quarta-feira, 11 de abril de 2018

#6AnosDeBlog | LISTA DO AMANHÃ: 6 livros que eu gostaria que todo mundo lesse


Bem-vindos(as) ao quarto dia da semana especial #6AnosDeBlog!

E hoje é o grande dia! 11 de abril!
Hoje o Amanhã Será Diferente completa 6 anos de existência! Apesar de tudo, de às vezes eu ficar semanas sem postar nenhum conteúdo, continuo sempre com o meu maior objetivo, que é ler e compartilhar o meu amor pela leitura. 

Por conta disso, decidi criar uma Lista do Amanhã, que faz um bom tempo que não posto, com 6 livros que eu gostaria muito que as pessoas lessem. Para conhecer as histórias incríveis que abordam assuntos importantes e necessários, sentir todas as emoções que cada uma delas despertou em mim, se identificar com personagens, sentir empatia, conhecer pontos de vista diferentes dos seus. Eu queria colocar vários outros livros nessa lista, porém escolhi 6 por causa da idade que o blog está fazendo. Confira então algumas das minhas recomendações de leituras (se quiser ler as resenhas dos livros, é só clicar nos títulos deles):

AMY & MATTHEW de Cammie McGovern


"Às vezes, eu te amo é o mais difícil de dizer. Amy e Matthew não se conheciam realmente. Não eram amigos. Amy tinha uma eterna fachada de felicidade estampada em seu rosto, mesmo tendo uma debilitante deficiência que restringe seus movimentos. Matthew sabia quem ela era, claro, mas ele também sabia quem eram várias outras pessoas que não eram seus amigos. Matthew nunca planejou contar a Amy o que pensava, mas depois de contar, ela percebe que é exatamente de alguém assim que precisa. À medida que passam mais tempo juntos, Amy descobre que Matthew também tem seus problemas e segredos, e decide tentar ajudá-lo da mesma forma que ele ajudou-lhe. E quando a relação que começou como uma amizade transforma-se em outra coisa que nenhum dos 2 esperavam ou sabem definir, eles percebem que falam de tudo um para o outro... Exceto o que mais importa." - Skoob

No final da minha resenha de Amy & Matthew, escrita em 2015, eu disse que todo mundo deveria ler esse livro algum dia. Bom, desde lá minha experiência com livros mudou muito, mas o meu amor por esse livro e a vontade que eu tinha de que as pessoas o lessem e se surpreendessem nunca mudou. 

Amy & Matthew traz uma história que dividiu opiniões, mas eu simplesmente amei, e a minha resenha reflete isso. Além da trama envolvente, a escrita da autora é um detalhe fantástico, pois é simples e ágil e te faz querer ler mais e mais. E ainda tem o fato de que a sinopse não revela quase nada do que é contado na história.

Os dois protagonistas crescem no decorrer da narrativa, erram, amam e fazem descobertas. É sobre aceitação, amizade, amor e o mais importante, na minha opinião, é que a autora constrói uma história onde personagens têm deficiências e transtornos, porém ela foca no potencial que esses jovens apresentam e no quanto eles são incríveis apesar de suas limitações.


PASSARINHA de Kathryn Erskine


"No mundo de Caitlin, tudo é preto e branco. Qualquer coisa entre um e outro dá uma baita sensação de recreio no estômago e a obriga a fazer bicho de pelúcia. É isso que seu irmão, Devon, sempre tentou explicar às pessoas. Mas agora, depois do dia em que a vida desmoronou, seu pai, devastado, chora muito sem saber ao certo como lidar com isso. Ela quer ajudar o pai - a si mesma e todos a sua volta -, mas, sendo uma menina de dez anos de idade, autista, portadora da Síndrome de Asperger, ela não sabe como captar o sentido. 

Caitlin, que não gosta de olhar para a pessoa nem que invadam seu espaço pessoal, se volta, então, para os livros e dicionários, que considera fáceis por estarem repletos de fatos, preto no branco. Após ler a definição da palavra desfecho, tem certeza de que é exatamente disso que ela e seu pai precisam. E Caitlin está determinada a consegui-lo. Seguindo o conselho do irmão, ela decide trabalhar nisso, o que a leva a descobrir que nem tudo é realmente preto e branco, afinal, o mundo é cheio de cores, confuso mas belo. 

Um livro sobre compreender uns aos outros, repleto de empatia, com um desfecho comovente e encantador que levará o leitor às lágrimas e dará aos jovens um precioso vislumbre do mundo todo especial dessa menina extraordinária." - Skoob

Passarinha é um livro delicado e forte ao mesmo tempo. Foi uma das melhores leituras que já fiz na minha vida. Caitlin é uma criança de dez anos que tem Síndrome de Asperger. Ela é encantadora, inteligente, e nos ensina sobre valores e sentimentos de um jeito muito simples, dentro do mundo dela e com toda sua inocência, a partir de seus próprios questionamentos e pensamentos. 

A escrita da autora é maravilhosa e na resenha eu escrevi que acredito que esse livro deva ser uma leitura de escola e faculdade, pois nos mostra um outro olhar sobre o autismo e também uma protagonista apaixonante e que cresce durante a história.

OS 27 CRUSHES DE MOLLY de Becky Albertalli


"Molly já viveu muitas paixões, mas só dentro de sua cabeça. E foi assim que, aos dezessete anos, a menina acumulou vinte e seis crushes. Embora sua irmã gêmea, Cassie, viva dizendo que ela precisa ser mais corajosa, Molly não consegue suportar a possibilidade de levar um fora. Então age com muito cuidado. Como ela diz, garotas gordas sempre têm que ser cautelosas.

Tudo muda quando Cassie começa a namorar Mina, e Molly pela primeira vez tem que lidar com uma solidão implacável e sentimentos muito conflitantes. Por sorte, um dos melhores amigos de Mina é um garoto hipster, fofo e lindo, o vigésimo sétimo crush perfeito e talvez até um futuro namorado. Se Molly finalmente se arriscar e se envolver com ele, pode dar seu primeiro beijo e ainda se reaproximar da irmã.

Só tem um problema, que atende pelo nome de Reid Wertheim, o garoto com quem Molly trabalha. Ele é meio esquisito. Ele gosta de Tolkien. Ele vai a feiras medievais. Ele usa tênis brancos ridículos. Molly jamais, em hipótese alguma, se apaixonaria por ele. Certo?

Em Os 27 Crushes de Molly, a perspicácia, a delicadeza e o senso de humor de Becky Albertalli nos conquistam mais uma vez, em uma história sobre amizade, amadurecimento e, claro, aquele friozinho na barriga que só um crush pode provocar." - Skoob

Esse livro é fofo demais. Mas é claro que ele não é apenas isso. A história conta sobre amor, amizade, insegurança, família. É um livro repleto de diversidade e representatividade. A escrita da autora é muito gostosinha de ler, ela coloca um humor maravilhoso na trama e a protagonista, Molly, é simplesmente incrível, pois é fácil se identificar com ela, sentir as mesmas coisas, entender seus pensamentos.

BOA NOITE de Pam Gonçalves


"Alina quer deixar seu passado para trás. Boa aluna, boa filha, boa menina. Não que tudo isso seja ruim, mas também não faz dela a mais popular da escola. Agora, na universidade, ela quer finalmente ser legal, pertencer, começar de novo. O curso de Engenharia da Computação - em uma turma repleta de garotos que não acreditam que mulheres podem entender de números -, a vida em uma república e novos amigos parecem oferecer tudo que Alina quer. Ela só não contava que os desafios estariam muito além da sua vida social. Quando Alina decide deixar de vez o rótulo de nerd esquisitona para trás, tudo se complica. Além de festas, bebida e azaração, uma página de fofocas é criada na internet, e mensagens sobre abusos e drogas começam a pipocar. Alina não tinha como prever que seria tragada para o meio de tudo aquilo nem que teria a chance de fazer alguma diferença. De uma hora para outra, parece que o que ela mais quer é voltar para casa." - Skoob

O livro da Pam foi necessário por várias razões. Por mostrar uma realidade que poucos conhecem, que é o abuso sexual nas festas de faculdade, por abordar assédio, machismo e racismo, por construir uma trama onde mulheres se juntam para lutar contra essas violências, por ser uma história feminista e GIRL POWER. A escrita da Pam é simples, mas ela escreveu um livro marcante que discute assuntos importantes, têm personagens reais, diversidade, toques de romance e humor.

O SOL É PARA TODOS de Harper Lee


"Um livro emblemático sobre racismo e injustiça: a história de um advogado que defende um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca nos Estados Unidos dos anos 1930 e enfrenta represálias da comunidade racista. O livro é narrado pela sensível Scout, filha do advogado. Uma história atemporal sobre tolerância, perda da inocência e conceito de justiça.
O sol é para todos, com seu texto “forte, melodramático, sutil, cômico” (The New Yorker) se tornou um clássico para todas as idades e gerações." - Skoob

Eu me apaixonei pela história a cada página lida. A Scout nos ensina tantas coisas, questionando atitudes e conversas, dialogando com o pai, o irmão e o amigo, fazendo reflexões consigo mesma. Trata de justiça, racismo, diferenças entre classes sociais, e tudo isso visto pelos inocentes olhos de Scout, mas que tem uma forte opinião. 

A escrita da Harper Lee é envolvente e muito acessível. O Sol é Para Todos é um clássico que merece ser lido por todos, pois infelizmente, mesmo tendo sido escrito anos atrás, aborda um assunto que ainda está presente na realidade atual. Cada capítulo, cada questão levantada por Scout, cada ensinamento de Atticus é um tapa na cara da sociedade. Simples assim.

A LISTA de Cecelia Ahern


"Kitty Logan tem 32 anos e aos poucos está perdendo tudo o que conquistou: sua carreira está arruinada; seu namorado a deixou sem um motivo aparente; seu melhor amigo está decepcionado com ela; e o principal: sua confidente e mentora está gravemente doente.

Antes de morrer, Constance deixa um mistério nas mãos de Kitty que pode ser a chave para sua mudança de vida: uma relação de nomes de pessoas desconhecidas. É com base neles que Kitty deverá escrever a melhor matéria de sua carreira.

Quando começa a ouvir o que aquelas pessoas têm a dizer, Kitty aos poucos descobre as conexões entre suas histórias de vida e compreende por que foi escolhida para dar voz a elas." - Skoob

Faz tempo que eu não falo sobre esse livro. Só de reler a minha resenha lembrei de tudo. A Lista conta uma história emocionante, divertida, intrigante. Kitty é uma mulher que cometeu um erro, mas que é fantástica e eu a amei desde o início da leitura. Ela aprende muito com as pessoas que conhece por causa da matéria. Na verdade essa é uma história sobre pessoas e o quanto são extraordinárias apenas sendo elas mesmas e vivendo suas histórias. A escrita da autora é sensacional, o toque de humor sempre presente nas histórias dela é muito bom e ainda temos um romance fofo demais.

Abraços e até amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário