sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Livro: As aventuras extraordinárias de Júlio - Márcia Leite


Série Diários Descobertos
Autora: Márcia Leite
Editora: Escala Integrada
Páginas: 72
Ano: 2008
Nota: 5/5 + 

Sinopse: O que você faria se tivesse nas mãos o diário de uma grande personalidade? Um gênio da arte, um escritor mundialmente consagrado, um inventor que mudou o rumo da humanidade... Então, prepare-se para mergulhar na leitura deste Diário Descoberto!

Reunindo um pouco de imaginação a informações verídicas sobre a infância de Júlio Verne, Márcia Leite produziu este instigante diário ficcional. Lendo-o, descubra como o fascínio pela natureza, pela geografia, pela navegação e pelas viagens influenciaram a formação deste grande escritor de romances de aventura, precursor da ficção científica em pleno século XIX.


"Assim, se algo funesto me acontecer, estarei seguro de que não desaparecerei completamente. Estas páginas me farão viver para sempre."
página 12

"Todo marinheiro sabe que o mar não pode ser dominado pela fé, mas sim pela coragem, inteligência e experiência."
página 15

"(...) Mas tenho esperança de um dia fazê-lo entender que sou o capitão da minha vida. Não consigo amar as leis dos homens, como ele. O que me fascina são as grandes invenções capazes de dominar as leis da natureza!"
página 22

"Porque da janela do escritório do meu pai, meu amigo, só consigo ver um pedacinho de Nantes... e eu quero olhar o mundo inteiro."
página 45




As aventuras extraordinárias de Júlio vai contar, por meio de um diário, um pouco dos sonhos, pensamentos e personalidade do escritor Júlio Verne quando criança.

Enquanto eu lia, esqueci completamente que o texto misturava realidade com ficção. Em nenhum momento me peguei perguntando "Isso aconteceu mesmo ou foi inventado?". A leitura do diário é super envolvente. Você mergulha nas páginas e sente o entusiasmo de Júlio.




Não pude deixar de comparar Júlio Verne com John Lennon (O Jovem Lennon). Os dois, quando jovens, sabiam o que queriam, e passavam toda a energia e entusiasmo desses sonhos.

Júlio era um sonhador. Um menino que acreditava em aventuras extraordinárias. Queria viver navegando. Vivendo esse sonho.

"Com Madame Sambain eu aprendi o que é ter esperança e nunca desistir do que se acredita." - página 30

" - Mesmo que você não consiga o que deseja, nunca desista sem antes ter tentado! (...)." - página 30




O livro é recheado de citações inspiradoras e marcantes. Com ótimas figuras e poucas páginas, li em dois dias. O trabalho gráfico é maravilhoso. É de encher os olhos de tão lindo.

Nas últimas páginas, depois de terminado o diário, temos um pouco mais sobre Júlio. Lemos sobre sua infância, influências, o primeiro livro, suas paixões, seu jeito de escrever: "(...) Seu grande mérito foi ter encontrado um campo de atuação que lhe permitiu associar inventividade e aventura com ciência e tecnologia, criando um estilo inconfundível de literatura." - página 68

Acima de tudo, Júlio Verne acreditava. Acreditava que tudo era possível. Amei muito esse livro. É uma leitura rápida, envolvente e super interessante. Depois de lê-lo, você com certeza vai querer ler alguma obra de Júlio Verne.





São tantas citações, que guardei algumas para colocar no final:

"Sempre me senti um menino um pouco diferente dos outros. Não conheço ninguém de minha idade que goste de escrever tanto quanto eu e que ande com um caderno e um lápis à mão, registrando e organizando suas observações e pensamentos.

Sei que meus colegas da escola me acham um lunático, um sonhador, um inventor de histórias malucas, mas eu tenho convicção de que é preciso sonhar com o impossível para conseguir chegar aonde ninguém chegou." - página 27

"(...) ao escrever uma história, consigo tornar realidade todos meus sonhos." - página 61

"Em minhas histórias, os personagens podem viajar em um balão a gás, enfrentar nevascas e temporais em locomotivas, atravessar todos os oceanos em submarinos, dar a volta ao mundo em menos de 100 dias e até alcançar a Lua em foguetes espacias." - página 61

"O mundo possui seis continentes:
Europa, África, Ásia, América, Oceania e Júlio Verne."
Claude Roy, escritor francês. - página 67


Espero muito que tenham gostado da resenha, que é a primeira de 2014 (e foi uma leitura de novembro de 2013)!
Abraços e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário