quarta-feira, 23 de abril de 2014

Livro: Um Porto Seguro - Nicholas Sparks


Título original: Safe Haven
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Páginas: 270 (edição econômica)
Ano: 2012
Nota: 5/5

"Nos momentos mais difíceis, o amor é o único refúgio."

Sinopse (skoob): Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado.

Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a duas amizades relutantes: uma com Alex, o viúvo, com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, a outra com sua vizinha muito franca, Jo.

Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família.

No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de Southport

Com o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas... e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio.

"Katie balançou a cabeça. - Esta cidade é diferente. Ela faz com que eu me sinta...
Quando Katie hesitou, Jo terminou a frase por ela.
- Segura?" (página 38)



Como sempre, a escrita de Nicholas Sparks me envolveu desde o começo, levando-me a imaginar qual seria o passado de Katie.

"(...) Às vezes, começar de novo é exatamente o que uma pessoa precisa. E eu acho que é algo admirável. Muitas pessoas não têm a coragem necessária para fazer algo assim." (página 17)

De todos os romances de Sparks que eu li, eu achei Um Porto Seguro o mais adulto e talvez até o mais forte, abordando um assunto sério.

Todos os personagens são maravilhosos. Sparks sabe como criar personagens com histórias de vidas que me deixam muito envolvida. Alex e seus filhos, Josh e Kristen, são os meus favoritos. Mas acho que amei mesmo Kristen, que é uma menina doce, inteligente e fofa. Ela me conquistou desde sua primeira fala.

" - Não quero machucar nenhuma borboleta. Eu gosto delas - protestou Kristen.
- Nós não vamos machucá-las. Podemos soltá-las depois.
- Então por que precisamos caçá-las?
- Porque é divertido.
- Não acho que seja divertido. Para mim, parece uma malvadeza." (página 89)

Uma coisa que me incomodou foi que o casal, Alex e Katie, não foi tão empolgante quanto eu pensei que seria.



Mesmo eu gostando dos momentos em que nada de empolgante acontecia, como Katie arrumando a casa, conversando com sua vizinha Jo, ou indo fazer compras na loja de Alex, chegou em uma parte que ficou meio chato. E juntando com o fato de ter alguns capítulos com a perspectiva de um terceiro personagem - e espero que não seja spoiler, mas eu detestei esse personagem - a história em certo ponto ficou cansativa. E isso me surpreendeu, pois nunca tinha acontecido antes com os livros do Sparks.

" - É assim que a vida funciona. Na maior parte do tempo nada é fácil. Temos simplesmente que tentar fazer o melhor que pudermos. (...)." (página 66)

Porém, os últimos capítulos e principalmente as últimas páginas, recompensaram qualquer parte que eu não tenha gostado. Nicholas Sparks é um gênio e sabe como surpreender o leitor.



Enfim, Um Porto Seguro conta uma linda história, com ótimos personagens, um cenário bacana e um final perfeito.

"Mas eu realmente acredito que, embora o amor possa ferir, ele também seja capaz de curar... (...)." (página 185)

O livro foi adaptado para o cinema em 2013 e você pode conferir o trailer aqui. Eu assisti no mesmo dia que terminei o livro e infelizmente me decepcionei, pois mudaram muitos detalhes. Gostei muito do final, que ficou emocionante assim como no livro, e admito que chorei. Mas o resto... Meu Deus, mudaram até o nome da filha do Alex, a fofa da Kristen, para Lexie. Não sei qual seria o motivo disso.

Abraços e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário