segunda-feira, 27 de julho de 2015

Livro: Anjo Mecânico - Cassandra Clare


As Peças Infernais #1
Título original: Clockwork Angel
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Páginas: 392
Ano: 2012
Nota: 5/5

"Somos pó e sombras."

Após a morte de tia Harriet, Tessa Gray está indo encontrar seu irmão Nate em Londres. Lá ela é recebida pelas Irmãs Sombrias, que as sequestram e lhe ensinam a usar um poder que até o momento desconhecia possuir: se transformar em qualquer pessoa apenas pelo toque de algum objeto dela. Tessa então é resgata pelo Caçador de Sombras Will Herondale. A partir disso Tessa conhecerá um mundo totalmente novo e perigoso. Mas em meio ao mistério que envolve seu poder e vários outros segredos, Tessa se verá envolvida por algo maior, algo que não poderá controlar.



Em algum momento eu percebi que tinha sentido falta da escrita da Cassie. Nesse primeiro livro, mesmo ela sendo repleta de detalhes quanto aos lugares, fisionomia dos personagens e até os sentimentos deles, de algum jeito ela está mais fácil. Consegui visualizar melhor as cenas, locais e pessoas. Mesmo assim eu às vezes lia o mesmo parágrafo umas três vezes, apenas para absorver mais a história.

Os personagens são incríveis. Muito bem construídos e descritos. Eu gosto dos personagens da Cassandra, pois em algum momento eles se tornam reais para mim. Consigo me envolver facilmente com eles. Todos têm histórias, personalidades fortes e alguns são realmente apaixonantes. Tessa, Will e Jem são a alma do livro, mas os personagens secundários, que eu sempre penso que não são tão secundários assim, fecham muito bem o elenco incrível do primeiro livro.



Em Anjo Mecânico lemos a maioria dos capítulos pelo ponto de vista da Tessa, nossa protagonista. Tessa foi ótima. Ela é uma mocinha corajosa, inteligente, com momentos de reflexão bem bacanas. Will é aquele Caçador de Sombras que no começo é grosseiro, nada simpático, misterioso e bem convencido. Eu queria mais capítulos pela perspectiva dele, mas sei que ao longo da trilogia vou conhecer melhor os segredos e mistérios de Will Herondale. Admito que fiquei curiosa e foi impossível não lembrar de Jace. Jem é um lindo. Conhecemos ele um pouco depois de Will, e eu achei ele um personagem adorável. É um Caçador de Sombras sensível, calmo, educado, e que esconde um segredo. Criei uma teoria sobre isso, mas em certo capítulo a autora mereceu uma salva de palmas pelo que escreveu. Fiquei muito surpresa.



Cassandra sabe deixar o leitor com um gostinho de quero mais. Muitas vezes ela soltava uns mistérios no ar que me deixavam super curiosa para o segundo livro.

A Londres Vitoriana é muito interessante, e ainda mais por estar ligada ao Mundo das Sombras. Confesso que estava um pouquinho preocupada por eu ter alguma dificuldade em entender a época, a não conseguir me apegar a leitura por causa dela. Mas não. Cassandra fez tudo dar certo. Seus diálogos são maravilhosos, com humor e sarcasmo, e é difícil não se apaixonar por seu trio principal de personagens.



Bom, Anjo Mecânico só não virou favorito porque eu esperava mais ação. Houveram alguns momentos de correria, batalha, mortes e aquelas conversas tensas e perigosas entre vilão e mocinho que eu adoro. Mas as cenas de conversas, reflexões e descrições foram ótimas também. Então esse detalhe foi coisa minha mesmo, mas não foi algo que tenha me levado a achar o livro parado ou cansativo. Na verdade, uma coisa que me fez estender a leitura por mais tempo foi os capítulos serem bem longos. Não totalmente cansativos, pois a escrita é bem envolvente, mas que eram enormes eles eram.

Me rendi completamente a Anjo Mecânico em seus últimos capítulos. Quando eu estava compreendendo o que realmente estava acontecendo, a reviravolta que a Cassandra criou e o rumo que iria tomar, eu finalmente percebi o quão bom é esse livro. Aquelas últimas páginas me deixaram envolvida, alerta e com o coração apertado pelos personagens.



" - Sempre se deve ter cuidado com livros - disse Tessa -, e com o que está dentro deles, pois as palavras têm o poder de nos transformar." - página 79

Os capítulos 18, 19 e 20 são cheios de ação e algumas revelações. O final me deixou ansiosa para Príncipe Mecânico, segundo livro da trilogia, que já estou lendo e amando demais!

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário