segunda-feira, 7 de abril de 2014

(Semana Especial #3) Filme: Dezesseis Luas


Essa resenha pode conter spoilers do filme e do livro Dezesseis Luas.

Título original: Beautiful Creatures
Diretor: Richard LaGravenese
Elenco: Alden Ehrenreich, Alice Englert, Jeremy Irons, Viola Davis, Emmy Rossum, Thomas Mann e Emma Thompson.
Gênero: Fantasia e romance
Lançamento: 2013

"Segredos sombrios virão à luz."

Sinopse (AdoroCinema): Cidade de Gatlin, na Carolina do Sul, Estados Unidos. Ethan Wate (Alden Ehrenreich) é um estudante do terceiro ano do colegial, que não vê a hora de sair do local. Ele considera Gatlin uma cidade pacata demais, onde nada de interessante acontece, mas se vê preso ao local por ter que cuidar de seu pai, que não deixa o quarto desde que a esposa faleceu em um acidente de carro, um ano antes. Já há alguns meses Ethan é atormentado por sonhos misteriosos, onde vê uma garota desconhecida. Um dia, ele a encontra em sua sala de aula. Trata-se de Lena Duchannes (Alice Englert), uma jovem de 15 anos que está morando com o tio, Macon Ravenwood (Jeremy Irons), descendente da família que fundou Gatlin. O problema é que Macon e seus familiares têm fama de serem satanistas, o que faz com que boa parte da população da cidade se volte contra eles. Não demora muito para que Ethan se interesse por Lena, sem saber que ela e os integrantes de sua família possuem poderes. Eles precisarão lutar pelo amor que sentem um pelo outro, especialmente devido à uma maldição que assombra a união.

"Minha mãe dizia que só tem dois tipos de pessoas em Gatlin. 
Os muito burros pra ir embora e os condenados a ficar."



Dezesseis Luas é baseado no primeiro livro da série Beautiful Creatures, das autoras Kami Garcia e Margaret Stohl. O filme teve várias críticas negativas, pois não segue praticamente em nada a história do livro.

"Lena, não acredito que a gente tenha um destino e nenhuma escolha.
Fazemos nossas vidas." (Ethan)

Eu sinceramente, quando assisti pela primeira vez, fiquei chocada com as mudanças que fizeram. Aquele final, num primeiro momento, foi horrível pra mim e eu não aceitei. Eu chorei enquanto as letrinhas subiam... pois a última cena, mesmo não sendo o que eu esperava e tendo me decepcionado, foi simplesmente linda. Então eu mudei completamente a minha opinião negativa sobre o filme.



Adorei a atuação de todos os atores. Dos mais experientes, como Jeremy Irons e Emma Thompson, até a dos menos conhecidos (pelo menos por mim), como Alden EhrenreichAlice Englert. Todos interpretaram muito bem os personagens do livro. Alice é a Lena perfeita, e é muito linda. Alden é um Ethan maravilhoso. E o que é aquele sorriso! Ridley foi muito bem representada por Emmy Rossum. Ela é má e perfeita.

" - Você é um deles, não é? O que você é, o atleta... exemplar, americano,
rei do baile... certinho?
- Será que pode me xingar dentro do carro? Isso aqui tá pior do que o Titanic."
(Lena e Ethan)

Eu nunca comentei sobre isso nas minhas resenhas de filmes, mas eu gostei bastante da dublagem dos personagens. Achei que combinou e não ficou esquisito.

A trilha sonora do filme ficou por conta do grupo thenewno2. É simplesmente encantadora e eu sou apaixonada por ela. As músicas passam uma sensação ótima e também transmite a atmosfera dos conjuradores. Minha preferida é Run to me. Me faz chorar.



Alden e Alice tem uma ótima química. Eu fiquei toda boba com aqueles dois. As cenas românticas são lindas. Eu adoro ver as entrevistas com eles, acho os atores muito fofos e simpáticos.

" - Tá lendo... Bukowski? Ele... ele é bom?
- Defina 'bom'."
(Ethan e Lena)

Revenwood ficou demais. Gatlin ficou legal. O quarto da Lena é fofo. Não conhecemos muito a escola. A biblioteca dos Conjuradores ficou ótima.

"Nossas palavras, nossa língua, não podem explicar tudo que existe." (Amma) 

Acho que no geral, eu gostei bastante do filme. Claro que não curti algumas mudanças. Eles retiraram muitas coisas e criaram outras várias, que sim, tenho que admitir, ficaram legais. Mas outras não...

Bom, mesmo a história tendo tomado um rumo completamente diferente do que acontece no livro, eu achei Dezesseis Luas um bom filme. Não é a adaptação mais fiel do mundo, mas é um filme muito legal que me fez amá-lo assim como amo a série de livros. Aquele final vai partir meu coração todas as vezes que eu assistir, mas também vai me fazer sorrir. Eu, como fã, queria muito uma continuação, porém acredito que isso não vá acontecer. Mas fico aqui torcendo.

"Eu não quero ficar mais longe de você do que eu tô agora. Aconteça o que acontecer." (Ethan)



"Amar é um risco pra qualquer um." (Ethan)

Detalhes que eu gosto muito no livro e que são importantes pra mim, mas que mudaram no filme:

No livro, Ethan encontra o medalhão de Genevieve com Lena. Já no começo do filme, Ethan encontra ele sozinho.

Retiraram as músicas que o Ethan ouve o livro todo.

No livro, a data do aniversário da Lena é 11 de fevereiro. No filme é 21 de dezembro.

No filme Ethan e Lena não conversam por Kelt :(

No filme o Link não tem uma banda :(

No livro temos a personagem Amma, que cuida do Ethan, e a personagem Marian, que é a bibliotecária. No filme, o diretor juntou as duas personagens, ou seja, fez de Amma a mulher que cuida de Ethan e também a bibliotecária. Mas eu queria muito ter visto uma atriz interpretando a Marian.

Retiraram Reece, Ryan, as Irmãs e até o Boo Radley do filme.

Ridley come morangos no filme, e não os famosos pirulitos do livro.

No livro temos o baile de inverno, e no filme temos apenas um breve comentário sobre um baile de natal... (e depois dessa cena acontece o que eu nunca imaginava que poderia estar no roteiro).

O Larkin do livro fica do lado de Sarafine. No filme ele até ajuda o Macon.

No livro, a Sra. Lincoln se parte ao meio para revelar Sarafine. No filme Sarafine é a Sra. Lincoln até o final.

Uma coisa que me incomodou bastante, foi a Invocação da Lena e seu encontro com Sarafine. Eu amei essa parte no livro, mas no filme eles mudaram completamente e achei meio rápida e simples demais... sei lá.

Não sei se foi impressão minha, mas o Livro das Luas no filme, parece não ter tanto destaque quanto no livro.



"Tem um lugar no coração que nunca será preenchido. Um espaço. Saberemos disso mais que sempre. Tem um lugar no coração que nunca será preenchido, e esperaremos, esperaremos, dentro desse espaço."

Tenho certeza que esqueci de alguma coisa... mas acho que é isso. Dezesseis Luas, pra mim, é um bom filme, e vocês precisam assistir, mesmo que seja pra ver os sorrisos lindos do Alden. Assistam o trailer:


Abraços e aguardem os próximos posts!

2 comentários:

  1. no livro Ridley tem o cabelo loiro, comprido e com as pontas rosas e no filme ela tem o cabelo curto e ruivo, me decepcionei com isto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois, é. Eu realmente esqueci disso quando estava escrevendo sobre o filme. Mas esse detalhe do cabelo da Ridley foi algo que não me decepcionou tanto assim quanto outras coisas no filme. Mas obrigada por comentar, não lembrei disso na hora. Abraços!

      Excluir