sexta-feira, 14 de setembro de 2018

LEITURAS DO MÊS: Agosto 2018


Olá. Estamos quase na metade do mês de setembro, mas ainda dá tempo de comentar minhas leituras de agosto, certo? Em agosto consegui cumprir minha TBR do mês (TBR de agosto) lendo os três livros que havia proposto e que estava muito animada para começar. Também consegui adicionar um livro que fiquei extremamente feliz por ter lido. Todas as leituras foram envolventes e entre elas tiveram dois livros favoritados. Confira abaixo o que eu achei de cada leitura:


HEROÍNAS | Laura Conrado, Pam Gonçalves e Ray Tavares | Galera Record | Nota 5/5 + 

"Não faltam heróis. Dos clássicos às histórias contemporâneas os meninos e homens estão por todo lugar. Empunhando espadas, usando varinhas mágicas, atirando flechas ou duelando com sabres de luz. Mas os tempos mudam e já está mais do que na hora de as histórias mudarem também. Com discussões feministas cada vez mais empoderadas e potentes, meninas e mulheres exigem e precisam de algo que sempre foi entregue aos meninos de bandeja: se enxergar naquilo que consomem.

Este é o livro de um tempo novo, um tempo que exige que as mulheres ocupem todos os espaços, incluindo a literatura.

Laura Conrado imaginou as Três mosqueteiras como veterinárias de uma ONG, que de repente contam com a ajuda de uma estudante que não hesita em levantar seu escudo para defender os animais.

A Távola Redonda de Pam Gonçalves é liderada por Marina, que diante do sumiço do dinheiro que os alunos de sua escola pública arrecadaram para a formatura, desembainha a espada e reúne um grupo de meninas para garantirem a festa que planejaram.

E Roberta é a Robin Hood de Ray Tavares. Indignada com a situação da comunidade em que vive, a garota usa sua habilidade como hacker para corrigir algumas injustiças.

Este é um livro no qual as meninas salvam o dia. No qual elas são o que são todos os dias na vida real: heroínas. Finalmente." - Skoob


Histórias contemporâneas com garotas corajosas e determinadas a fazer o bem. GIRL POWER da primeira até a última página, com escritas maravilhosas e heroínas para torcer e se inspirar. Eu devorei cada um dos contos e amei as releituras dos clássicos para histórias modernas e com garotas como protagonistas que se juntam para lutar a favor do bem.

UMA POR TODAS, TODAS POR UMA, de Laura Conrado | Nota 4/5


Esse conto foi o meu primeiro contato com a escrita da autora, que descobri ser extremamente fluida e gostosinha de ler.

A partir do momento que a Dani, nossa protagonista, conhece a Agnes, uma das mosqueteiras, foi impossível largar o livro. Me identifiquei diversas vezes com ela, com alguns de seus sentimentos e pensamentos.

O conto mostra a força de mulheres incríveis e as mudanças que elas podem fazer quando se juntam e ouvem umas as outras. 

O romance é fofinho, mas é deixado como segundo plano, pois o foco são as mulheres do conto: Agnes, Poli, Aline e Dani, as mosqueteiras e heroínas. A mãe da Dani, Consuelo, também é uma ótima personagem. 

Um detalhe muito legal é que no conto da Laura há coisas como ENEM, dedicação aos estudos, faculdade, estágios, e isso é a realidade dos jovens contemporâneos.

FORMANDOS DA TÁVOLA REDONDA, de Pam Gonçalves | Nota 4.5/5

A escrita da Pam já é bem característica para mim. É leve, ágil, divertida e consegue tocar em certos assuntos de uma maneira incrível. 

Marina é uma garota que sente uma pressão sobre si, pois além de ela ser filha de uma professora da escola, ela também assume a responsabilidade de entrar na comissão para planejar a formatura com várias outras garotas. Uma coisa muito bacana é que a Marina vai aprendendo muito sobre si mesma e vai se descobrindo.

A Pam conseguiu escrever uma cena maravilhosa e muito GIRL POWER que eu li gritando, haha. Sobre o final, que a própria Pam queria muito saber a reação dos leitores, eu gostei muito, mas já tinha sacado bem antes o que iria acontecer, mas claro, não sabia como se desenrolaria.

