terça-feira, 8 de abril de 2014

(Semana Especial #4) Livro: Azul da Cor do Mar - Marina Carvalho


Autora: Marina Carvalho
Editora: Novas Páginas (selo da Novo Conceito)
Páginas: 335
Ano: 2014
Nota: 5/5 + 

"Então, para mim, ele é só o garoto, ou, quando muito, o garoto
da mochila xadrez, que, ao encontrar seu olhar com o meu, encheu
meu coração de algo inominável."

Rafaela Vilas Boas é uma jovem de 21 anos que mora com dois dos seus três irmãos, Augusto e Ricardo, em um apartamento em Belo Horizonte. Ela é uma aluna muito dedicada e elogiada na faculdade. Rafa sonha em se tornar uma jornalista, e então surge a oportunidade de estagiar no jornal Folha de Minas. Mas quando ela conhece Bernardo Venturini, seu colega de trabalho com quem deve viver colada, ela logo vê que as coisas vão ser um pouco difíceis entre os dois. O rapaz parece não gostar dela, e às vezes é mal educado e muito irritante.

Longe de qualquer preocupação, Rafa escreve sobre um garoto que conheceu quando era criança, na praia de Iriri, no Espírito Santo. Eles nunca conversaram, mas o garoto da mochila xadrez nunca saiu da mente da Rafa.

"(...) Fiquei me sentindo a verdadeira Lois Lane: elegante, competente e 
arrojada. E, se era para começar a fazer comparações, até que eu
podia dizer que Bernardo tinha um quê de Superman - exceto pelo
temperamento, claro." (página 51)



Marina Carvalho tem o dom de criar personagens que me deixam com saudades após terminada a leitura.

Azul da Cor do Mar me fisgou desde a primeira linha. Eu simplesmente fiquei sorrindo o livro todo. É uma leitura leve e divertida.

" - Tenho medo dos seus pensamentos quando está tão calada - 
admitiu Bernardo. - Prefiro seu falatório desenfreado." (página 134)



Rafaela é uma protagonista incrível. Ri muito com ela. Rafa é talentosa e adora se vestir bem. Bernardo é um mocinho que me irritou no começo, mas aos poucos ele foi amolecendo meu coração, tanto que eu queria que ele aparecesse em todas as cenas.

A escrita da Marina é maravilhosa. Consegui perceber o quanto ela evoluiu desde Simplesmente Ana (que eu também amo). É incrível como seus personagens transbordam sentimentos e me fazem amá-los. Eles são reais. Tem suas vidas e suas dúvidas. São muito bem descritos e desenvolvidos.

" - Porque eu amo escrever. E ler. E descobrir coisas novas, investigar, 
ser porta-voz das notícias. Acho que é porque eu sou curiosa." (página 135)

Um detalhe que eu adoro nos livros da Marina, são as referências musicais que ela incrementa na história. Eu acho isso muito legal.

Amei os cenários, os personagens coadjuvantes, os diálogos, os tropeços da Rafa, as implicâncias de Bernardo, as cenas na redação do jornal...



O trabalho gráfico do livro é lindo. A editora está de parabéns. A capa é demais!

"(...) Portanto, cada vez mais entendo que o papel do jornalismo extrapola a transmissão de notícias. Temos o dever de mostrar a realidade do jeito que ela é, sem subterfúgios." (página 109)

Eu não conseguia largar o livro de jeito nenhum. Não lembro de nenhuma parte que eu não tenha gostado.

Quando cheguei aos últimos capítulos, não sabia se ficava feliz ou triste. Terminei o livro muito satisfeita, pois Marina não me desapontou. Ela levou o enredo até a última página com um ritmo perfeito.

"Minha visão, ainda turvada pelas lágrimas, pousou sobre o azul 
daquele olhar penetrante e se deixou mergulhar neles. Mais uma vez." (página 257)

Enfim, só posso dizer que recomendo muito Azul da Cor do Mar, um romance nacional que virou um dos meus queridinhos .



"(...) Prometo deixar seu coração inteiro daqui para a frente." (página 328)

Abraços e até o próximo post da Semana Especial!

Nenhum comentário:

Postar um comentário