sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Livro: Depois daquela viagem - Valéria Piassa Polizzi


Autora: Valéria Piassa Polizzi
Ilustrações:  Miadaira
Editora: Ática
Páginas: 279
Ano: 2007 
Nota: 5/5

Sinopse: No tom descontraído próprio dos jovens, Valéria relata as farras com a turma de amigos, a dúvida entre "ficar" ou namorar, o despertar da sexualidade, a angústia diante do vestibular e muitas outras coisas que atormentam qualquer adolescente. Tudo isso seria perfeitamente natural se não fosse por um pequeno detalhe: Valéria contraiu AIDS aos 16 anos porque, segundo ela mesma, "transei sem camisinha".
Neste livro, ela mostra como, de repente, sua vida passou por uma reavaliação radical. Ela expõe, sem meias palavras, como a doença mexeu com sua cabeça e com seus sentimentos.
Terminada a leitura, fica clara sua resolução de preservar sua condição de ser humano a todo custo, ao mesmo tempo que se esforça para humanizar a todos os que cruzam seu caminho.
Depois daquela viagem é um livro triste e alegre, tocante e verdadeiro, um testemunho da coragem e da determinação de levar adiante a vida, apesar da AIDS.

"(...) Um reflexo... Sabe, acho que era isso mesmo que eu era parecia, um reflexo. O mundo continuava igual, os carros passando, as pessoas trabalhando, o sol quase brilhando, só eu já não era mais a mesma. Estava ali no meio de tudo, existindo sem existir, exatamente como um reflexo."
página 33

"(...) Por mais incrível que parecesse, em nenhum deles eu vi a palavra morte. Ao contrário, todos usavam sempre a expressão "pessoas vivendo com HIV/AIDS", pessoas VIVENDO com HIV/AIDS. Aquilo deu um tilt na minha cabeça."
página 104

"Fui direto pro meu quarto. Olhei na estante: meus livros (...)"
página 220



Valéria é uma adolescente que possui sonhos, medos, amigos fieis, planos... e AIDS. Ela contraiu a doença aos 16 anos em sua primeira relação sexual, pois não usou camisinha. Na época a doença era considerada "coisa de viado", e mulher não contraía.

Depois daquela viagem foi uma grande surpresa pra mim. Eu não tinha intenção de lê-lo. Na verdade eu nem conhecia o livro. Foi uma amiga que me indicou ele. Disse que já tinha lido duas vezes e tinha amado. Eu aceitei a indicação e retirei o livro da biblioteca. Bom... também amei a história.

Comecei o livro com grandes expectativas e não me decepcionei em nenhum momento. Eu simplesmente me sentia feliz enquanto lia. Pois foi uma leitura maravilhosa. 

No começo pensei seriamente em parar com a leitura, pois achei o primeiro capítulo um pouco pesado, meio impactante. Mas eu continuei. Queria muito conhecer a história da Valéria. E conheci. E adorei.



Valéria, a personagem e autora, se tornou uma amiga, uma confidente. Ela conta sua história com um tom descontraído, de fácil compreensão. Parecia que a Valéria estava sentada ao meu lado, me contando sobre sua vida. O livro, por vezes, se assemelhava a um diário.

Às vezes esquecia que a personagem tinha AIDS. Parecia que eu estava lendo apenas a história de uma jovem que gosta de viajar e tem vários planos para sua vida. E outra questão que percebemos durante a leitura, é isso: Valéria fazendo seus planos. Pra agora ou amanhã. E não para daqui dez anos. Nós acompanhamos suas escolhas, dúvidas, medos... aprendemos lições com a personagem.

Por incrível que pareça, as cenas que eu mais gostei foram as das consultas da Valéria com os médicos. Me identifiquei muito com ela nas questões de hospital, tomar soro, ficar no quarto de hospital esperando... pois eu sei como é isso. Fui para o hospital duas vezes. Eu gostei do jeito que ela conversava com os médicos, como ela se expressava, tirava as dúvidas... de certo modo aprendemos junto com a Valéria sobre a AIDS.




Mas é isso mesmo, durante a leitura aprendemos algo de muito valioso: VIVER intensamente.

Algo que me impressionou muito, foi a quantidade de citações do livro que consegui retirar e anotar. 

É uma ótima leitura. Divertida, porém séria. Com trechos inspiradores e ensinamentos valiosos. Faz você pensar. Foi um livro especial pra mim. Nunca tinha lido nada assim. É uma autobiografia que mexe com quem lê. Fiquei curiosa para ler outros livros da autora.

Então leiam! Recomendo muito!
Abraços e até o próximo post!

2 comentários:

  1. Antes de mais nada gostaria de parabeniza-la pelo Blog! É admirável o seu gosto pela leitura. Continue assim. E sobre o livro, é ótimo, impactante. A história da Valéria sem dúvidas é emocionante, inclusive resenhei lá no meu Blog também, se puder dar uma olhada depois: www.relatosdeumadolescente.com
    Abraços, Anderson. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anderson. Muito obrigada! Realmente amo ler e nunca vou parar.
      O livro é lindo. Li ele na escola por recomendação de uma amiga e gostei muito. É uma história forte e bonita. Dei uma olhada no seu blog, e achei bem legal. Abraços!

      Excluir