sábado, 30 de abril de 2016

MENTIRA PERFEITA de Carina Rissi


Título: Mentira Perfeita
Autora: Carina Rissi
Editora: Verus
Páginas: 461
Ano: 2016
Nota: 5/5 + 

"Não é o jeito como seu corpo se move, como você vê, ouve ou sente o mundo que importa, mas a maneira como você vive. E esta é a parte difícil: aprender a viver."

Sinopse (Verus Editora): Júlia não tem tempo para distrações. Ela é brilhante e sempre se esforça para ser a melhor naquilo que faz; por essa razão, sua vida pessoal acabou ficando de lado. Algo que sempre preocupou sua tia Berenice. Gravemente doente, a tia teme que Júlia acabe completamente sozinha quando ela se for. 

Júlia faria qualquer coisa — qualquer coisa mesmo! — por tia Berê e, em seu desespero para agradar a única mãe que já conheceu, inventa um noivo enquanto torce por um milagre... E então o milagre acontece: Berenice se recupera — e, assim que deixa o hospital, gasta todas as suas economias com o casamento dos sonhos para a sobrinha. Como Júlia pode contar a ela que mentiu, com a saúde da tia ainda tão frágil? 

É quando Júlia conhece Marcus Cassani. Ele é irritantemente cínico, mulherengo e lindo de um jeito que a deixa desconfortável. Marcus também está enfrentando problemas, e um acordo entre eles parece ser a solução. Tudo o que Júlia sabe é que deveria se afastar de Marcus. Mas seu coração tem uma ideia muito diferente...



Ao terminar de ler mais um sucesso de Carina Rissi, um misto de emoções invade meu peito. Mas o que mais se destaca, com certeza, é a alegria de ter finalizado uma história arrebatadora da minha autora nacional favorita.

Mentira Perfeita é o spin-off de Procura-se um marido, aquele livro que conta a história linda e divertida de Alicia e Max. Nesse novo livro, que se passa no mesmo universo do primeiro, mas com novos protagonistas, temos Júlia e Marcus.

Júlia trabalha na empresa L&L, é uma garota inteligente, batalhadora, que está sempre colocando sua felicidade em segundo lugar e que acaba inventando um noivo falso para sua tia Berê que está com a saúde frágil. Marcus é o irmão mais novo de Max, mulherengo, cínico e que está louco para morar sozinho, mas sua família está preocupada sobre isso, pois ele é cadeirante. Os dois estão passando por situações bem difíceis, mas então se conhecem, fazem um acordo e... Bom, a história acontece.



Em Mentira Perfeita temos capítulos intercalados entre Júlia e MarcusEu adorei ter o ponto de vista do Marcus nesse livro. As cenas e pensamentos dele deixaram a história mais completa. Entender o lado dele, tudo pelo o que passou, suas impressões sobre Júlia. Foi aquela coisa: às vezes eu amava ele, e às vezes queria matá-lo. Mas ele é um mocinho adorável.

Júlia é incrível. Ela é inteligente, esforçada, justa, e ama o que faz. Ela tem medo de se entregar ao amor, de se arriscar e está sempre colocando a felicidade dos outros acima da sua. Ela mora com sua tia Berê, que é a mulher que a criou desde pequena e por quem faria qualquer coisa. Júlia é uma protagonista forte, mas que tem seu lado frágil. Em nenhum momento ela foi cansativa ou chata. Amei Júlia da primeira à última página.

É muito bacana quando a Carina consegue me fazer desejar que os protagonistas realmente existam. Marcus e Júlia foram reais para mim. Os sentimentos saltavam das páginas, tudo foi muito intenso e palpável. E divertido, claro. Os diálogos entre Marcus e Júlia são ótimos e ri demais com todas as confusões.

"Comecei a refletir sobre como diabos eu iria resolver a confusão do casamento. Havia conseguido pensar em algumas alternativas:
a) me casar com um manequim de loja. (Se uma maluca pôde se casar com o totem do Robert Pattinson em Las Vegas, eu podia muito bem casar com um manequim.)
b) contar que eu menti. (Mas não era de fato uma alternativa. Não se eu quisesse manter tia Berenice viva.)
c)
Tá, eu não tinha mais nada.
Era isso. O manequim ia ter que servir." - páginas 57 e 58

Quando Alicia e Max entravam em cena, eu era só sorrisos. Eu estava morrendo de saudades dos dois e para a minha felicidade de leitora me arrancaram muitas risadas. Além dois dois, temos outros personagens muito queridos que amei rever.

Tia Berê ganhou meu coração. Ela é dona de ótimas cenas e falas, que me fizeram rir e me emocionar. E meu Deus, como shippei tia Berê e dr. Victor.



Achei hilário o fato de a Júlia pensar que estava com uma alergia. Vou explicar: ela tinha certos sintomas quando pensava em Marcus ou quando ele a tocava. Sensações estranhas que toda vez que tentava justificar, me fazia rir horrores. Uma que consegui encontrar foi essa, logo depois de conhecer Marcus:

"O calor em meu rosto se intensificou. Mas que droga! Alguém devia dar uma olhada no ar-condicionado daquela sala." - página 38

Algo que gostei muito foram as leves críticas sociais que Carina colocou na história. Alguns pensamentos de Júlia e uma situação pela qual ela passa, tornaram a história ainda mais real. A escrita dela é fantástica, envolvente e profunda, e o jeito como ela colocou essas leves alfinetadas na sociedade atual, foi bem natural e ao mesmo tempo pequenos impactos.



Às vezes acho que não existem palavras suficientes para escrever ou falar sobre as histórias da Carina Rissi. Ela me surpreendeu muito em Mentira Perfeita, com o desenvolvimento dos personagens, com o desenrolar da trama, e não só com o romance, mas com tudo o que acontece ao redor, e que não é pouca coisa não!

Mentira Perfeita me deixou arrebatada desde a primeira página, com saudades dos personagens, suspirando, sorrindo, rindo alto, perdendo o fôlego, revoltada com os protagonistas, pulando de alegria. As reviravoltas, os obstáculos que os próprios personagens colocam para si mesmos, a genialidade da Carina com todos os detalhes da história que me fizeram arfar e ter a certeza de que essa autora é a dona do meu coração. Carina Rissi é RAINHA.

" - (...) Nunca houve mais ninguém para mim. Apenas você. O que tem aqui dentro é seu. - Colocou a mão sobre o peito. - E vai continuar sendo, não importa para onde você vá." - página 408

E tem mais um monte de coisas que neste exato momento querem jorrar de mim, mas o que preciso dizer é apenas isso: Leiam os livros da Carina Rissi e sejam felizes!

Abraços e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário