quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

As melhores leituras de 2016


Yay! Finalmente estou aqui com a minha lista de melhores leituras de 2016. Percebi que, com exceção de um ou dois livros, selecionei muito bem minhas leituras ano passado, e também fiquei feliz por ter lido 10 livros nacionais. Ao todo foram 31 livros lidos, e 14 favoritados.

Para montar a lista, tomei algumas decisões. Nem todos que coloquei nela foram favoritos e alguns dos favoritos não entraram nela. As leituras que escolhi foram experiências incríveis, com personagens inesquecíveis, histórias divertidas, tocantes, bem construídas e escritas envolventes. Foram livros que amei ter lido, amei ter tido a chance de conhecer. Confira as 15 melhores leituras de 2016, que eu coloquei na ordem que li: 

CONVERGENTE de Veronica Roth: Apesar de ter favoritado Insurgente por causa do final, escolhi colocar nesta lista Convergente. Lembro de ter mergulhado facilmente no último livro da trilogia Divergente, me apegado ao elenco de personagens e me emocionado com alguns acontecimentos. Eu ainda não acho a distopia tão brilhante, mas eu gostei da experiência de ter lido ela e especialmente o desfecho.

 

MENTIRA PERFEITA de Carina Rissi: Saiba que essa autora maravilhosa não vai aparecer só uma vez nesta lista. Mentira Perfeita foi um livro surpreendente, que me arrancou muitas risadas e me deixou apaixonada pelos personagens.


AZEITONA de Bruno Miranda: O primeiro romance do menino Bruno foi uma leitura deliciosa. Ele construiu uma história original e escrita de forma simples e envolvente. Os relacionamentos familiares, o desenrolar do enredo, o humor, as surpresas, tudo foi pensado e contado muito bem.


O AMOR NOS TEMPOS DO OURO de Marina Carvalho: Logo nas primeiras páginas do livro eu já estava arrebatada, e isso me surpreendeu, pois estava com medo de não gostar. A escrita da Marina Carvalho é uma delícia, o romance é lindo, e Cécile é uma protagonista muito corajosa.


O AMOR NOS TEMPOS DE #LIKES de Pam Gonçalves, Bel Rodrigues, Hugo Francioni e Pedro Pereira: Esse livro é repleto de amor e coisas boas. Foi uma leitura leve, que me apresentou ótimas escritas e também bons ensinamentos.


ENCRENCA de Non Pratt: Eu amei esse livro imensamente. Na verdade não desde o começo, mas então me vi fisgada pela história, pelo desenvolvimento dos protagonistas, a escrita leve, os segredos, o humor. É um daqueles livros que eu queria que todo mundo lesse.


A COROA de Kiera Cass: Eu devorei A Coroa, pois a escrita tão viciante da autora não me deixou ler apenas algumas páginas por dia. Eu favoritei o livro pois os últimos capítulos dele são incríveis e cheios de surpresas, mas principalmente, pelas decisões da protagonista e pelo rumo final da história.


DEPOIS DE VOCÊ de Jojo Moyes: A sequência de Como eu era antes de você me surpreendeu muito. Eu não amei desde o primeiro capítulo, porém, a escrita maravilhosa da Jojo Moyes, o humor sempre bem colocado, personagens como Sam, Lily e os integrantes do grupo que Lou frequenta, além da própria Louisa, e algumas surpresas, acabaram me fazendo amar Depois de Você e guardar a experiência de leitura no coração.


O ANO EM QUE TE CONHECI de Cecelia Ahern: Ler esse livro foi ao mesmo tempo uma delícia e também uma surpresa, pois eu não estava esperando nada do que aconteceu. Amei muito a história e os personagens. 


POR LUGARES INCRÍVEIS de Jennifer Niven: Eu fiquei encantada por esse livro. Pela escrita poética e fluida da autora, abordando o suicídio de maneira leve, os protagonistas apaixonantes, as citações, e pelo fato de ser um livro marcante e necessário.


UM CASO PERDIDO de Colleen Hoover: Eu gostei muito de ter lido esse livro, e de ter conhecido Sky e Holder. Eles são um casal com uma química fascinante e a escrita da autora é muito envolvente. A experiência da leitura valeu muito a pena, apesar de o livro ser um tanto pesado e ter me deixado angustiada.


ANTES DO AGORA de Gleice Couto: Eu amei demais o conto da autora, que para mim foi surpreendente e muito bem escrito. Ela abordou um assunto que até então eu nunca tinha lido sobre e conseguiu criar uma história tocante em menos de 100 páginas.


PARA CADA INFINITO de Victor Almeida: Esse conto foi muito fofo e bem escrito. Ele é simples, mas carrega algo profundo e bonito.


PROMETIDA de Carina Rissi: Olha quem apareceu de novo! Prometida foi lindo, divertido, repleto de amor e suspiros, desencontros e mal entendidos. Carina Rissi sempre arrebata meu coração com suas histórias e seus personagens.


O CADERNINHO DE DESAFIOS DE DASH & LILY de David Levithan e Rachel Cohn: A última leitura de 2016 foi deliciosa. A história é divertida e apaixonante, e os personagens são demais.


Abraços e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário