terça-feira, 19 de abril de 2016

AS SUAS LEMBRANÇAS SÃO MINHAS de Cecelia Ahern


Título: As suas lembranças são minhas
Título original: Thanks for the memories
Autora: Cecelia Ahern
Editora: Rocco
Páginas: 352
Ano: 2010
Nota: 5/5


"Sinto mãos velhas e enrugadas apertando as minhas, e sua intensidade e familiaridade me forçam a abrir os olhos. A luz penetra e vislumbro seu rosto, um olhar que não quero ver novamente. Ele se agarra ao seu bebê. Sei que perdi o meu. Não posso deixá-lo perder o dele. Ao tomar minha decisão, já começo a sofrer. Aterrissei agora, a aterrissagem da minha vida. Meu coração ainda bate.
Mesmo partido, ele ainda funciona."

Sinopse: Após perder o bebê num acidente e enfrentar uma separação, Joyce nunca mais será a mesma. Volta a viver com o pai viúvo, mas esta mudança não explica as estranhas sensações que a assaltam. Na verdade, ela se sente outra pessoa: vegetariana, adquire um gosto inusitado por carne; recita versos em latim de cor e descobre falar fluentemente italiano; surpreende a todos com um vasto domínio da história da arte.

Recém-divorciado, Justin deixa a América para viver em Dublin e lecionar arquitetura numa universidade irlandesa. Ele é convencido por uma médica atraente a doar sangue, uma boa ação aparentemente inofensiva. Mas ele logo descobre que, além de salvar vidas, seu coração partido ainda pode voltar a bater no compasso do amor.

A cada dia que passa, Joyce recorda mais detalhes das ruas de Paris, que nunca visitou; sonha com uma menina de cabelos loiros, que nunca viu. Com lembranças e déjà-vus insistentes, começa a pensar que está enlouquecendo... até que uma série de coincidências a conduz à pessoa com as peças que faltavam nesse quebra-cabeça. Alguém com quem ela sente, à primeira vista, uma inexplicável conexão.



A sinopse de As suas lembranças são minhas é muito interessante, e logo me vi curiosa para conhecer mais uma história de uma das minhas autoras favoritas, a talentosíssima Cecelia Ahern.

A narrativa é intercalada entre os dois protagonistas. Em primeira pessoa temos Joyce, uma mulher que passou pelo trauma de perder seu bebê ao cair da escada. Ela vai morar com seu pai viúvo e decidi se divorciar. Em terceira pessoa temos Justin, divorciado, com uma filha de 18 anos, ele é professor de arquitetura e palestrante em uma universidade em Dublin.

O destino de Joyce e Justin é entrelaçado quando ele doa sangue, mesmo morrendo de medo de agulha. Joyce, tendo perdido muito sangue, recebe essa doação.

Mesmo sendo algo completamente anônimo, os dois se veem conectados, e assim começa uma jornada de coincidências, amor, humor e aprendizados.





Cecelia, como sempre, equilibrou perfeitamente o drama e o humor. A história me tocou em seus momentos tristes e delicados, mas também me divertiu com cenas repletas de um humor adorável.

As amigas de Joyce, Kate e Frankie, são hilárias, e as conversas entre elas, falando sobre suas vidas, são fantásticas. As duas personagens  são muito bem trabalhadas.

O que me leva a Al e Dóris, irmão mais novo e cunhada de Justin. Personagens divertidos e queridos e donos dos melhores diálogos. A autora arrasou com os personagens secundários na história, que são o apoio de Joyce e Justin.

Não posso deixar de comentar sobre Henry, o pai de Joyce. Amei demais a relação linda entre os dois. Me emocionaram e me fizeram gargalhar.



Me peguei entendendo que não estava lendo um simples romance, mas sim os encontros e desencontros pelos quais duas pessoas passam para se conhecerem, para enfim conversarem. As coincidências malucas me arrancaram várias reações. Tinha vezes que ficava animada e outras frustrada.

Me vi com um pouquinho de dificuldade na leitura. Dificuldade de entender, absorver os parágrafos. Mesmo assim as páginas fluíram bem. A escrita da autora é sempre deliciosa, e não deixei de ficar imersa na narrativa.

Algo que despedaçou meu coração foi o penúltimo capítulo. Mas então li o último e meu Deus, Cecelia Ahern conseguiu juntar os pedacinhos dele e o aqueceu.

Achei bem inovador o tema por trás da história, do romance que vemos tomar forma. A doação de sangue é muito importante e um ato de amor. Mesmo com a ficção envolvida, a mensagem do livro é clara: esperança, segundas chances, recomeço. É possível.


"As lembranças mais dolorosas vão permanecer na raiz por algum tempo ainda. Terei que esperar que cresçam para poder me livrar delas e seguir adiante." - página 60

Mesmo não tendo favoritado, a história de As suas lembranças são minhas é linda e foi uma ótima experiência de leitura. Me fez rir, me emocionar, me apegar aos personagens e reconhecer que o ato de doar sangue salva vidas.

Abraços e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário