sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Livro: Trilogia Jogos Vorazes - Suzanne Collins


Se você ainda não leu os livros dessa trilogia, sugiro que não continue lendo este post, pois ele pode conter spoilers, especialmente nas sinopses, que não foram escritas por mim. Só tenho um último conselho a dar sobre a trilogia Jogos Vorazes: Leia!

Jogos Vorazes é uma trilogia distópica escrita pela autora Suzanne Collins e publicada no Brasil pela editora Rocco. Abaixo, você confere pequenos comentários que escrevi sobre cada livro, e no final falei um pouco no geral e sobre a minha experiência ao ler a trilogia Jogos Vorazes.


Jogos Vorazes #1
Livro: Jogos Vorazes
Título original: The Hunger Games
Páginas: 400
Ano: 2010
Nota: 5/5 + 

"Matar ou morrer. Não há escolha.
Na arena, o mais capaz vence.
Que os Jogos Vorazes comecem!"

Sinopse (Rocco): Constituída por uma suntuosa Capital cercada de 12 distritos periféricos, a nação de Panem se ergueu após a destruição dos Estados Unidos. Como represália por um levante contra a capital, a cada ano os distritos são forçados a enviar um menino e uma menina entre 12 e 18 anos para participar dos Jogos Vorazes. As regras são simples: os 24 tributos, como são chamados os jovens, são levados a uma gigantesca arena e devem lutar entre si até só restar um sobrevivente. O vitorioso, além da glória, leva grandes vantagens para o seu distrito.

Quando Katniss Everdeen, de 16 anos, decide participar dos Jogos Vorazes para poupar a irmã mais nova, causando grande comoção no país, ela sabe que essa pode ser a sua sentença de morte. Mas a jovem usa toda a sua habilidade de caça e sobrevivência ao ar livre para se manter viva. As reviravoltas do jogo e as dificuldades enfrentadas pela protagonista levam os leitores a sofrer junto com ela, enquanto descobrem um pouco sobre seu passado e seu relacionamento com Peeta Mellark, o outro tributo enviado pelo Distrito 12 para lutar nos Jogos Vorazes.


"(...) Além disso, não é da minha natureza cair sem lutar, mesmo quando as coisas parecem insuperáveis. (...)" (página 43)



Jogos Vorazes, o primeiro livro da trilogia, é fantástico. Eu simplesmente não queria parar de ler. A escrita da Suzanne Collins é ótima e seus personagens são cativantes. Katniss é uma protagonista muito corajosa, e eu adorei ler a história pela visão dela, com todos os seus pensamentos. Fiquei com muito medo por ela às vezes. Na verdade, eu estava com medo do que poderia acontecer nas próximas páginas. Mas é tudo muito bom! Foi uma leitura viciante.

"(...) É que... quero morrer como eu mesmo. Isso faz algum sentido? (...). Não quero que eles mudem meu jeito de ser na arena. Não quero ser transformado em algum tipo de monstro que sei que não sou." (página 156)


Jogos Vorazes #2
Livro: Em Chamas
Título original: Catching Fire
Páginas: 416
Ano: 2011
Nota: 5/5

"(...) Os Jogos Vorazes continuam!"

Sinopse (Rocco): Depois de ganhar os Jogos Vorazes, competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Os jogos completam 75 anos, momento de se realizar o terceiro Massacre Quaternário, uma edição da luta na arena com regras ainda mais duras que acontece a cada 25 anos. Katniss e Peeta, então, se veem diante de situação totalmente inesperada e, dessa vez, além de lutar por suas próprias vidas, terão que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem.

"Se pudesse escolher, tentaria esquecer por completo os Jogos Vorazes. Jamais falaria neles. Fingiria que não eram nada além de um sonho ruim (...)." (página 10)


O começo de Em Chamas, para mim, foi uma leitura lenta. De maneira alguma chata, apenas demorei para ser fisgada novamente pelo mundo criado por Suzanne Collins. Às vezes algo surpreendente acontecia. Com certeza é uma continuação de tirar o fôlego.

" - Basta se lembrar de quem é o inimigo (...)." (página 276)

Tenho que admitir que fiquei um pouquinho irritada com a Katniss. Mas ela continua forte e esperta, e eu ainda adoro ler seus pensamentos e a confusão de sentimentos pela narrativa em primeira pessoa. Os outros personagens que me cativaram no primeiro livro continuam ótimos, e os novos são muito bons.



"(...) Meus pesadelos normalmente têm a ver com perder você - diz ele. - Eu fico legal logo que percebo que você está aqui." (página 97)

O último capítulo me deixou muito empolgada para ler A Esperança, mas também um pouco triste. Enfim, Em Chamas é demais.


Jogos Vorazes #3
Livro: A Esperança
Título original: Mockingjay
Páginas: 424
Ano: 2011
Nota: 5/5

"A guerra é mais voraz
do que qualquer jogo.
Haverá vencedor na luta
contra a Capital?"

Sinopse (Rocco): Katniss conseguiu sair da arena pela segunda vez, mas, mesmo assim, ainda não está a salvo. A Capital está irritada e quer vingança e, por isso, inicia uma represália a toda a população. Numa trama tão violenta quanto psicológica, Suzanne Collins consegue provocar, em A esperança, um debate sobre a moral e os valores da guerra e as consequências das escolhas feitas por cada um dos personagens.

Ser o símbolo da revolução tem um preço alto para Katniss, que terá que decidir o quanto da sua própria humanidade e sanidade ela poderá arriscar em nome da causa, dos seus amigos e da sua família. É pela voz da protagonista, ainda mais feroz e obstinada, que a autora desafia o leitor a refletir em meio a cenas cruéis de combate. Tudo isso numa narrativa brilhante, com viradas surpreendentes que levam a um desfecho chocante e original.

"Então, depois, quando ele sussurra:
- Você me ama. Verdadeiro ou falso?
Eu digo a ele:
- Verdadeiro." (página 417)


A Esperança é cruelmente ótimo. O último livro da trilogia Jogos Vorazes simplesmente acabou com o meu psicológico. Porém, é um livro maravilhoso. Acredito que seja bem diferente dos dois primeiros. É mais intenso, emocionante, em alguns momentos confuso (pelo menos para mim), e doloroso de ler.

Eu nunca tinha sofrido tando por uma protagonista. Na verdade eu sofri por todos os personagens. Algo que eu reparei, foi como todos eles, os personagens que me cativaram no primeiro e segundo livro, mudaram nesse livro. Como eles cresceram.

"(...) E se eu conseguisse criar asas, poderia voar. Só que as pessoas não conseguem criar asas - diz ele. - Verdadeiro ou falso?
- Verdadeiro - digo. - Mas as pessoas não precisam de asas para sobreviver.
- Tordos precisam. (...)." (página 325)

Eu realmente não tenho as palavras certas para escrever sobre A Esperança. Meu Deus, eu queria chorar a cada página. Mas também me peguei sorrindo em algumas cenas. Conversas, movimentos, lembranças, olhares. Foi uma leitura emocionante que me fez querer começar a trilogia toda novamente, mas esquecer alguns momentos do último livro.

Ele me fez chorar. E como eu chorei. Pelos personagens, pelas perdas, pelos últimos capítulos, pelo epílogo, por ter terminado uma trilogia tão forte e boa. Suzanne Collins escreve maravilhosamente bem. 

"(...) Da promessa de que a vida pode prosseguir, independentemente do quão insuportáveis foram as nossas perdas. Que ela pode voltar a ser boa. (...)." (página 417)

Enfim, A Esperança me deixou empolgada, triste, feliz, e no final me fez chorar. Vou sentir falta dessa trilogia. Jogos Vorazes é sobre esperança, liberdade, proteger quem você ama, fazer escolhas, e muito mais.

Só um conselho: não ouça Atlas, do Coldplay, após terminar A Esperança. Escutei ela, lembrei da história e caí no choro.


Primeiramente, quero dizer que Suzanne Collins é uma escritora genial. Sua escrita no primeiro livro, foi a primeira coisa que me fez ficar viciada na história. É simplesmente maravilhosa.

A protagonista, Katniss, é a uma garota corajosa e inteligente. Ela só tem 16 anos (no primeiro livro) e passa por muita coisa. Sofri demais com ela. A narrativa em primeira pessoa, pelo seu ponto de vista, é um detalhe que me fez amar Jogos Vorazes. Ler seus pensamentos, saber sua opinião, seus medos, sua história que ao longo da trilogia conhecemos mais e mais por lembranças que ela nos conta. Discordei de várias coisas e me irritei com ela. Mas a personalidade da Katniss, tão forte, me conquistou logo de cara.

Sua amizade com Gale, que se entendem por olhares, caçam juntos, ajudam suas famílias, foi um ponto positivo pra mim. Gale é ótimo. Eu adoro ele. Também passa por muitas coisas.

Peeta me deixou confusa, encantada, me fez suspirar, ficar irritada... ele é tão diferente, tão fofo, corajoso... eu amei ele desde o começo. Adoro o jeito dele. Sempre paciente, bom com as palavras.


Os personagens secundários ficaram ao meu lado me conquistando completamente. Haymitch, Effie, Cinna, Finnick, Johanna, Prim, Mags... são personagens ótimos, muito bem construídos e que se tornaram meus amigos.

O triângulo amoroso não é nada cansativo. Pelo contrário, quando as coisas estavam muito tensas ou brutais, Suzanne me presenteava com frases, pensamentos, olhares e gestos que deixavam as cenas mais leves. Adoro Gale e Peeta, eles são demais!

O amor na trilogia foi algo diferente pra mim. Gosto do jeito como Katniss aprende a amar e às vezes precisa desse amor. 

Lembrar do que acontece em cada livro, do que os personagens passam, me faz querer chorar, mas também sorrir. Pois é uma trilogia incrível, com personagens reais e um enredo genial.

Recomendo a trilogia Jogos Vorazes sem pensar duas vezes!
Abraços e até o próximo post!

2 comentários:

  1. Ameeeei a trilogoia, já li os 3 e sou apaixonada pela Katniss e o Peeta! <3
    Agora to lendo divergente! õ/ hahah
    Beijos guria, saudades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amo e adoro os personagens.
      Fico feliz que esteja lendo Divergente. Dizem que a trilogia é ótima.
      Beijos, linda! Saudades!

      Excluir