terça-feira, 20 de setembro de 2016

O ANO EM QUE TE CONHECI de Cecelia Ahern


Título: O Ano em que Te Conheci
Título original: The Year I Met You
Autora: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Páginas: 331
Ano: 2016
Nota: 5/5 + 

"Milagres só crescem onde você os planta."

Sinopse: Bem-vindos ao mundo imperfeito de Jasmine e Matt. Vizinhos, eles não têm o menor interesse em tornarem-se amigos e nunca haviam se falado antes. Estavam sempre ocupados demais com suas carreiras para manter qualquer tipo de contato.

Jasmine, mesmo sem nunca tê-lo encontrado, tem motivos para não suportar Matt. Ambos estão em uma licença forçada do trabalho e sofrendo com seus dramas familiares. Eles precisam de ajuda. 

Na véspera de Ano-Novo, os olhares de Jasmine e Matt se encontram de forma inusitada pela primeira vez. Eles têm muito tempo livre e precisam rever seus conceitos para poder seguir em frente.

Conforme as estações do ano passam, uma amizade improvável lentamente começa a florescer. Uma história dramática, original e divertida como só Cecelia Ahern é capaz de escrever.


É sempre uma delícia ler Cecelia Ahern. Eu estava muito animada para ler O Ano em que Te Conheci, e quando o livro chegou aqui em casa, na mesma noite comecei a leitura.

A narrativa, nesse livro, é ao mesmo tempo leve e intensa. A história é envolvente, divertida, dramática, reflexiva.

Eu tinha uma ideia sobre como a trama se desenrolaria, mas fui completamente surpreendida pelas palavras da Cecelia. Fui jogada na vida da Jasmine. Seu passado, seus pensamentos sobre o trabalho, sua família, as pessoas ao seu redor, ela mesma, suas impressões sobre seu vizinho de frente, Matt Marshall. Os longos parágrafos repletos dos pensamentos da protagonista são incríveis. Ela está de licença forçada do trabalho, que ela ama, e às vezes me identificava com os vários sentimentos que ela descreve, pois também não estou trabalhando no momento.


Decidi não falar muito sobre o enredo, pois foi maravilhoso acompanhar Jasmine e Matt nessa jornada. O ritmo da história, atravessando as quatro estações, foi perfeito. Quando terminava um capítulo e ia dormir, eu mal esperava para começar outro no dia seguinte. 

Preciso falar sobre os personagens, que em se tratando de Cecelia Ahern, sempre se tornam especiais para mim e permanecem em meu coração após fechar o livro. Eu amei Jasmine desde o primeiro instante. Gosto muito do modo como a autora constrói suas protagonistas, nos apresentando mulheres que cometem erros, têm defeitos, colocam obstáculos para si mesmas, que não enxergam coisas importantes pois estão focadas em outras. Mas no decorrer da história acabam descobrindo lindos e essenciais valores, refletindo e também nos fazendo refletir. A ligação que Jasmine estabelece com seu jardim foi algo que amei. Enquanto ela construía o jardim, mexia na terra, plantava as flores e planejava o que faria nele, para mim esses foram momentos para parar, refletir, rever atitudes e pensamentos.

"Olho para meu jardim, em flor, lindo, minha fonte mágica de conhecimento. Quanto mais cavo o solo, mais cavo dentro de mim." - página 250


Conhecemos Matt através das observações de Jasmine, mas a partir do momento que ela começa a realmente ver quem ele é e como se sente em relação aos problemas que enfrenta, como por exemplo o emprego, comecei a amá-lo. E preciso admitir que shippei os dois em vários momentos, mas a autora também me surpreendeu no quesito romance, e deixou meu coração bem aquecido nas últimas páginas do livro.

Uma personagem secundária que roubou meu coração foi Heather, irmã mais velha da Jasmine apenas um ano. Ela tem síndrome de Down e é uma mulher incrível. Amei conhecê-la e acompanhar a relação das duas, pois há uma proteção muito grande da Jasmine sobre a Heather, e ela aprende muito durante esse ano.


Enfim, a história de O Ano em que Te Conheci é linda, comovente, repleta de momentos divertidos, ótimos ensinamentos, personagens reais que pisam na bola e refletem sobre como estão agindo. Se eu recomendo? Mas é claro! Aliás, vá ler Cecelia Ahern, ela tem vários livros publicados no Brasil. Escolha um e se apaixone.

Abraços e até a próxima!

2 comentários:

  1. Parece ser um pouco clichê e não é o meu gênero favorito, mas eu daria uma chance. ♥
    Art of life and books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Já eu amo clichê. E romance com pitadas de drama e humor é algo perfeito para mim. Dá uma chance sim! Leia Cecelia Ahern!!!

      Excluir