Título original: Le Petit Prince
Autor: Antoine de Saint-Exupéry
Editora: Agir
Páginas: 95 (edição econômica)
Ano: 2015 (publicado pela primeira vez em 1952)
Nota: 5/5 + ♥
"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."
O Pequeno Príncipe conta a história de um homem que aos seis anos desistiu do seu sonho de ser pintor. Agora ele é piloto de avião, e em uma de suas viagens, por causa de um problema no motor, ele precisa fazer um pouso forçado. Ele se encontra então no deserto do Saara. Lá o homem conhece o pequeno príncipe, e assim começa uma história de aventuras, ensinamentos e amizades.
Sempre me interessei em ler O Pequeno Príncipe. Sabia que era um clássico muito querido pelos leitores. Então a oportunidade de comprá-lo apareceu, e logo depois li o livro.
A escrita do autor é leve, fluida e clara. É um livro infantil mas que também pode tocar os adultos. Ele nos ensina a valorizar, a perceber as pequenas coisas da vida. Momentos únicos, bons sentimentos e pessoas especiais.
Nos mostra que os adultos, a gente grande, estão muito ocupados e preocupados. Ocupados para ver essas pequenas coisas que podem trazer felicidade.
Engraçado, que enquanto eu lia a história em voz alta, me imaginava lendo para crianças. E pensei: Ei! Seria legal.
O Pequeno Príncipe é singelo, fofo. É tocante e pode te fazer chorar. É divertido e pode te fazer rir. Tem uma beleza poética que pode te fazer sorrir. É verdadeiro.
O principezinho e também o homem que narra em primeira pessoa sua viagem, são cativantes. A inocência dos diálogos durante a leitura também é algo apaixonante. Me fez refletir que as crianças têm algo de especial. Algo que, infelizmente, os adultos muitas vezes não carregam para a vida.
" - Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos." - página 72
É uma leitura muito proveitosa, que além de entreter, passa uma bela mensagem.
A história de O Pequeno Príncipe ao mesmo tempo que tem sua simplicidade, tem também sua profundidade. Todo o ser humano deveria ler esse livro. Para se sentir bem. Para se questionar. Para ver o mundo e as coisas ao seu redor com outros olhos e também com o coração.
As ilustrações do livro estão lindas, lindas. Já assisti ao trailer da adaptação para o cinema duas vezes e quero muitos ver o filme.
Abraços!
Nenhum comentário:
Postar um comentário