quinta-feira, 16 de abril de 2015

Livro: Prova de Fogo - James Dashner


Prova de Fogo é o segundo livro da trilogia Maze Runner. Se você não leu Correr ou Morrer, sugiro que não leia essa resenha, pois ela pode conter spoilers, mesmo que leves. Enfim, boa leitura!

Maze Runner #2
Título original: The Scorch Trials
Autor: James Dashner
Editora: Vergara & Riba
Páginas: 397
Ano: 2011
Nota: 5/5 + 


"MENTIRAS
ARMADILHAS
MORTES
TRAIÇÕES"

Depois do final de Correr ou Morrer, onde Thomas, Teresa e os Clareanos conseguem escapar do Labirinto, todos pensam que estão em segurança. Mas quando tudo parece tranquilo, o CRUEL os surpreende com mais um Experimento. Agora eles precisam atravessar o Deserto. Embaixo de um sol incrivelmente quente, tempestades mortais e curiosos acontecimentos, nossos amigos irão enfrentar mortes, traições e armadilhas.


"Como era possível que toda a paz fosse destruída tão depressa?" (página 19)



Essa resenha pode ser um turbilhão de emoções e ideias. Preciso começar dizendo: "Meu Deus, que livro!"

Prova de Fogo inicia exatamente onde Correr ou Morrer acaba, o que foi muito bacana. Nessa Fase Dois eles estão em um novo ambiente, e isso foi algo que me impactou. A Clareira e o Labirinto ficaram para atrás. Mas assim como me acostumei a esses lugares em Correr ou Morrer, nesse segundo livro logo me vi envolvida pelo cenário desértico, lugares subterrâneos, prédios.

"Quando alguém de quem se gosta está perto, a gente simplesmente sabe." (página )

Nesse segundo livro temos novos e ótimos personagens. Quando o primeiro apareceu eu fiquei realmente animada. E claro, nossos queridos Clareanos preencheram meu coração durante a leitura. Eu senti saudade deles, raiva, pena, medo. Gostei de Thomas nessa nova aventura, mas em certas cenas me via rindo dele. Acredito que isso só tenha acontecido comigo. É que o James introduziu um certo romance na história, e não sei se isso está funcionando pra mim. Também me senti estranha em relação a um personagem. Não sei, gosto muito desse personagem e ele me causou várias reações. Quero que tudo se resolva no último livro.




James Dashner me fez odiá-lo e depois amá-lo. É inacreditável. Eu ficava imaginando como ele criou esse segundo livro. É tudo muito confuso, tenho que admitir. Mas em Prova de Fogo acontece muita, muita coisa. Sério. E me pareceu que tem um ritmo. Aventura. Ação. Momento para descansar. Aventura. Ação. Momento para descansar. Algumas descobertas.

"Eram perguntas demais. Malditas perguntas de mértila, todas sem resposta." (página 344)

Mas ao mesmo tempo que tudo acontece, nada realmente é esclarecido. Apenas mais perguntas se juntam àquelas que se formaram no primeiro livro. Por isso é confuso. Mas também é intrigante e curioso. E claro, viciante.



Depois que li Correr ou Morrer não fiquei mais intimidada com o número de páginas e capítulos dos livros da trilogia. A escrita continua excelente. Uma das melhores que já li. Ela é fácil, envolvente, e quando você percebe já leu vários capítulos. Ela me prendeu do início ao fim. Sem exceções.

Talvez eu estivesse esperando mais "criaturas do Deserto", mas uma certa cena quase no fim me deixou realmente morrendo de medo. E chegando ao final, novamente fiquei com medo por Thomas, os Clareanos e os novos personagens.

Mesmo tudo que me fez ficar com raiva do autor, contribuiu para Prova de Fogo ser uma leitura proveitosa e maravilhosa. Me surpreendi em vários momentos.


Enfim, senti muitas coisas lendo Prova de Fogo. O livro tem um ritmo e uma ação fascinantes. A escrita é incrível. E toda a jornada pela qual eles passam é... simplesmente... muito louca. Mas plausível. Agora estou ansiosa para descobrir como o autor vai finalizar a trilogia.

"Embora suas lembranças fossem poucas e dispersas, não imaginava o mundo assim." (página 109)

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário