segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

TAG: Oscar Literário (2014)

TAG ORIGINAL: Palavras de Um Leitor (o vídeo está privado)


2014 foi um ano de ótimas leituras, muitas resenhas e descobertas de autores e livros incríveis. Também foi um ano com bons lançamentos e notícias literárias que fizeram meu coração pular de alegria.

Então dezembro chegou e comecei a encaixar os livros nas categorias do Oscar Literário, uma tag que eu respondi pela primeira vez em janeiro de 2014 com os livros de 2013 (sou uma pessoa enrolada). É uma tarefa bem difícil, pois não gosto de deixar alguns livros de fora.

Para 2014 planejei, além da retrospectiva Livros, séries e filmes e a tag Oscar Literário, uma postagem especial com os melhores livros do ano. Ela será postada em breve.

Hoje vamos ver quem foram os melhores personagens, o melhor autor, a melhor capa e também a tão aguardada categoria de melhor livro do ano. Ah, assim como no ano passado, eu coloquei duas categorias criadas por mim no final. Confira!

And the oscar goes to...

- MELHOR PROTAGONISTA MASCULINO -


SOLUÇO SPANTOSICUS STRONDUS III da série Como Treinar o Seu Dragão por Cressida Cowell. Em 2014 eu retomei a leitura dos livros da série e acompanhei a trajetória incrível desse protagonista tão forte e honesto. Eu vejo coragem, amizade e amor quando lembro do Soluço. Ele cresceu bastante a cada livro, seja fisicamente ou como pessoa.

- MELHOR PROTAGONISTA FEMININO -


KATNISS EVERDEEN da trilogia Jogos Vorazes por Suzanne Collins. Nunca conheci uma protagonista tão forte. Ela é corajosa, esperta, humilde. Sofri muito com ela, mas também torci bastante.

- MELHOR PERSONAGEM COADJUVANTE MASCULINO -


BEN e RADAR de Cidades de Papel por John Green. Sim, não consegui escolher apenas um personagem secundário, então decidi colocar os dois amigos do Q nessa categoria. Eles me conquistaram aos poucos. São engraçados, inteligentes e fofos. A amizade deles com o Q foi algo muito legal no livro, e é por isso que eles estão aqui hoje.

- MELHOR PERSONAGEM COADJUVANTE FEMININO -


OLIVIA (LIV) DURAND da série Beautiful Creatures por Margaret Stohl e Kami Garcia. Essa categoria foi bem difícil. Mas enfim escolhi. Ela aparece em Dezessete Luas e me deixa confusa. Eu pensava que iria odiá-la. Mas não. Liv se tornou uma das melhores personagens da série. Ótima amiga e inteligente, tem um papel importante na história.

- MELHOR ARTE DA CAPA -


E SE FOSSE VERDADE... por Marc Levy. Eu realmente amo essa capa. Ela é simples, bonita e tem algo de mágico. Gosto também das cores e da fonte usada no título e nome do autor e os detalhes ao redor.

- MELHOR MUNDO/AMBIENTE CRIADO -


OS GAROTOS CORVOS da série A Saga dos Corvos por Maggie Stiefvater. A mitologia desse livro é incrível, além de os personagens serem superbem construídos e muito cativantes. A Maggie tem uma escrita inteligente, e ela me deixou curiosa para ler mais e mais. Esse é o primeiro livro da série, mas foi tudo muito genial.

- MELHOR TÍTULO DO ANO -


LONELY HEARTS CLUB por Elizabeth Eulberg. Então, essa também foi uma categoria difícil. Esse livro não foi um dos meus favoritos, porém, ele tem referências aos Beatles, e com isso, já ganhou pontos comigo. Gosto muito desse título e a história é legal.

- MELHOR AUTOR DO ANO -


CARINA RISSI autora de Perdida, Encontrada e Procura-se um marido. Essa mulher é incrível. Quando li Perdida em janeiro de 2014, não imaginava que iria me apaixonar pela Carina. Ela ganhou um lugar muito especial no meu coração e na minha estante. Sua escrita, seus personagens, seu carisma... ela é supertalentosa e eu vou querer ler tudo que ela escrever.

- MELHOR FINAL DE LIVRO -


DEIXE A NEVE CAIR por John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle. Sabe quando o que você quer que aconteça realmente acontece e você se sente feliz da vida? Deixe a neve cair correspondeu as minhas expectativas quanto ao final, que foi fofo e... feliz.

- MELHOR LIVRO DO ANO -


SIMPLESMENTE ACONTECE por Cecelia Ahern. Esse foi uns dos últimos livros lidos em 2014. E foi maravilhoso. A Cecelia tem uma escrita leve, Rosie e Alex são superdivertidos e os personagens secundários também são demais. O livro conta uma história linda, emocionante, engraçada e que me fez pensar, pois na minha opinião, o livro passa uma boa mensagem. Além de, claro, ser contada em forma de cartas, e-mails e cartões. O livro é incrível.

CATEGORIAS EXTRAS:

- MELHOR BEIJO -


HADLEY e OLIVER de A probabilidade estatística do amor à primeira vista por Jennifer E. Smith. CUIDADO COM SPOILERS! Essa cena no livro é tão fofa e inesperada... gosto muito dos personagens e a história é apaixonante (se passa em um dia). Confira a cena que se encontra na página 100:

"(...) Porém, antes de conseguir andar, Hadley sente alguém segurando seu cotovelo, e, de repente, Oliver está ao seu lado de novo. Ele olha para ela, cabeça inclinada, mão em seu braço, e antes que tenha tempo de se sentir nervosa, antes mesmo de entender a situação, ela o ouve murmurar "Que se dane", e então, para sua surpresa, ele se inclina e lhe dá um beijo."

- MELHOR CASAL -


ETHAN e LENA da série Beautiful Creatures por Margaret Stohl e Kami Garcia. Não tinha como eu escolher outro casal, pois o amor dos dois é algo muito bonito. É envolvente, nada meloso, forte e adorável. Eles merecem esse prêmio.

E esse foi o Oscar Literário 2014 do blog Amanhã Será Diferente. Espero que tenham gostado, e até breve.
Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário