ainda não escrevi sobre ele aqui no blog (vou postar as leituras de junho em breve!), mas posso dizer que conta uma história muito bem escrita e tem personagens incríveis. Ari e Dante são apaixonantes, seus diálogos são maravilhosos e a amizade sincera que surge e que com o tempo vai se tornando um algo mais repleto de sentimentos e questionamentos, é a coisa mais fofa que já li. Eu amei a jornada dos dois, e algo que admiro muito é que esse livro conta uma história de amizade, descoberta e amor sobre personagens gays de uma forma feliz.

GEORGE de Alex Gino

"Seja quem você é. Quando as pessoas olham para George, acham que veem um menino. Mas ela sabe que não é um menino. Sabe que é menina. George acha que terá que guardar esse segredo para sempre: ser uma menina presa em um corpo de menino. Até que sua professora anuncia que a turma irá encenar “A teia de Charlotte”, e George quer muito ser Charlotte, a aranha e protagonista da peça. Mas a professora diz que ela nem pode tentar o papel porque... é um menino. Com a ajuda de Kelly, sua melhor amiga, George elabora um plano. E depois que executá-lo todos saberão que ela pode ser Charlotte — e entenderão quem ela é de verdade também." - Skoob

Eu li esse livro no começo de 2017 e foi uma leitura muito fofa, ágil e surpreendente. Eu amo o fato de a transsexualidade ser abordada de uma forma tão simples, mas trazer uma linda profundidade sobre o assunto. George não quer ser menino, mas sim uma menina, e esse desejo é muito forte e tocante. A amizade de George e Kelly também é muito legal, e eu amo tudo o que acontece na história.

OS DOIS MUNDOS DE ASTRID JONES de A. S. King

"“O movimento é impossível.” É o que Astrid Jones, 17 anos, aprendeu na sua aula de filosofia. E, vivendo na pequena cidade em que mora, ela começa a acreditar que isso é mesmo verdade. São sempre as mesmas pessoas, as mesmas fofocas, a mesma visão de mundo limitada, como se estivessem todos presos em uma caverna, nunca enxergando nada além.


Nesse ambiente, ela não tem com quem desabafar suas angústias, e por isso deita-se em seu jardim, olha os aviões no céu, e expõe suas dúvidas mais secretas aos passageiros, já que eles nunca irão julgá-la. Em seu conflito solitário, ela se vê dividida entre dois mundos: um em que é livre para ser quem é de verdade e dar vazão ao que vai em seu íntimo, e outro em que precisa se enquadrar desconfortavelmente em convenções sociais.



Em um retrato original de uma garota que luta para se libertar de definições ultrapassadas, este livro leva os leitores a questionarem tudo e oferece esperança para aqueles que nunca deixarão de buscar o significado do amor verdadeiro." - Skoob

Tenho esse livro desde junho de 2016, ou seja, há mais de dois anos!!! Eu simplesmente preciso ler ele. A trama parece ser interessante e eu não li muitos livros com protagonistas lésbicas. Já ouvi vários comentários muito bons sobre a história, e como eu amo a linguagem de livros jovem adulto, acredito que vou gostar, ainda mais com uma protagonista que parece ser incrível.

APENAS UM GAROTO de Bill Konigsberg

"Rafe saiu do armário aos 13 anos e nunca sofreu bullying. Mas está cansado de ser rotulado como o garoto gay, o porta-voz de uma causa.

Por isso ele decide entrar numa escola só para meninos em outro estado e manter sua orientação sexual em segredo: não com o objetivo de voltar para o armário e sim para nascer de novo, como uma folha em branco.

O plano funciona no início, e ele chega até a fazer parte do grupo dos atletas e do time de futebol. Mas as coisas se complicam quando ele percebe que está se apaixonando por um de seus novos amigos héteros." - Skoob

Eu tenho esse livro há mais de um ano, e um dia desses peguei ele culpada por não ter lido ainda e descobri que o autor é gay! Fiquei com mais vontade ainda de ler. O que acho legal é que Rafe já é assumidamente gay mas não gosta do rótulo de o garoto gay, então fico curiosa sobre como tudo vai se desenrolar quando ele trocar de escola. Quero conhecer também a escrita do autor e os personagens.


Não tenho livros para todas as letras da sigla LGBTQ+, mas espero que um dia eu leia muitos livros com personagens diversos e maravilhosos. Espero também ler as duas últimas indicações em breve.

Abraços e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário