terça-feira, 14 de outubro de 2014

Livro: Cidade do Fogo Celestial - Cassandra Clare


ATENÇÃO! A sinopse desse livro pode trazer spoilers, pois não foi escrita por mim. Você foi avisado. Se continuar lendo, não deixe de conferir também as resenhas de Cidade dos Ossos e Cidade das Cinzas (mesmo post), Cidade de Vidro, Cidade dos Anjos Caídos e Cidade das Almas Perdidas. Boa leitura!

Os Instrumentos Mortais #6
Título original: City of Heavenly Fire 
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Páginas: 531
Ano: 2014
Nota: 5/5

"Livremente servimos
Porque livremente amamos, conforme nosso arbítrio
De amar ou não; assim nos erguemos ou caímos."

Sinopse (Galera Record): Em Cidade do Fogo Celestial, Clary, Jace, Simon e toda a companhia se unem no meio do caos para enfrentar Sebastian, cujos poderes colocam tudo em risco. E agora eles terão que viajar para outra dimensão para conseguir ter uma chance de impedi-lo. Vidas serão perdidas e sangue irá correr nesse último volume, onde o próprio destino do mundo pode ser mudado.

" - Às vezes a esperança é tudo que nos mantém - disse Magnus (...)." (página 456)



Quando eu comprei Cidade dos Ossos e Cidade das Cinzas da revista AVON em 2013, eu nem imaginava o quão boa seria essa série, e nem que eu chegaria a comprar os outros livros. Mas aos poucos fui completando a série e em agosto nem acreditava que estava comprando o último: Cidade do Fogo Celestial.

" - Quero te dizer que eu não desejaria ter outra vida - disse ela. - Esta vida me trouxe você. (...)." (página 306)

Foi somente quando cheguei ao epílogo do livro, que me dei conta de que iria dizer adeus a série Os Instrumentos Mortais. Uma série genial, com personagens incríveis e escrita de um jeito incrível.

"(...) Heróis nem sempre são os que vencem. Algumas vezes, são os que perdem. Mas eles continuam lutando, continuam voltando. Não desistem. É isso que faz deles heróis." (página 79)

Cassandra Clare tem uma mente brilhante. Ela pensa em cada detalhe, fazendo tudo se encaixar e ser surpreendente. Sua narrativa é rica em descrições, e isso às vezes era ótimo, mas também me deixava perdida e confusa.



Os personagens secundários que me conquistaram desde o primeiro livro, com o tempo se mostraram verdadeiros protagonistas pra mim, com suas histórias e pensamentos.

"Era estranho, pensou ele. Magnus sempre pensava em si como alguém corajoso. Era necessário coragem para viver uma vida imortal e não fechar seu coração e mente para qualquer experiência ou pessoa nova. Porque o que era novo quase sempre era temporário. E o que era temporário, partia seu coração." (página 197)

Todos os personagens estão demais, cada um contribuindo para a história  se tornar o que ela é. Cassandra já me fez amar os protagonistas da sua nova série, Os Artifícios das Trevas. Emma e Julian são ótimos.

Eu queria falar um pouquinho sobre cada personagem, mas descobri que simplesmente não consigo. Posso dizer apenas que são personagens muito bem construídos e que ao longo da série cresceram e me passaram valores muito importantes. A série inteira nos ensina sobre amor, perdão, amizade, coragem, sacrifício, bondade, fé e esperança.

"(...) E os Nephilim... nós tendemos a amar de forma muito avassaladora. Apaixonar-se uma única vez e morrer por amor. Meu antigo tutor costumava dizer que os corações dos Nephilim eram como os corações dos anjos: sentiam todas as dores humanas e nunca se curavam." (página 64)



Cidade do Fogo Celestial é um livro recheado de ação, amor, aventura, magia e emoção. Cenas de tirar o fôlego, cenas para suspirar e para rir. Em um certo momento de um certo capítulo, Cassandra conseguiu fazer algo que não havia acontecido até esse livro: ela me fez chorar. Sim, há perdas, mas também há surpresas e muita, muita esperança.

" - Fantasmas são lembranças, e os carregamos porque aqueles que amamos não deixam o mundo." (página 520)

Meu plano de ler um capítulo por dia no mês de setembro foi pelos ares. O livro pode ter suas 531 páginas, mas foi uma leitura gostosa, com momentos angustiantes e momentos alegres. O epílogo é lindo e achei realmente simples mas, porém cheio de significado.

" (...) - Nós, Caçadores de Sombras, nos colocamos em perigo o tempo todo, todos os dias. Acho que algumas vezes somos imprudentes com nossos corações do mesmo modo como somos com nossas vidas. Quando nós os oferecemos, damos todos os pedaços. E, se não conseguimos o que tanto queremos, como viver?" (página 241)



Duas coisas me intrigaram durante a leitura, e eu gostei muito, pois ficou um ar de mistério até um certo momento, pelo menos pra mim. Outra coisa que não saiu da minha cabeça, foi que eu preciso ler a trilogia As Peças Infernais. Simplesmente porque fiquei boiando com algumas informações, mas também porque fiquei curiosa.

"(...) Sempre haverá aqueles que vão querer defini-la com base no sobrenome que carrega ou no sangue que corre em suas vidas. Não deixe que outros concluam quem você é. Conclua você mesma. (...) A liberdade não é um presente; é um direito nato.(...)". (página 526)

A Cassandra deixou ótimas pontas para sua próxima trilogia, Os Artifícios das Trevas, que promete ser incrível.



"(...) Somos todos parte do que nos lembramos. Guardamos em nós as esperanças e os medos daqueles que nos amam. Contanto que exista amor e lembrança, não existirá perda de fato." (página 527)

É notável o desenvolvimento dos personagens durante a série, e também o quanto a escrita da Cassandra cresceu desde o primeiro livro. A autora é genial. O mundo que ela criou, os personagens cativantes, o enredo rico e muito bem trabalhado. Tudo genial. É uma série cheia de emoção, ação, romance e humor. Vou guardá-la na estante com muito carinho e sempre recomendarei ela, pois é simplesmente única.

Abraços e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário