domingo, 3 de julho de 2016

O AMOR NOS TEMPOS DE #LIKES de Pam Gonçalves, Bel Rodrigues, Hugo Francioni e Pedro Pereira


Título: O amor nos tempos de #likes
Autores: Pam Gonçalves, Bel Rodrigues, Hugo Francioni e Pedro Pereira
Editora: Galera Record
Páginas: 270
Ano: 2016
Nota: 5/5 + 

"As pessoas podem amar, sim, e encontrar o amor, mas não precisam fazer disso a prioridade na vida. O amor talvez goste de brincar de esconder e não apareça quando se está procurando."

Sinopse: Os tempos mudaram, mas e o amor? Continua a dar aquele frio na barriga e fazer os jovens atravessarem quilômetros para viver uma paixão? Em “O Amor nos tempos de #likes”, quatro booktubers se inspiram em três histórias da literatura para criar suas versões de contos românticos na era digital. Uma bela, jovem e famosa youtuber com medo do amor; um casal inesperado em um encontro às escuras (literalmente) e dois meninos apaixonados por livros tentando entender quem são e o que querem são os protagonistas destes contos que evocam Orgulho e Preconceito (Pam Gonçalves), Dom Casmurro (Bel Rodrigues) e Romeu e Julieta (Pedrugo).



O amor nos tempos de #likes foi uma leitura extremamente leve e fofa. O livro é um projeto entre quatro booktubers (Pam | Bel | Pedrugo) para o Dia dos Namorados, que reúne três contos inspirados em clássicos da literatura, o que ficou muito legal, pois são histórias contemporâneas, abordando assuntos importantes como acreditar no que você faz e ama, feminismo e representatividade.

Apesar de os contos mostrarem de maneira muito bacana as redes sociais ajudando a aproximar as pessoas, um detalhe que achei muito legal foi que em cada um deles a conversa com a pessoa ao lado foi muito importante. 

Como contos são histórias curtas, ao final deles eu me vi querendo mais, e apesar de eles serem um pouco previsíveis, me vi querendo saber como cada autor iria fechar o conto e quando chegava nesse momento, morria de saudades da história, dos personagens e da narrativa.

Um detalhe que me deixou bem feliz foi que existe um crossover entre os contos, ou seja, um conto menciona algum detalhe de outro, como o nome de um personagem por exemplo. 


"É muito mais fácil odiar do que amar. No ódio, você se fecha. No amor, se abre e fica vulnerável." - página 35

♥ PRÓXIMO DESTINO: AMOR de Pam Gonçalves: O conto da Pam me conquistou aos poucos, pois sua protagonista, Liz, também me conquistou aos pouquinhos. Liz é uma booktuber famosa que está indo visitar sua família. Ela é bem fechada quando o assunto é amor e possui uma opinião forte sobre o sentimento. No aeroporto ela conhece William, e a partir daí muita coisa acontece.

Quando me vi envolvida pelo enredo e pela escrita da Pam, não quis largar o livro. Em primeira pessoa temos as perspectivas de Liz e William. Foi muito fofo, e achei genial como a Pam introduziu as inspirações de Orgulho e Preconceito nele. Ela arrasou no desenvolvimento da Liz e da história. Foi muito legal ler e ir conhecendo mais sobre a vida dela e também do mocinho.


" - Caramba, quem você pensa que é?! Beto, você é só um cara. E eu sou uma imensidão, sinto universos crescerem dentro de mim todos os dias. E você continua sendo só um cara que infelizmente pensei que poderia mudar, que poderia ser diferente. Mas adivinha só?! Falta de caráter não tem conserto." - página 104

♥ (RE)COMEÇOS de Bel Rodrigues: O conto da Bel me prendeu desde a primeira linha. Amei a Madu, uma garota de personalidade e opiniões fortes. Depois de um término de namoro cansativo, ela quer seguir com sua vida. Prestes a fazer 18 anos, ela viaja para Búzios e lá, além de um lindo lugar, encontra também um recomeço para si.

A escrita da Bel é profunda e cheia de sentimentos, e eu amei muito os diálogos. A narrativa é pela protagonista Madu em terceira pessoa. Ela abordou muito bem o feminismo, o que deixou o conto bem GIRLPOWER. Madu foi incrível e inspiradora e o jeito como a Bel conduziu a história me deixou com um belo sorriso no rosto.


"E logo descobriram que, mesmo achando que já se conheciam o suficiente, sempre haviam coisas novas a aprender sobre o outro. O tempo passava rápido e nenhum dos dois se preocupava com o que estava acontecendo fora daquele pequeno universo novo e maravilhoso.
Depois de muito papo, o silêncio voltou a tomar conta. Mas não havia problema. Eles não precisavam mais de palavras agora que os olhares conversavam." - página 190

♥ 337 KM de Hugo Francioni e Pedro Pereira: Os protagonistas do conto do Pedrugo foram apaixonantes e me conquistaram logo de cara. Júlio e Ramon se conhecem através da paixão pelos livros. Em pouco tempo descobrem várias coisas em comum e sentem uma ligação muito bacana que logo se transforma em algo mais, os deixando ao mesmo tempo hesitantes e empolgados com a descoberta do novo sentimento.

O enredo do conto me prendeu bem fácil, pois a escrita é fluida e os personagens cativantes. A narrativa é em terceira pessoa alternando entre Júlio e Ramon. Eu achei os dois fofos demais e amei as conversas pelo celular. Eu devorei as páginas, na verdade de todos os três contos, empolgada com o que estava lendo, mas assim como na leitura dos outros, quando chegou na última página, meu coração ficou um pouquinho apertado por ter que me despedir de uma história tão bacana.



Apesar de cada protagonista ser diferente de mim, amei todos do mesmo jeito. O amor nos tempos de #likes é um livro repleto de amor e coisas boas, e que traz também bons ensinamentos, encontros e desencontros, recomeços, respeito, amizade, e o fato de descobrir mais sobre você mesmo. Os contos foram muito bem pensados e escritos. Ah, como eu queria escrever mais sobre esse livro que foi tão, tão incrível.

O trabalho gráfico do livro está lindo, bem caprichado, fofo e tem tudo a ver com o clima dos contos.

Abraços e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário