quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Livro: O Lado Bom da Vida - Matthew Quick


Título original: The Silver Linings Playbook
Autor: Matthew Quick
Editora: Intrínseca
Páginas: 159 (edição econômica)
Ano: 2012
Nota: 4/5

Sinopse: Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele "lugar ruim", Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados".

Tentando recompor o quebra-cabeça de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com o pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida.

"(...) conversamos sobre meu gosto por nuvens e sobre como a maioria das pessoas perdeu a habilidade de ver o lado bom das coisas, embora a luz por trás das nuvens seja uma prova quase diária de que ele existe."
página 10

"Eu me levanto e, enquanto apertamos as mãos, o modo como Tiffany olha nos
meus olhos me faz sentir realmente estranho."
página 25

"(...) Você precisa de amigos, Pat. Todo mundo precisa."
página 35

"Olhar nos olhos de outra pessoa por um longo tempo revelou-se uma coisa poderosa.
E se você não acredita em mim, tente fazer isso você mesmo."
página 138

"(...) tão distante do "eu amo você" de uma mulher comum e, no entanto, provavelmente mais verdadeiro."
página 159



O Lado Bom da Vida conta a história de Pat Peoples, um homem que saiu de uma instituição psiquiátrica. Porém, ele não sabe o que o fez ir para lá e pensa que ficou apenas uns meses no lugar ruim. Pat agora está decidido a reconquistar Nikki, sua esposa. Mas também tem que enfrentar outros problemas...

Primeiro quero me desculpar pela sinopse horrível que vocês acabaram de ler. Eu não sei fazer isso. Tudo bem, vamos começar a resenha.

Comecei O Lado Bom da Vida muito animada, pois eu adorei o filme (especialmente o final) e queria muito ler o livro. Porém, a leitura foi se tornando arrastada, cansativa e às vezes repetitiva. Acredito que eu esperava encontrar o filme nas páginas do livro. Isso não aconteceu, e o que eu li se tornou algo monótono. Mas só até um ponto.



O livro traz uma história super original. Nunca tinha lido nada parecido. Os personagens também são bem diferentes. Meus preferidos são Pat, Tiffany, Cliff e a mãe de Pat, Jeanie. Todos são ótimos personagens. Por a narrativa ser em primeira pessoa, eu automaticamente entrei na cabeça de Pat e vivi sua vida. Entendi seus problemas e pensamentos. Às vezes tive raiva por ele. Em outros momentos amei ele por suas atitudes e palavras. Sua positividade me contagiou durante toda a leitura.

Tiffany é estranha e foi uma personagem difícil de decifrar.

Adorei o ambiente da história. Os diálogos são legais, apesar da linguagem um pouco pesada.



O Lado Bom da Vida é aquele tipo de livro que chegando aos últimos capítulos, você começa a entender algumas coisas. E o final... até agora não sei se queria que acabasse. Apesar de a leitura ser arrastada algumas vezes, chegar na última página, para mim, foi algo bom e triste ao mesmo tempo.

Achei o filme COMPLETAMENTE diferente do livro, mas os dois são ótimos. Assim como no filme, tive raiva da Nikki o livro todo. Pat fazia tudo pra ela, e isso foi extremamente irritante.

Uma frase que me marcou bastante durante a leitura foi: "(...) porque estou praticando ser gentil em vez de ter razão (...)." - página 27

Li o livro em 10 dias e penso que valeu a pena. Adorei ler a história de Pat, o cara que acreditava no lado bom da vida.

" - Acredito em finais felizes - digo para ele. (...)."
página  9



Espero que tenham gostado da resenha. Estou tentando organizar as resenhas de livros atrasadas. Abraços e até o próximo post!

2 comentários:

  1. Foi uma leitura bastante difícil pra mim também, meio que arrastada.
    Parabéns pelo seu Blog! Sempre gosto de estar aqui de vez em quando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anderson!
      Pois, é. O Lado Bom da Vida foi uma leitura muito bacana, mas um pouco arrastada. Obrigada! Venha visitar sempre que quiser.

      Excluir