quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Livro: O Teorema Katherine - John Green


Título original: An Abundance of Katherines
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Páginas: 223 (edição econômica)
Ano: 2013
Nota: 4.5/5

" - Alguma vez você já se perguntou se as pessoas gostariam mais ou menos de você se pudessem vê-la por dentro? (...). Se pudessem me ver do jeito que eu me vejo, se pudessem viver nos meus pensamentos, será que alguém, qualquer pessoa, me amaria?"

Sinopse (Intrínseca): Após seu mais recente e traumático pé na bunda - o décimo nono de sua ainda jovem vida, todos perpetrados por namoradas de nome Katherine - Colin Singleton resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e o melhor amigo no carona, o ex-criança prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar o fora, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam.

Uma descoberta que vai entrar para a história, vai vingar séculos de injusta vantagem entre Terminantes e Terminados e, enfim, elevará Colin Singleton diretamente ao distinto posto de gênio da humanidade. Também, é claro, vai ajudá-lo a reconquistar sua garota. Ou, pelo menos, é isso o que ele espera.



A escrita de John Green está incrível em O Teorema Katherine. Fluida, clara, com um fácil entendimento das descrições. A história é interessante, inteligente, divertida, imprevisível.

"Mas Colin sempre podia contar com os livros. Os livros são o melhor exemplo de Terminado: deixe-os de lado e eles o esperarão para sempre; dê-lhes atenção e sempre retribuirão seu amor." - página 110

Meu único problema, sinceramente, foram os primeiros capítulos. Apesar de ter sido uma leitura fácil, e depois de certo momento bastante envolvente me deixando realmente curiosa, o começo de O Teorema Katherine foi um tanto monótono.



Os personagens de John Green são sempre interessantes. Inteligentes, com tiradas ótimas e humor único. Colin, Hassan, Lindsey, Hollis. Todos extremamente originais e donos de diferentes personalidades.

"Então, nós todos somos importantes - talvez menos do que muito, mas sempre mais do que nada." - página 208

Depois da metade eu comecei a ficar mais presa à história, aproveitando melhor a aventura. É legal, porque mesmo as histórias do autor, na minha opinião, serem simples, elas transbordam de complexidade, humor, romance adolescente nada bobo, personagens diferentes e cativantes e, o que mais admiro, as mensagens que elas trazem, a maneira como John as coloca tão extraordinariamente bem.



"É possível amar muito alguém. Mas o tamanho do seu amor por uma pessoa nunca vai ser páreo para o tamanho da saudade que você vai sentir dela." - página 104

Pra mim O Teorema Katherine foi um livro okay. Nada revolucionário, apesar de a mensagem ser mesmo bem bacana.

Acho que a maneira como fui lendo, entendendo, refletindo, me identificando, conhecendo melhor os personagens e, apesar do começo parado, querendo mais páginas (incrível como os capítulos voaram!), me fez pensar que valeu a pena ter lido o livro. Foi uma leitura interessante, afinal.

Eu oficialmente li todos os livros já publicados pelo John Green. Ele anunciou que está escrevendo uma nova história, então agora é só aguardar!

Abraços!

2 comentários:

  1. Essa vai ser a minha próxima leitura! ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sarah. Espero que goste da leitura, pois é uma história muito bacana.

      Excluir