segunda-feira, 13 de junho de 2016

LEITURAS DO MÊS: Maio 2016


Olá. Aqui está, finalmente, minha opinião sobre os três livros que li no mês de maio. Foram livros muito bons. Uma continuação, o primeiro romance de um menino muito bacana e um clássico relido depois de quase quatro anos. Confira minhas leituras de maio:


SCARLET | Marissa Meyer | Crônicas Lunares #2 | Rocco Jovens Leitores | Nota 5/5

Scarlet é o segundo volume da série Crônicas Lunares, e conta a história de Scarlet, uma garota de 18 anos que sai a procura de sua avó desaparecida ao lado de Lobo, um lutador de rua misterioso e que parece saber alguma coisa sobre o caso. Em Nova Pequim, Cinder fugiu da prisão com a ajuda de capitão Thorne. Em algum momento o caminho dessas duas protagonistas irá se cruzar.

Eu achei Cinder uma leitura genial, e estava animada para ler Scarlet, e assim conhecer personagens novos e rever outros que amei.

O ritmo de Scarlet foi mais lento, e foi ainda mais difícil para mim fixar os acontecimentos, palavras e movimentos nesse livro. Mas nessa continuação temos muito mais segredos, revelações, ação e aventura.

Eu gostei de Scarlet. Ela é teimosa, corajosa e faz qualquer coisa para encontrar sua avó. Lobo foi um personagem muito bom, mas que eu nunca sabia de que lado estava. Cinder continua sendo demais, eu adoro essa menina. Capitão Thorne, meu Deus, que personagem incrível e dono de ótimas cenas e diálogos.

Enfim, temos romance, humor, descobertas abaladoras, pressão para o lado de Kai, naves espaciais, e muito, muito mais coisas acontecendo. Foi uma leitura muito boa, um pouco menos que Cinder, mas estou muito animada para Cress, que infelizmente não tenho ainda.

AZEITONA | Bruno Miranda | Outro Planeta | Nota 5/5 + 

Azeitona é o primeiro romance do Youtuber Bruno Miranda. Eu amei a história que é original e bem contada, os personagens que são muito bem apresentados, o humor nada forçado, a escrita simples e leve, os problemas dos personagens, reais e facilmente identificáveis. Azeitona foi divertido e emocionante e eu com certeza recomendo.

Não consegui ir no lançamento do livro em Criciúma. Fiquei triste, mas tenho certeza de que o menino Bruno vai escrever mais livros, e então terei outras oportunidades para conhecer ele.

DOM QUIXOTE | Miguel de Cervantes | Tradução e adaptação de Walcyr Carrasco | Moderna | Nota 5/5

Em agosto de 2012 eu publiquei minha primeira resenha de um livro aqui no blog. Ao mesmo tempo que tenho orgulho disso, também sei que ela está uma droga. Essa resenha foi a de Dom Quixote - O Cavaleiro da Triste Figura, depois de ter lido pela primeira vez uma adaptação da obra de mais sucesso do autor Miguel de Cervantes

Em dezembro de 2015 comprei o livro Dom Quixote, que até então nunca tive, pois na primeira vez que li foi emprestado da biblioteca da minha escola. E depois de quase quatro anos eu li pela segunda vez um dos meus clássicos favoritos, apesar de já ter dado para a história notas 4.5 e 5 e nunca ter favoritado com um coração. Mas eu amo a simplicidade da obra, a coragem do homem que em sua loucura considerava-se um cavaleiro andante, e a amizade e companheirismo entre Dom Quixote e Sancho Pança. As aventuras, a inocência, as lutas, os perigos.

A edição que eu tenho foi traduzida e adaptada pelo autor Walcyr Carrasco, que ama a história do fidalgo. A introdução do livro é fantástica, mostrando muito da história do autor e da obra, e também como o clássico de Cervantes até hoje inspira muitas outras formas de arte. 

Eu comecei bem animada, mas em alguns momentos a história não me pareceu tão empolgante assim. Porém, os últimos capítulos são os mais engraçados e também os mais tristes. A escrita é simples, a história, mesmo depois de mais de 400 anos de sua primeira publicação, é contagiante, inspiradora, divertida, mostrando questões que até hoje estão presentes na sociedade, como a desigualdade. Dom Quixote trata de sonhos, amizade, respeito, humildade, bondade. Acreditar em si mesmo e sonhar com um mundo melhor sem injustiças e mais amor.

Abraços e até a próxima!

2 comentários:

  1. Oii Alice, tudo bom? Você fez ótimas leituras! Eu tenho bastante curiosidade sobre As Crônicas Lunares! Ah, eu adoro o canal do Bruno, o Bubarim, morro de rir com ele! Li sua resenha de Azeitona e gostei bastante. Minha irmã leu recentemente e também amou!
    Espero que Junho tenha sido um mês de ótimas leituras também.
    Seguindo o blog!

    Beijos,
    Gaby
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabrielly. Tudo bem. Leia as Crônicas Lunares! Recomendo muito, pois é diferente de tudo que já li. O Bruno é demais, né? Ele arrasou escrevendo Azeitona. Que bom que gostou da minha resenha. Junho teve ótimas leituras, tô só um pouco enrolada para postar as resenhas. EM breve posto o resumo das leituras desse mês.
      Obrigada por fazer parte do Amanhã Será Diferente. Seja sempre bem-vinda. Beijos!

      Excluir