quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Livro: Todo Dia - David Levithan


Título original: Every Day
Autor: David Levithan
Editora: Galera Record
Páginas: 279 (edição econômica)
Ano: 2013
Nota: 4/5

"Todo dia uma nova vida. Todo dia 
uma pessoa diferente. Todo dia a 
paixão pela mesma garota."

Sinopse (Galera Record): Neste novo romance, David Levithan leva a criatividade a outro patamar. Seu protagonista, A, acorda todo dia em um corpo diferente. Não importa o lugar, o gênero ou a personalidade, A precisa se adaptar ao novo corpo, mesmo que só por um dia. Depois de 16 anos vivendo assim, A já aprendeu a seguir as próprias regras: nunca interferir, nem se envolver. Até que uma manhã acorda no corpo de Justin e conhece sua namorada, Rhiannon. A partir desse momento, todas as suas prioridades mudam, e, conforme se envolvem mais, lutando para se reencontrar a cada 24 horas, A e Rhiannon precisam questionar tudo em nome do amor.



Gostei muito da escrita do David Levithan. É envolvente e fluida. Meu primeiro contato com o autor foi em Will & Will, livro que escreveu com John Green.

O que mais me chamou a atenção em Todo Dia não foi a trama apresentada pelo autor - um ser chamado A, nem garoto nem garota, vivendo em um corpo diferente todos os dias -, nem o romance que desde o começo sabia ser impossível, mas que foi interessante, porém não me arrebatou. Foi, então, a quantidade de personagens existentes na história. Completamente diferentes um do outro e igualmente admiráveis. Claro que tive os meus favoritos, e outros foram um tanto chatos, outros ainda que eu jurava que seriam cansativos, foram incríveis.



Sinceramente, não consegui absorver a verdadeira mensagem do livro, mas consegui tirar da história uma observação que, para mim, foi bacana. Claro que não é a principal, a que o autor quis passar (eu acho). Mas observei o cotidiano das pessoas. O quanto as pessoas podem ser diferentes. A diversidade que há.


"A bondade tem a ver com quem você é, enquanto a gentileza tem a ver com o modo como quer ser visto." - página 52

Isso me fez gostar do meio do livro. Me mostrou pessoas felizes, pessoas com problemas, famílias, casais de várias formas, personalidades, escolhas a tomar. Pra mim isso foi genial. Um elenco de personagens muito bem desenvolvido, apesar deles serem apresentados por apenas um dia, e que certamente existem na vida real, ao nosso redor.



"Enquanto cochilamos, sinto uma coisa que nunca senti. Uma proximidade que não é apenas física. Uma conexão que desafia o fato de que acabamos de nos conhecer. Um sentimento que só pode vir da mais eufórica das sensações: a de pertencer a alguém." - página 25

O enredo de Todo Dia é único. Bastante original, divertido em certos momentos, reflexivo, levantando questões, apresentando vidas.

Admito que foi um tanto louco, e com três ou quatro momentos realmente empolgantes. Mas foi uma boa leitura. Acho que valeu a pena. Sim, realmente valeu. David Levithan foi brilhante.

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário