sexta-feira, 11 de março de 2016

Lista do Amanhã: Minhas autoras favoritas


Dia 8 de março (terça-feira), foi comemorado o Dia Internacional da Mulher. Essa data que é tão especial, tão GIRL POWER, tão linda por nos fazer lembrar de tudo o que as mulheres já conquistaram. Mas é claro que ainda há muitas lutas pela frente.

Eu penso assim: ao mesmo tempo que é incrível termos uma data específica para lembrar da luta delas (bom, da nossa luta), precisamos lembrar, na verdade, que todos os dias são delas. Todos os dias precisamos respeitá-las, valorizá-las, amá-las, protegê-las, mas, claro, deixá-las livres para seguirem seus sonhos sem medos e sem barreiras preconceituosas e machistas. 

Eu estava com a ideia de fazer algo especial para essa data já fazia um tempo, então ela chegou e não consegui postar nada. Mas não desistindo da ideia que desenvolvi com tanto carinho para esse dia importante, resolvi postar mesmo assim.

Reuni algumas das minhas autoras favoritas (foi difícil deixar algumas de fora) e tentei escrever um pouquinho sobre cada uma delas, relatando a razão de eu amá-las, da forma que escrevem e me fascinam, além de comentar sobre suas protagonistas memoráveis. 

Elas são minhas heroínas e são DIVAS e GENIAIS. Além de escritoras são mães, professoras, esposas e mulheres guerreiras. Ser escritora é uma profissão que por trás carrega um certo preconceito e deve-se ter muita força de vontade. Bom, acho que essas lindas autoras simplesmente arrasam no que fazem.

♥ CARINA RISSI:


Conheci a autora em 2014 lendo seu primeiro sucesso, Perdida. Me apaixonei instantaneamente. Carina tem um carisma fantástico, uma escrita deliciosa, descrevendo sentimentos perfeitamente bem, personagens sempre apaixonantes e histórias que nos divertem e emocionam. 

Sofia, sua primeira heroína, é uma mulher forte e inteligente que ama a tecnologia mas que vive uma linda história de amor ao lado de Ian no século 19. Sofia é um exemplo e se tornou uma protagonista querida por todos.

A autora também cria mocinhos que fazem qualquer leitor suspirar e tem o dom de me deixar com saudades quando viro a última página de seus livros. Carina me inspira e eu leria tudo que essa mulher escreve.

CECELIA AHERN:



Conheci a autora em 2014 através do livro Simplesmente Acontece, que na época estava virando filme. Fiquei muito empolgada com os trailers, mas não sabia que a história era baseada em um livro. Consegui comprar o livro antes de assistir ao filme e amei muito a história de Rosie Dunne. A protagonista é inspiradora e divertida. Um exemplo de mãe, amiga e filha. Uma mulher que batalha por seus sonhos.

Como esse primeiro livro que li dela é escrito em forma de cartas, e-mails e cartões, e apesar de ter amado e se tornado o meu livro favorito da vida, eu ainda queria ler algo dela que tivesse a narrativa habitual. Então me joguei de cabeça em A Lista, mesmo sabendo que a trama não focaria no romance. Assim descobri que Cecelia Ahern tinha algo de diferente e muito especial.

A escrita dela tem algo de mágico, me envolvendo imediatamente com suas palavras. Suas protagonistas, Rosie, Kitty, Christine e as muitas que quero conhecer e amar, são mulheres incríveis. Divertidas, com lindas histórias, lindas lições. Cecelia sempre me deixa com um frio na barriga, e eu amo quando isso acontece.

JOJO MOYES:


Conheci a Jojo em 2015 quando li Como eu era antes de você, o maior sucesso dela. Eu tinha lido uma resenha do livro e me interessei muito, então encomendei ele em uma livraria da minha cidade. Logo no prólogo me apaixonei pela escrita da autora. A história é ao mesmo tempo divertida e emocionante. Lou é uma das melhores protagonistas que tive o prazer de conhecer e a mensagem que Jojo Moyes passou foi algo lindo demais.

Foi depois que li Um mais um que notei que a autora tem um tipo de receita que me conquista. Ela coloca romance, drama e humor, usa as palavras certas, cria personagens apaixonantes, mistura tudo isso e transforma em uma história incrível.

Jojo Moyes me diverte, me emociona, me deixa com um sorrisão no rosto e me transmite lições maravilhosas. Bom, ela é maravilhosa.

♥ MARINA CARVALHO:


Em 2013 tive um dos meus primeiros contatos de sucesso com a literatura nacional lendo Simplesmente Ana. A protagonista mineira conquistou meu coração aos poucos, e de repente lá estava eu tendo ataques enquanto lia algo completamente novo para mim. Acredito que foi a Marina quem me apresentou a nova cara da literatura nacional e assim me apaixonei por ela e por suas histórias.

A autora tem um jeito simples e envolvente de narrar. Suas protagonistas aprendem, sofrem, me divertem, evoluem. Seus mocinhos também são demais.

Lembro quando acompanhei a chegada da continuação de Simplesmente Ana, ou mesmo qualquer notícia que a autora liberava sobre seu trabalho, e ficava morrendo de ansiedade. Já mandei uma mensagem para ela depois que comprei Elena, e quando ela me respondeu eu dei pulos de alegria. Marina é uma pessoa incrível, professora, esposa, mãe, escritora.

♥ MAGGIE STIEFVATER:


Conheci essa mulher genial em 2014 depois de assistir uma resenha de Os Garotos Corvos, primeiro livro de A Saga dos Corvos. Eu fiquei completamente apaixonada pela escrita da autora e também por seus personagens tão bem construídos.

Maggie é brilhante no que faz. As descrições, os personagens, os mistérios. Nunca tinha lido nada parecido. Blue é uma protagonista (os garotos corvos também são principais) bem original e cheia de personalidade. Seus diálogos são ótimos e o humor é algo peculiar.

Além de escritora, Maggie toca alguns instrumentos e adora carros. Ela é uma excelente escritora e simplesmente escreveu uma das minhas séries favoritas.

♥ KIERA CASS:


Conheci a autora em 2013 quando comprei A Seleção em uma Feira do Livro na minha cidade. Mal sabia eu que tinha em mãos algo muito especial.

Kiera tem uma das melhores escritas que já li nessa minha vida de leitora. É totalmente viciante. Seus personagens são encantadores, os livros têm ótimos quotes e a protagonista, America, apesar de teimosa, é forte e bondosa. Lembro das várias emoções enquanto lia a história dela.

A autora é esposa, mãe, apaixonada por seus personagens, simpática e muito, muito talentosa. Sempre vou querer ler seus livros.

Fonte das imagens da montagem:

Carina Rissi | fonte
Cecelia Ahern | fonte
Jojo Moyes | fonte
Marina Carvalho | fonte
Maggie Stiefvater | fonte
Kiera Cass | fonte

É claro que há várias outras autoras na minha estante que eu adoraria colocar nessa lista. Mas o importante é que eu amo todas elas e as histórias que criam me fazem feliz como leitora. Todas elas têm meu coração. Há também autoras que não li ainda, mas espero que em 2016 eu conheça cada uma. 

Mesmo que eu esteja um pouco atrasada: Feliz Dia Internacional da Mulher Mas lembrem, todos os dias são delas.

Abraços e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário