terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Livro: E se fosse verdade... - Marc Levy


Título original: Et si c'etait vrai...
Autor: Marc Levy
Editora: Suma de Letras
Páginas: 229
Ano: 2013 (publicado pela primeira vez em 1999)
Nota: 5/5

" - O que eu vou contar não é fácil de ouvir, pois é meio inverossímil, mas se puder escutar minha história, se puder confiar em mim, talvez acabe acreditando e seria muito importante, pois, mesmo sem saber, é a única pessoa no mundo com quem posso dividir esse segredo."

Sinopse (Suma de Letras): Lauren é uma jovem médica com muito potencial: faz residência no San Francisco Memorial Hospital, na Califórnia. Porém, sua carreira promissora é interrompida quando ela é vítima de um grave acidente de carro e fica em estado de coma. Com morte cerebral confirmada, ela acorda e descobre que está fora de seu corpo – incomunicável como um fantasma. De forma misteriosa, Lauren consegue ser vista apenas pelo solitário Arthur, o novo inquilino de seu apartamento. Cético, ele leva algum tempo para acreditar na história da invasora, mas logo o sentimento entre os dois se torna algo a mais. Sem esperanças, os médicos e a família da jovem decidem fazer a eutanásia. Agora, o casal terá que lutar para salvar o corpo de Lauren, e descobrir alguma forma de reuni-lo com sua consciência.

"O dia de ontem já passou, o de amanhã ainda não existe, é o hoje que conta, o presente. "(página 197)


Quando terminei de ler E se fosse verdade... eu fiquei sem palavras. Não sabia se com aquele final ele se tornou um livro favorito ou apenas um livro muito bom que merecia nota máxima. Eu fiquei sem saber o que escrever sobre ele na hora em que o fechei. Aquele final não foi esperado por mim. Eu até tentei pensar em outras coisas para as últimas páginas, mas aquela última folha me deixou emocionada e em dúvida. Então comecei a escrever e me decidir se daria um coração de favorito para E se fosse verdade...


O livro conta uma história bem diferente e interessante. Com personagens bem construídos, verdadeiros e com um ótimo humor. Arthur no começo não acredita em uma palavra que Lauren conta, o que me deixou com um pouco de raiva dele, mas então passou, pois ele, com um bom motivo, embarcou na aventura. Lauren é uma ótima personagem. Gostei muito dela. E Paul é demais.

A narrativa de Marc Levy foi algo diferente. Às vezes difícil e às vezes poética.

" Já que não podemos viver todo tipo de coisa, o importante então é viver o essencial e cada um de nós tem o seu 'essencial'." (página 87)

Uma coisa que me surpreendeu, foi que há dois detalhes no livro que não estão no filme, e que eu gostei muito. Foi uma parte da história que eu adorei ler.

Só tem realmente um detalhe que me decepcionou no livro todo. Não vou escrever aqui, mas Marc Levy, você ficou me devendo uma explicação.

Eu amo o filme, amo os atores que interpretam lindamente Lauren e Arthur, que na adaptação são Elizabeth e David. Amo a capa do livro. Acho linda, linda.


O final é realmente algo que me deixa até agora refletindo. O livro traz com certeza a mensagem de que devemos viver intensamente cada segundo e não pensarmos no amanhã. Meu coração se apertou quando li as últimas linhas e não sabia se aplaudia a obra de Marc Levy ou se ficava chateada com ele por ter escrito aquilo. Eu ri bastante, me surpreendi, suspirei e esperei por momentos ao longo da história.

E se fosse verdade... é uma leitura que eu recomendo muito. Pra mim ela fala sobre amar, viver, fazer algo pelo próximo e acreditar na força do amor. Leiam e embarquem na história de Lauren e Arthur, um casal que desde o começo eu esperei que se entendessem e vivessem uma linda história de amor trazendo várias lições. E foi assim. Linda.

"Coragem é agir para o bem e para o melhor, no momento necessário, sem calcular as consequências possíveis." (página 213)


E se fosse verdade... foi um livro que eu não esperava encontrar em 2014. Eu nem sonhava em ler ele. Ainda não sei o que pensar dele, apenas que é muito bom e que valeu a pena ter lido. Apenas leiam!

Abraços!

4 comentários:

  1. Olá Alice, acompanho seu blog já faz uns meses mas nunca cheguei a comentar (eu acho), e reparei que você ler seus livros muito rápido, enfim, quanto tempo em média você leva para ler seus livros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lucas. Fico muito feliz que esteja acompanhando o blog. Espero que esteja gostando.

      Olha, dependendo do ritmo da leitura, eu leio um livro mais ou menos em uma semana, quase dez dias. Depende muito também do tamanho do livro e se eu leio um pouquinho todos os dias.

      Acredito que não leio tão rápido assim. Se às vezes posto uma resenha atrás da outra, é porque elas já estavam escritas há um tempo e resolvi postá-las para não acumular.

      Obrigada por comentar. Comente mais!
      Abraços!

      Excluir
    2. Nossa, você ler muito rápido mesmo, tá explicado agora porque sempre tem resenha no seu blog. às vezes eu leio os livros em torno de duas semanas no mínimo, e você em dez dias. Puxa! :)

      Espero mais post adoro seu modo de escrita e suas postagens. Abraços :D.

      Excluir
    3. Oi, Lucas. Ok, tem alguns livros que eu realmente leio rápido, mas acredito que tem pessoas que leem bem mais rápido que eu.

      Fiquei muito feliz com seus comentários. Obrigada!
      Abraços.

      Excluir