sábado, 15 de abril de 2017

LEITURAS DO MÊS: Março 2017


Olá. Em março eu passei pela minha primeira ressaca literária. Li três livros, e durante três dias não consegui pegar outro para ler, e o motivo não foi porque o último livro lido foi incrível a ponto de outro não poder superá-lo. Fiquei pensando que qualquer livro que eu escolhesse não me agradaria, e eu não queria que isso acontecesse, pois sabia que seriam ótimos se eu os lesse em outro momento.

Então peguei um livrinho que tinha comprado no mesmo mês e comecei a leitura. Digamos que esse livro me salvou. Confira minha opinião sobre as minhas leituras de março:


À PROCURA DE AUDREY | Sophie Kinsella | Galera Record | Nota 5/5

"Audrey, 14 anos, leva uma vida relativamente comum, até que começa a sofrer bullying na escola. Aos poucos, a menina perde completamente a vontade de estudar e conhecer novas pessoas. Sem coragem de sair de casa e escondida por um par de óculos escuros, a luz parece ter mesmo sumido de sua vida. Até que ela encontra Linus e aprende uma valiosa lição: mesmo perdida, uma pessoa pode encontrar o amor." - Skoob

Apesar de apresentar um assunto que vi poucas vezes em livros, e de fato ser algo sério, a escrita da autora é leve e fluida, a história é gostosa de acompanhar e o humor é incrível.

Me identifiquei várias vezes com a Audrey. Essa parte do contato com as pessoas, do contato visual, de estar sempre fantasiando sobre o que as pessoas ao redor estão pensando de mim ou da situação, remoendo algo ruim.

Eu só não favoritei o livro, porque queria muito saber o que aconteceu com a Audrey na escola, mesmo com ela própria não querendo relembrar dos fatos e contar ao leitor.

Apesar de muitas vezes não focar na Audrey, e sim na mãe e no irmão mais velho dela, e eu sentir que a protagonista se tornou um plano de fundo em certos momentos, eu amei tudo. A família Turner é encantadora, mesmo com todas as implicâncias e brigas. Anne, Chris, Frank, Felix, Audrey e Linus. Amei todos.


TUDO E TODAS AS COISAS | Nicola Yoon | Novo Conceito | Nota 5/5 + 

"Minha doença é tão rara quanto famosa. Basicamente, sou alérgica ao mundo. Qualquer coisa pode desencadear uma série de alergias. Não saio de casa. Nunca saí em toda minha vida. As únicas pessoas que já vi foram minha mãe e minha enfermeira, Carla. Eu estava acostumada com minha vida até o dia que ele chegou. Olho pela minha janela para o caminhão de mudança, e então o vejo. Ele é alto, magro e está vestindo preto da cabeça aos pés. Seus olhos são de um azul como o oceano. Ele me pega olhando-o e me encara. Olho de volta. Descubro que seu nome é Olly. Talvez eu não possa prever o futuro, mas posso prever algumas coisas. Por exemplo, estou certa de que vou me apaixonar por Olly. E é quase certo que será um desastre." - Skoob

A leitura de Tudo e Todas as Coisas foi rápida e envolvente. A escrita da Nicola Yoon é fluida e o fato de eu criar várias teorias para o final, me fez ler sem querer parar.

Os capítulos são bem curtos, às vezes de uma página e até mesmo com uma única frase ou ilustrações. A forma como o livro é apresentado foi incrível e encantador.

A história é fofa, curiosa, instigante, romântica, com uma dose de humor leve e referências de livros e filmes.

Eu amei Maddy e Olly. Nem sei o que dizer além disso, mas gostei muito das primeiras experiências dos dois, dos pensamentos da Maddy sobre Olly e sobre tudo, do desejo dela de conhecer o mundo, o oceano, as sensações. A forma como a história é narrada muitas vezes é poética.

Fiquei tensa nos últimos capítulos, querendo muito saber como a autora finalizaria a história, mas querendo mais Maddy e Olly, mais conversas e momentos fofos e divertidos.

Eu gostei do final (fui lendo e no final abri um sorriso enorme) e meio que acertei uma das minhas teorias sobre um certo assunto. Mas eu queria mais. Queria também outros finais, diferentes versões, apesar de eu ter gostado do jeito que foi.


AUSTENLÂNDIA | Shannon Hale | Record | Nota 5/5 + 

"Jane Hayes tem 33 anos e mora na Nova York atual. Bonita, inteligente e com um bom emprego, ela guarda um segredo constrangedor: é verdadeiramente obcecada pelo Sr. Darcy. Embora sonhe com ele, os homens reais com os quais se depara são muito diferentes dos que habitam sua fantasia. Justamente por isso, ela decide deixar de lado sua vida amorosa e aceitar seu destino: noites solitárias aconchegada no sofá assistindo a Colin Firth em seu DVD.

Porém, esses não são os planos que sua rica e velha tia-avó Carolyn, tem para a moça. A única a descobrir o segredo de Jane deixa, em seu testamento, férias pagas para a sobrinha-neta na Austenlândia. A ideia é que Jane tenha uma legítima experiência como uma dama no início do século XX e consiga se livrar de uma vez por todas de sua obsessão. Contudo, para isso, ela terá que abrir mão do celular, da internet e até do uso de sutiãs em troca de tardes de leitura, espartilhos e... a companhia de belos cavalheiros." - Skoob

Austenlândia foi uma leitura divertida, mas não a ponto de eu rir loucamente em público. Foi uma história gostosinha de ler. A escrita é fluida, e em pouco tempo eu mergulhei no enredo, lendo facilmente capítulo atrás de capítulo.

Pude observar que a adaptação é bem fiel ao livro, com apenas algumas mudanças. Fiquei muito feliz ao me dar conta de que havia amado o livro assim como amo o filme.

Estar com Jane nessa viagem, nessa aventura pessoal no século XIX, poder conhecer seus conflitos internos, a mulher e fã que ela é, me proporcionou horas de diversão e romance.


A SALA DOS RÉPTEIS | Lemony Snicket | Desventuras em Série #2 | Seguinte | Nota 5/5 + 

"Lemony Snicket é um autor que não pode ser acusado de falta de franqueza. Sabe que nem todo mundo suporta as tristezas que ele conta e por isso - para que depois ninguém reclame - faz questão de avisar: 'Se você esperava encontrar uma história tranquila e alegre, lamento dizer que escolheu o livro errado. A história pode parecer animadora no início, quando os meninos Baudelaire passam o tempo em companhia de alguns répteis interessantes e de um tio alto-astral, mas não se deixem enganar...'

Os Baudelaire têm mesmo uma incrível má sorte, mas pode-se afirmar que a vida deles seria bem mais fácil se não tivessem de enfrentar o tempo todo as armadilhas de seu arqui-inimigo: o conde Olaf, um homem revoltante, gosmento e pérfido. Em 'Mau Começo' ele deu uma pequena amostra do que é capaz de fazer para infernizar a vida de Violet, Klaus e Sunny Baudelaire - e aqui as coisas só pioram." - Skoob

Esse é o livro que me salvou da ressaca literária. Eu li o primeiro livro da série, Mau Começo, em 2015 (e amei muito), mas nunca resenhei ele, porque queria escrever sobre a minha experiência com a série em um post só. Bom, no momento estou tentando conseguir os livros em sebos ou promoções na internet, e acabei de ler o segundo volume (que foi adquirido desesperadamente em uma livraria por 28,00 reais). Agora que estou assistindo a série de TV, estou lendo os livros aos poucos, pois dois episódios equivalem a um livro e na primeira temporada há 8 episódios, ou seja, adaptação de 4 livros.

A história de A Sala dos Répteis é muito bem contada e genial. Foi impossível não querer ler um capítulo atrás do outro, pois foi muito instigante e eu queria descobrir certas coisas, saber como tudo se desenrolaria.

Conde Olaf é um dos vilões mais cruéis que eu já conheci, mas também um personagem muito bem pensado. Violet, Klaus e Sunny são irmãos unidos e muito inteligentes.


UMA HISTÓRIA DE NOTÁVEIS CAÇADORES DE SOMBRAS E SERES DO SUBMUNDO CONTADA NA LINGUAGEM DAS FLORES | Cassandra Clare e Cassandra Jean | Galera Record | Nota 5/5 + 

"Em Uma história de notáveis Caçadores de Sombras e seres do Submundo contada na linguagem das flores, Cassandra Jean mergulha nos personagens criados por Cassandra Clare nas séries Os Instrumentos Mortais, As Peças Infernais e Os Artifícios das Trevas, reunindo características e ficha técnica de nomes como Jace Wayland, Magnus Bane e Tessa Grey. Comparando cada um deles a uma flor, e com belas ilustrações, ela cria um guia para os amantes dessas histórias... e para os que desejam começar a conhecê-las." - Skoob

O livro traz ilustrações belíssimas, informações e características dos personagens, além de ter uma capa lindíssima. Coloquei um post-it nos meus personagens e ilustrações favoritas. O livro é todo maravilhoso e uma leitura repleta de sentimentos para quem ama o mundo dos Caçadores de Sombras. 


DIVERGENTE - GUIA DA INICIAÇÃO | Cecilia Bernard | Prumo | Nota 5/5

"Leitura obrigatória para os fãs da série Divergente, o Guia da iniciação é um compêndio das facções criadas por Veronica Roth em sua trilogia de sucesso. O livro traz tudo sobre a Audácia, a Erudição, a Amizade, a Franqueza, a Abnegação e seus líderes, e apresenta também o perfil dos iniciandos Tris, Caleb, Molly, Christina, Peter, Al e os outros. Um verdadeiro passaporte para a Chicago distópica da série que leva o leitor a acompanhar a jornada dos personagens desde o teste de aptidão ao dia da Cerimônia de Escolha, passando pelos rigores do treinamento no complexo da facção Audácia." - Skoob

Essa foi uma leitura interessante. Nada muito uau, porém traz algumas informações que eu desconhecia. É recheado de fotos, características e detalhes do primeiro filme da trilogia Divergente.

Abraços e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário