Título original: Wonder
Autora: R. J. Palacio
Editora: Intrínseca
Páginas: 208 (edição econômica)
Ano: 2013
Nota: 5/5 + ♥
"Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo." - AUGGIE
Sinopse (Intrínseca): August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, aesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
"Coragem. Bondade. Amizade. Caráter. Essas são as qualidades que nos definem como seres humanos e acabam por nos conduzir a grandeza." (página 199)
Extraordinário é um livro maravilhoso. Ele conta a história de August (Auggie) Pullman, um menino de 10 anos que adora Star Wars. Mas Auggie não é um menino comum. Ele é extraordinário. Ele nasceu com uma deformidade facial e já passou por várias cirurgias. Agora vai se aventurar pela primeira vez na escola. No quinto ano, ele vai conhecer pessoas novas, fazer amigos, passar por obstáculos, aprender e ensinar também. Se apaixone por Auggie e por uma história sobre gentileza.
"Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil." (página 40)
A narrativa da R. J. Palacio é ótima. Simples, envolvente, com citações lindas e belos ensinamentos. O livro possui oito partes e os capítulos são bem curtos. Eu lia um e queria ler mais e mais.
" Não precisamos dos olhos para amar, certo?
Apenas sentimos dentro de nós." (página 152)
"A mamãe fala que, àquela altura, haviam lhe falado tudo sobre mim. Ela já tinha se preparado para me ver. Mas diz que, quando olhou para o meu rosto minúsculo e deformado pela primeira vez , só o que notou foi como meus olhos eram bonitos." (página 13)
O livro todo é corajoso e conta uma história muito bonita. Fala de gentilezas, amor, amizade e respeito. Há momentos realmente tocantes em que eu tinha vontade de chorar e outros em que eu ria alto. R. J. Palacio escreveu uma obra incrível, com simplicidade e amor.
"Às vezes é bom recomeçar." - JULIAN ALBANS
Digo apenas que leiam Extraordinário. Um livro lindo que conta a jornada de um menino extraordinário.
Essa foi a primeira resenha de 2015!
Abraços!
Nenhum comentário:
Postar um comentário