A amizade entre as seis garotas é muito legal e a união é linda. Elas confiaram umas nas outras e se dedicaram ao trabalho de realizar uma ótima formatura.

ROBIN, A PROSCRITA, de Ray Tavares | Nota 5/5 + 

Esse conto também foi o meu primeiro contato com a escrita da Ray, e eu fiquei completamente encantada com ele. A autora escreve muito bem e constrói cenas maravilhosamente bem também. O humor é sensacional e a interação dos personagens é muito, muito boa.

Eu fui sendo envolvida aos poucos, pois achei o conto da Ray o mais diferente. Ele tem uma carga dramática maior e um contexto onde há várias críticas sociais. Uma coisa que eu amei muito foi o romance, ahhhh! 

Os personagens são incríveis, mesmo tendo poucas páginas para o desenvolvimento deles, a Ray conseguiu nos apresentar personagens muito cativantes e nos fazer ficar envolvido na trama os acompanhando. Eu não queria nunca que o conto acabasse. 

A Roberta é uma garota em busca de justiça e nos provou que uma mulher pode ser corajosa, durona e também frágil. Só digo uma coisa: estou doida para ler Os 12 Signos de Valentina!


OS DOIS MUNDOS DE ASTRID JONES | A.S. King | Gutenberg | Nota 4/5

"“O movimento é impossível.” É o que Astrid Jones, 17 anos, aprendeu na sua aula de filosofia. E, vivendo na pequena cidade em que mora, ela começa a acreditar que isso é mesmo verdade. São sempre as mesmas pessoas, as mesmas fofocas, a mesma visão de mundo limitada, como se estivessem todos presos em uma caverna, nunca enxergando nada além.

Nesse ambiente, ela não tem com quem desabafar suas angústias, e por isso deita-se em seu jardim, olha os aviões no céu, e expõe suas dúvidas mais secretas aos passageiros, já que eles nunca irão julgá-la. Em seu conflito solitário, ela se vê dividida entre dois mundos: um em que é livre para ser quem é de verdade e dar vazão ao que vai em seu íntimo, e outro em que precisa se enquadrar desconfortavelmente em convenções sociais.

Em um retrato original de uma garota que luta para se libertar de definições ultrapassadas, este livro leva os leitores a questionarem tudo e oferece esperança para aqueles que nunca deixarão de buscar o significado do amor verdadeiro." - Skoob

A leitura desse livro foi o meu primeiro contato com a autora A.S. King. Eu amei a escrita dela, que é bem ágil. A narrativa da Astrid é muito boa. Ela é uma protagonista incrível, divertida e inteligente.

Eu amei o realismo mágico, a conexão entre o amor que a Astrid manda/perguntas que ela faz com o que acontece aos passageiros nos aviões. Eu achei genial e amei muito o final do livro.

Há representatividade na história, que aborda aceitação, insegurança, família, amizade, levantando também outros questionamentos muito bacanas por meio da Filosofia, que tem um papel muito interessante e importante na história. Eu fiquei indignada com a família da Astrid e com a cidade preconceituosa e cheia de julgamentos onde ela vive.

Não é um livro com grandes reviravoltas, mas tem diálogos muito bons e acompanhamos Astrid com suas dúvidas e sentimentos e nos passando a mensagem de que não importa o que os outros pensam a seu respeito, você só precisa ser feliz com quem você é.


ANNA E O PLANETA | Jostein Gaarder | Seguinte | Nota 3.5/5

"Pouco antes de completar dezesseis anos, Anna começa a receber mensagens em seus sonhos. Preocupados, os pais resolvem levá-la a um psiquiatra, mas o médico não acha que existe algo errado com ela. Na verdade, o excêntrico dr. Benjamin acredita que parte do que ela vê nos sonhos é real, como o agravo do aquecimento global e a consequente extinção de vários animais. Ele está certo, pois Anna está observando o mundo através dos olhos de Nova, sua bisneta que vive em 2082 e está prestes a fazer dezesseis anos. O mundo está desolado e Nova se sente cada dia mais revoltada com as gerações anteriores. Quanto mais Anna enxerga o futuro em seus sonhos, mais ela percebe que deve agir no presente. Mas será que ela vai conseguir agir rápido o suficiente para evitar que suas visões se tornem reais?" - Skoob

Eu, sinceramente, esperava mais desse livro. A sinopse é incrível e instigante, e eu achava que a história iria por um caminho, mas foi por outro.

A escrita do Jostein Gaarder é simples e em alguns momentos me deixou bem intrigada sobre o que poderia acontecer, porém às vezes também fiquei confusa.

Não me apeguei aos personagens, porém a história tem um texto impactante sobre como o planeta pode ficar daqui a menos de 100 anos. É assustador como o ser humano usa a natureza e acha que não vai haver consequências.

O livro levanta várias questões importantes e informações que são verdadeiros tapas na cara. Fala sobre como o homem tem a consciência, mas não a usa para o bem. E também que as pessoas que habitam o planeta hoje deveriam pensar em seus descendentes e querer um mundo melhor para eles.


A SOCIEDADE LITERÁRIA E A TORTA DE CASCA DE BATATA | Mary Ann Shaffer e Annie Barrows | Rocco | Nota 5/5 + 

"O título conta a história de Juliet Ashton, uma escritora em busca de um tema para seu próximo livro. Ela acaba encontrando-o na carta de um desconhecido de Guernsey, Dawsey Adams, que entra em contato com a jornalista para fazer uma consulta bibliográfica. Começa aí uma intensa troca de cartas a partir da qual é possível identificar o gosto literário de cada um e o impacto transformador que a guerra teve na vida de todos. As correspondências despertam o interesse de Juliet sobre a distante localidade e narram o envolvimento dos moradores no clube de leituras – a Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata –, além de servirem de ponto de partida para o próximo livro da escritora britânica.

O clube, criado antes de existir de fato, foi formado de improviso, como um álibi para proteger seus membros dos alemães. O que nenhum dos integrantes da Sociedade imaginava era que os encontros pudessem aproximar os vizinhos, trazer consolo e esperança e, principalmente, auxiliar a manter, na medida do possível, a mente sã. As reflexões e as discussões a respeito das obras os livraram dos pensamentos sobre as dificuldades que enfrentavam e ainda serviram para aproximar pessoas de classes e interesses tão díspares, de pescador a frenólogo, de dona de casa a enfermeira.

Instigada pela força dos depoimentos, a jornalista decide visitar Guernsey, onde a convivência com as pessoas que conheceu por cartas e a descoberta sobre as experiências dos ilhéus lhe dão uma nova perspectiva. A viagem proporciona à escritora mais do que material para seu livro. Guernsey oferece a chance de recomeçar após a Guerra, fazer amizades sinceras e encontrar o amor – em suas diversas formas. O que ela encontra por lá, e as relações que trava, mudam sua vida para sempre. " - Skoob

Eu ainda não mostrei esse livro devidamente aqui no blog, mas vou postar em breve um Book Haul. Eu comprei ele depois de assistir ao filme da Netflix. Quando descobri que a história tinha livro eu fiquei muito empolgada para ler. A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata, que aliás tem o melhor título de todos os tempos, é o livro que adicionei na TBR de agosto quando faltavam alguns dias para o mês acabar, e assim terminei o livro no começo de setembro.

A história, que se passa logo após a Segunda Guerra Mundial, tem sua narrativa por meio de cartas e é extremamente envolvente. A história possui um senso de humor único mas também vários momentos tocantes. Muitas histórias de perdas e sofrimento são contadas, pois a guerra marcou de diversas formas as vidas dos moradores da ilha de Guernsey. Mas os livros tiveram um papel fundamental para essas pessoas enquanto passavam por dias difíceis durante a Ocupação Nazista. Elas encontraram conforto nos livros e solidariedade e amizade nas pessoas que conheceram e ajudaram. 

Os personagens são muito queridos e especiais, cada um com sua história de vida. Enfim, eu amei demais o livro, pois ele é divertido e emocionante, traz um romance leve e um final adorável.

Abraços e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário