Delírio #1
Título original: Delirium
Autora: Lauren Oliver
Editora: Intrínseca
Páginas: 342
Ano: 2012
Nota: 5/5 + ♥
Sinopse (Skoob): Muito tempo atrás, não se sabia que o amor é a pior de todas as doenças. Uma vez instalado na corrente sanguínea, não há como contê-lo. Agora a realidade é outra. A ciência já é capaz de erradicá-lo, e o governo obriga que todos os cidadãos sejam curados ao completar dezoito anos. Lena Haloway está entre os jovens que esperam ansiosamente esse dia. Viver sem a doença é viver sem dor: sem arrebatamento, sem euforia, com tranquilidade e segurança. Depois de curada, ela será encaminhada pelo governo para uma faculdade e um marido lhe será designado. Ela nunca mais precisará se preocupar com o passado que assombra sua família. Lena tem plena confiança de que as imposições das autoridades, como a intervenção cirúrgica, o toque de recolher e as patrulhas-surpresa pela cidade, existem para proteger as pessoas. Faltando apenas algumas semanas para o tratamento, porém, o impensado acontece: Lena se apaixona. Os sintomas são bastante conhecidos, não há como se enganar — mas, depois de experimentá-los, ela ainda escolheria a cura?
"Há sessenta e quatro anos o presidente e o Consórcio identificaram
o amor como um doença, e faz quarenta e três anos que os cientistas
descobriram uma cura. (...) Minha intervenção está
agendada para daqui exatos noventa e cinco dias: três de setembro. Meu
aniversário."
página 7
"Amor, a mais mortal das coisas mortais: mata quando você tem e quando
você não tem."
página 307
"(...) Prefiro morrer em meus próprios termos a viver como eles. Prefiro morrer
amando Alex a viver sem ele."
página 330
Delírio foi o primeiro livro que li em 2013. Ele é o primeiro de uma série de três, sendo o segundo Pandemônio.
O amor é uma doença: amor deliria nervosa. E tem cura. Entre os sintomas, estão dificuldade de concentração, pensamentos acelerados, períodos de euforia, mudanças no apetite, fixação...
Lena mal pode esperar pela sua intervenção. Quando completar 18 anos, estará segura. Sem amor. Sem sofrimento. Mas então ela conhece Alex, e o inesperado acontece: ela se apaixona. Se antes ela estava contando os dias para sua intervenção, agora ela não quer que esse dia chegue.
Todos os capítulos começam com algum trecho da edição da Shhh.
Com uma capa linda, páginas amareladas e uma história super original, Delírio me prendeu do começo ao fim. A narrativa é maravilhosa. Vai te levando, e quando você nota, já está na página 200, 300...
Eu amei a narrativa e as descrições de Lauren Oliver. Tem algo diferente nas palavras e diálogos.
Os personagens são muito bem construídos. Os meus preferidos são Lena e Alex. Lena por ser baixa e tímida. Mas tímida só nos primeiros capítulos, porque depois de conhecer Alex, ela começa a enxergar a verdade sobre tudo. Ela cria coragem, como por exemplo, para sair em uma noite de batida. Alex tenta passar segurança para Lena, tenta mostrar que está calmo, mas às vezes sente medo também.
Trecho em que Alex e Lena se beijam pela primeira vez.
Adoro essa frase :)
Eu já imaginava qual seria o rumo da história, mas enquanto eu lia, fui me surpreendendo a cada capítulo.
No geral, tem o romance entre a Lena e o Alex, mas tem um pouco de mistério e drama, na minha opinião, por causa dos acontecimentos finais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário