segunda-feira, 15 de junho de 2015

Livro: Elena, a filha da princesa - Marina Carvalho


Ana #3
Autora: Marina Carvalho
Editora: Galera Record
Páginas: 316
Ano: 2015
Nota: 5/5

" - Teremos uma vida boa, Elena, eu juro. Combinado?
- Combinado."

Sinopse (orelha do livro): Era uma vez, num reino distante... Em geral, contos de fada começam assim. Mas este não é um conto de fadas comum. Sim, existe uma princesa. Não uma donzela frágil à espera de que a vida aconteça. Mas uma jovem moderna, preocupada com os problemas de seu tempo.

Há também um príncipe. Só não espere que ele seja um perfeito cavalheiro. Afinal, uma pitada de bad boy nunca fez mal a nenhum herói. Mesmo quando o próprio não acredita no seu potencial para grandes feitos, Mesmo quando a redenção parece tão improvável.

Elena, filha da princesa Ana — a brasileira que se tornou herdeira do trono da Krósvia —, já não é mais a menininha apaixonada pelo primo Luka. Cresceu, namorou, viajou o mundo. Mas uma notícia surpreendente a faz voltar para casa... justamente quando obrigações familiares também exigem a presença de Luka.

O reencontro é explosivo. A prima tímida se tornou uma mulher. Algo para o qual Luka não estava preparado. Assim como não estava preparado para os sentimentos que essa mulher lhe desperta. Mas como Luka  e Elena estão prestes a descobrir, ninguém pode escapar do próprio destino...

 


Terminei Elena numa noite de chuva, sentada em minha cama. Estava ansiosa para descobrir como a Marina Carvalho fecharia a trilogia Ana. Mas ao mesmo tempo estava com um aperto no peito por ter que finalizá-la. Elena, a filha da princesa, spin-off de Simplesmente Ana, foi lindo.

Preciso começar dizendo que Elena não se tornou favorito para mim. O livro ganhou sim cinco estrelas, mas, infelizmente, tive um motivo para não dar a ele o coração de favorito. Eu adorei a história. Marina foi brilhante em tudo, mas não consegui me apegar ao casal principal, Elena e Luka. Sei que eles são bem diferentes de Ana e Alex, sei que não posso querer outra versão desses personagens incríveis. Porém, admirei muito o novo casal. Eles tiveram momentos maravilhosos.

"Meus pais se adoram. Não. Muito mais até. O que vejo entre eles é um amor tão grande que desconfio ser único, impossível de haver outro igual, mesmo para mim." - página 23

A história de Elena e Luka é intensa. Os dois têm uma química incrível, que chega a saltar das páginas.



Elena, com seus olhos cor de jade, como diz o próprio Luka, é uma garota determinada, que ama sua família, se importa com os problemas ao seu redor. Ela, na minha opinião, não parece ter apenas 19 anos. Acho que é por tudo que ela faz e pensa. Ela é inteligente, honesta, forte, mas também frágil. Apesar de ela ser bem diferente da mãe, senti que ela possui pelo menos um pouquinho da Ana, com quem tem uma relação linda de se ler.

" Quis estudar Línguas na faculdade não porque os professores, na Krósvia, fossem valorizados e muito bem pagos (ao contrário do que acontece no Brasil), mas sim pela possibilidade de ajudar alguém no futuro, de mostrar o caminho mágico proporcionado pela linguagem." - página 18

Marina desenvolveu um mocinho muito bom. Achei Luka diferente dos caras de outros livros, e acredito que seja pelo seu passado. Ele é aquele rapaz que parece perigoso, mas possui suas fraquezas. Gostei  dele, pois Luka, no começo, não sabe bem o que sente, pensa que é algo apenas físico, e foi bacana acompanhar o crescimento do bad boy, descobrindo que é algo além disso.

"E, pela primeira vez, me olha bem nos olhos. Reajo com a intensidade daquelas íris de um tom raro de verde, como a pedra jade.
Essa menina foi feita para ser beijada de olhos abertos.
Surpreendo-me com meu pensamento nada a ver e trato de apagá-lo da mente." - página 82

"É um homem de aparência muito poderosa, sem dúvida, que esconde bem uma profunda fragilidade." - página 268



Uma das primeiras coisas que notei ao avançar na leitura, foi a escrita da Marina. Ela mudou. Continua envolvente e fluida, mas nesse livro senti que está mais madura. Ela ousou bastante, colocando mais drama, mais emoção, e deixando o humor um pouco de lado. Percebi isso até nas palavras que escolheu usar. E penso que tem a ver com os personagens principais e com o novo enredo que criou. Ela escreveu cenas quentes e momentos de tirar o fôlego.

"Estou completamente caído por você, garota. Logo eu, que nunca quis me amarrar a ninguém.
- E agora você quer?
- Agora eu já estou. Difícil alguém ter coragem de tentar me desamarrar de você." - página 286.

Eu adoro o jeito que a autora escreve. Ela não enrola, sabe? E isso é bom, pois o ritmo da leitura foi ótimo. Os capítulos passaram bem rápido, algo, na verdade, que eu não queria que tivesse acontecido. Ela me fez ficar curiosa ao deixar alguns segredos no ar, me impactou, me emocionou. Às vezes não acreditava no que estava lendo nem que a Marina tinha escrito aquilo. E ela ainda reservou mais surpresas para o final, o que me deixou aflita e também empolgada.

Nesse livro temos os pontos de vista de Elena e Luka, assim podemos saber o que está se passando na cabeça e coração da princesa e o que Luka pensa sobre a garota que cresceu e mudou.

"Então, me presenteando com a imagem mais incrível do mundo, ela arregala as duas esferas de cor jade. Sua expressão diz tudo: está feliz em me ver." - página 164

Algo que me deixou muito feliz, é que nas primeiras páginas do livro temos uma espécie de retrospectiva da história da Ana, e depois um prólogo por ela. Foi tão legal, pois sinto saudades dela e de Alex, e me emocionei de verdade quando li as primeiras folhas de Elena e me deparei com todas aquelas palavras.



Marina sempre introduz música em suas histórias, e as letras sempre têm algo relacionado ao que está acontecendo com os personagens. Isso é muito bacana, especialmente ela ter citado Secrets, uma das minhas músicas favoritas da banda OneRepublic.

Então, apesar de Luka e Elena não terem me conquistado completamente, Elena, a filha da princesa foi um livro especial. Assim que anunciado foi muito aguardado por mim. E ele não me decepcionou só porque não me apaixonei perdidamente pelo casal. Eu tive alguns surtos em certos capítulos, fiquei empolgada com certos acontecimentos. Marina criou uma trama intensa, que acredito que nem ela sabia que existiria. Me surpreendeu em várias cenas, me fazendo suspirar, ficar perplexa, sorrindo, e, enfim, feliz, pois Marina escreveu uma história sobre a filha da Ana, e lê-la foi mágico.

Temo não ter expressado tudo que realmente queria, pois ainda durante a leitura, criei alguns parágrafos na minha cabeça mas acabei não anotando. E volto a dizer, mesmo eu correndo o risco de parecer uma chata que fica repetindo as coisas, que mesmo não tendo virado favorito, Elena estará sempre em minha memória. Ela arrasou. De um jeito diferente do que eu havia imaginado, mas arrasou.



Não sei bem se é isso ou não, mas queria escrever um pouco sobre o assunto. Na história, Elena tem 19 anos e Luka, 28. Venho notando de umas leituras para cá, que em algumas delas os casais têm certas diferenças de idade. E isso está abrindo os meus olhos. Sinceramente, não tenho preconceito nenhum. Acho até que, como alguns dos primeiros romances que li mostravam casais com a mesma idade, e sempre jovens, com 16, 17 anos, me apeguei muito a isso, e não enxerguei as muitas possibilidades de pessoas mais novas e mais velhas ficarem juntas. As aparências e idades não importam, o que realmente vale é o amor e o respeito.

"Nunca fui ligado em planejamentos. O futuro para mim jamais passou de uma palavra. Mas agora eu o quero em minha vida. De preferência junto a Elena." - página 218.

Em Elena, a idade ou o fato dos protagonistas serem primos de segundo grau, não são obstáculos. Acho que o foco principal, algo que seja um empecilho, é Luka ser um cara que não é visto com bons olhos. Mas isso tornou a história ainda mais emocionante.

Enfim, foi maravilhoso ler mais Ana e Alex, conhecer um casal tão vivo que é Elena e Luka, e mergulhar na escrita deliciosa da Marina Carvalho.

Leia as resenhas de: SIMPLESMENTE ANA e DE REPENTE, ANA.
Abraços!

2 comentários:

  1. Olá, Alice!

    Eu vou receber este livro este mês, e estou ansiosa. Estou louca para conhecer Elena e Luka, pois adoro um amor proibido.

    Beijos.
    Blog Leitura Assidua ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mylane.

      Ai, que bom. Espero que goste deles. Amor proibido é sempre uma boa pedida.
      Abraços!

      Excluir