segunda-feira, 14 de novembro de 2016

NOVEMBRO AZUL | Diabetes e meus livros azuis


Hoje, 14 de novembro, é o Dia Mundial da Diabetes. Desde ontem eu estava com a sensação de que dia 14 tinha algo especial, então a TV me lembrou que hoje é uma data muito importante para as pessoas que convivem com a doença (assim como eu!), e também para conscientizar qualquer pessoa, independente de estar com os sintomas ou não (sintomas que senti: muita sede, urinar em excesso, emagrecer rapidamente, dor nas pernas, visão embaçada), a procurar atendimento e solicitar o exame para verificar a glicemia. 

Mas tenha em mente que você não deve realizar o exame somente dia 14 de novembro, mas sim em qualquer outro dia do ano. A data tem como objetivo prevenir e conscientizar sobre a Diabetes, comemorar a luta de milhares de pessoas que vivem com a doença, alertar sobre os riscos, motivar as pessoas a cuidar da saúde. Acredito que seja uma grande festa, que infelizmente nunca participei.

Acredito que o simples exame (glicemia de jejum, um exame de sangue que mede o nível de açúcar) é vital para o diagnóstico, pois ir para o hospital com a glicemia em 600mg/dl quase inconsciente não é nada legal. Sou DM1 (Diabetes Mellitus Tipo 1) desde maio de 2012, e até o meu diagnóstico ser dado, foi uma verdadeira montanha-russa, mas o fato é que não me lembro de nada.

Eu tenho esse círculo azul de papelão desde 2012, quando fiz ele para comemorar o Dia Mundial da Diabetes no mesmo ano em que fui diagnosticada com a doença. Esse círculo já passou várias vezes aqui pelo blog, tanto para comemorar a data mundial, quanto para comentar sobre o meu primeiro ano com a Dona Bete. O círculo azul é o símbolo oficial da Diabetes desde 2007, e representa vida e saúde, a união global e o céu que une todas as nações.



Eu participo de páginas muito bacanas sobre Diabetes no Facebook, e nelas me deparei com três ensinamentos: Escolher viver com a Diabetes. Insulina é vida e amor. Não ter vergonha de aplicar a insulina em público. Essa última é complicada, pois sempre tem os olhares curiosos ou de pena, então quando chega a hora de aplicar e estou em um lugar público, tento me virar para um lado que ninguém consiga ver. Eu faço faculdade, e preciso, em um certo horário, medir a glicemia e aplicar insulina para comer, e é sempre uma batalha, pois sinto sim um pouco de vergonha, apesar de algumas colegas minhas saberem que sou Diabética.

Mas ainda há perguntas, falta de informação, preconceito, ignorância, o descaso do governo. Eu sei que não preciso ter vergonha de ter Diabetes, mas já me perguntei diversas vezes o motivo de logo eu ter a doença. Essa fase rebelde e emocional às vezes dá as caras.



A data acontece em novembro, e o mês é conhecido como Novembro Azul (também pela conscientização de outras duas doenças). Já fazia um tempo que eu queria postar algo relacionando a data com alguns livros azuis que tenho na minha coleção. Eu já fiz um post assim em 2013, mas queria repetir a dose. Então a data chegou, e finalmente pude realizar esse desejo. Escolhi nove livros com capas azuis que gosto muito, mas resolvi comentar apenas sobre cinco:

♥ EXTRAORDINÁRIO, de R. J. Palacio: Com leveza e simplicidade, esse livro conta a história de Auggie, um menino de 10 anos que nasceu com uma deformidade facial e está indo para a escola pela primeira vez. O livro fala sobre bullying, preconceito, mas também sobre respeito, gentileza, amor, amizade, e um menino extraordinário. Eu amo, amo essa capa azul, que é simples mas representa tudo o que o livro é.

♥ A CULPA É DAS ESTRELAS, de John Green: Hazel Grace tem um doença terminal e é obrigada pelos pais a participar de um Grupo de Apoio. Lá ela conhece Augustus Waters, e a partir daí começa uma linda e inspiradora jornada. Descobri que não sou capaz de escrever uma sinopse para esse livro. A história é linda, os personagens inesquecíveis, a escrita é leve e a capa é belíssima.

♥ O CÉU ESTÁ EM TODO LUGAR, de Jandy Nelson: Não, eu ainda não li esse livro, que comprei em uma promoção por 16 reais. Só o que sei é que a capa é maravilhosa e todo o trabalho gráfico é impecável. As letras, inclusive, são azuis! Sobre a história, sei que conta sobre uma garota que perde a irmã e enquanto enfrenta o luto se vê apaixonada por dois garotos. Ou algo assim.

♥ LUA DE MEL, de Sophie Kinsella: Não, eu também não li esse livro ainda, mas acho o azul da capa incrível. Sobre a história, conta sobre Lottie, uma mulher que decidi casar com Ben, uma paixão de escola, depois de uma desilusão com seu namorado. Mas como tudo isso é uma loucura, a irmã dela, Fliss, e o amigo dele, Lorcan, partem para uma missão, que tem como objetivo sabotar a lua de mel do casal.

O AMOR NOS TEMPOS DE #LIKES, de Pam Gonçalves, Bel Rodrigues, Hugo Francioci e Pedro Pereira: O livro reúne três contos contemporâneos inspirados em clássicos da literatura e escritos por quatro booktubers. As histórias são leves, bem planejadas e repletas de amor. A capa é simples, fofa e azul.

Não sou a melhor pessoa para dar conselhos, pois não sou um bom exemplo de pessoa com Diabetes (sou uma diabética preguiçosa!). Mas aqui estão: faça exercícios (caminhada é uma boa escolha), coma bem e conforme a dieta dada pela Nutricionista (comecei a preparar receitas diet e integrais como biscoitos, bolos, pães, panquecas, e estou adorando!), controle as glicemias regulando as doses de insulina com seu Endocrinologista. Uma dica pessoal: viva com humor!

Espero que com esta postagem eu tenha divulgado essa data que é tão importante e tenha informado, do meu jeito, sobre a Dona Bete.

Abraços e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário