sábado, 25 de junho de 2016

O AMOR NOS TEMPOS DO OURO de Marina Carvalho


O amor nos tempos do ouro #1
Título: O amor nos tempos do ouro
Autora: Marina Carvalho
Editora: Globo Alt
Páginas: 327
Ano: 2016
Nota: 5/5

"Não se via mais como a moça criada na França, repleta de amor pela família e feliz somente por existir. Havia endurecido, por tudo o que estava sendo obrigada a passar. Tampouco sabia em que tipo de pessoa estava se transformando, embora tivesse uma leve noção de quem gostaria de ser."

Sinopse: Cécile Lavigne perdeu todos os que amava e agora está sozinha no mundo. Ela, uma franco-portuguesa que ainda não completou vinte anos, está sendo trazida ao Brasil pelo único parente que lhe restou, o ambicioso tio Euzébio, para casar-se com o mais poderoso dono de terras de Minas Gerais, homem por quem Cécile sente profundo desprezo.

Após desembarcar no Rio de Janeiro, Cécile ainda precisará fazer mais uma difícil viagem. O trajeto até Minas Gerais lhe reserva provações e surpresas que ela jamais imaginaria. O explorador Fernão, contratado por seu futuro marido para guiá-la na jornada, despertará nela sentimentos contraditórios de repulsa e de desejo. 

Antes de enfim consolidar o temido casamento, Cécile descobrirá todos os encantos e perigos que existem nessa nova terra, assim como os que habitam o coração de todos nós. 
Com o passar dos dias, crescerá dentro dela a coragem para confrontar todas as imposições da sociedade e também o seu próprio destino.



O amor nos tempos do ouro é o primeiro romance histórico da escritora mineira Marina Carvalho (autora de Simplesmente Ana, Azul da Cor do Mar, e outros) que tem como contexto a época do ciclo do ouro em Minas Gerais no século XVIII.

Preciso admitir que estava com receio de ler O amor nos tempos do ouro. Achava que seria monótomo por ser um romance histórico. E também pensei que seria muito doloroso não gostar de um livro da Marina Carvalho. Sei lá, me sentiria culpada.

Mas logo nas primeiras páginas, que mostram o diário da protagonista Cécile Lavigne, a narrativa e o enredo me arrebataram instantaneamente. Conforme eu continuava a leitura, me via mais apaixonada pela história. Minha reação ao começo dela me surpreendeu muito e eu amei por isso ter acontecido.



As cenas da viagem até Minas Gerais são as minhas favoritas. O surgimento e crescimento dos sentimentos entre Cécile e Fernão foi uma das coisas que mais gostei na história. O amor deles é lindo, intenso. 

Cécile foi maravilhosa. A personalidade forte dela me conquistou rapidamente. Ao mesmo tempo que é delicada, feminina, também é corajosa, e luta para viver a vida que quer, ao lado de quem ama. O explorador Fernão é um mocinho nada perfeito, e eu adorei os diálogos entre Cécile e ele. As cartas dele foram as melhores.

Os personagens secundários foram muito bons. Fiquei com muita raiva de dois deles, mas também amei outros. Akin, Hasan, Malikah, Zwanga...



A escrita da Marina Carvalho está uma delícia. Foi leve, clara, delicada, de tocar a alma e me senti confortável lendo. Apesar de retratar toda a crueldade com os escravos e os homens acharem as mulheres insignificantes, eu consegui viajar tranquilamente para aquela época e aquela cultura. A escolha das palavras e como as utilizou foi perfeito.

A narrativa do livro é em terceira pessoa, e uma coisa que achei muito legal foi a Marina ter colocado a perspectiva de outros personagens. Assim ela deixou no ar um pequeno mistério sobre o passado de Fernão. Foi bem interessante, mas o que mais me encantou em O amor nos tempos do ouro, foi o amor de Cécile e Fernão e a personalidade de Cécile.



Marina me deixou muito triste com um acontecimento nos últimos capítulos, mas também me deixou com um sorriso no rosto quando li o epílogo. Cécile e Fernão se tornaram um dos meus casais de época favoritos. Marina arrasou escrevendo esse livro.

Ela está escrevendo uma continuação para O amor nos tempos do ouro, que vai contar sobre dois personagens cuja história não foi finalizada nesse primeiro livro.

O trabalho gráfico do livro está incrível. Parabéns para a editora pelo capricho. A capa de O amor nos tempos do ouro é, com certeza, uma das mais lindas da minha coleção. Meu exemplar ficou repleto de post-its, pois não me segurei e marquei cada cena que aquecia meu coração.

"Quando partires para a França, levarás meu coração contigo, o mesmo que não me fazia falta até outro dia. Sem ele, viverei de modo errante, à mercê da sorte, até que Deus - ou o diabo - resolva me levar.
(...)
E que o céu tenha piedade da minha alma no fim dos tempos, por eu amar-te tanto assim." - página 197

Queria escrever mais sobre esse livro maravilhoso, mas li ele no começo de junho e demorei para escrever a resenha, por isso comecei ela já em pânico por não lembrar direito do que senti certinho ao terminar a leitura. Mas recomendo com toda a certeza e amor.

Abraços e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário