sábado, 29 de julho de 2017

O REI CORVO de Maggie Stiefvater


Esta é a minha resenha do quarto e último livro de A Saga dos Corvos, O rei Corvo, então leia por sua própria conta e risco. Boa leitura!

A Saga dos Corvos #4
Título: O rei Corvo
Título original: The Raven King
Autora: Maggie Stiefvater
Editora: Verus
Páginas: 378
Ano: 2016
Nota: 5/5

"Ele era um rei.
Havia chegado o ano em que ele morreria."

Sinopse: Nada que está vivo é seguro. Nada que está morto é confiável. Há anos Gansey iniciou uma jornada para encontrar um rei perdido. Um a um, ele atraiu seus amigos para essa missão: Ronan, que rouba coisas de sonhos; Adam, cuja vida já não é sua; Noah, cuja vida não é mais vida; e Blue, que ama Gansey... e tem certeza de que está destinada a matá-lo. 

O fim já começou. Sonhos e pesadelos estão convergindo. Amor e perda são coisas inseparáveis. E a busca pelo rei se recusa a ser fixada em um caminho. A busca pelo rei adormecido vai chegar ao fim em Henrietta mas não sem perdas, desejos, revelações e uma verdade brutal. Com O rei Corvo, Stiefvater conclui uma verdadeira obra-prima.


Eu li o livro no começo de julho, e como só agora estou escrevendo a resenha, tentei lembrar das impressões que tive enquanto lia e quando terminei de ler. E claro, como resenhei todos os outros três livros da série, o quarto e último merecia uma resenha só para ele também. 

Uma das sensações que tive enquanto lia O rei Corvo, foi que mais perguntas surgiam ao invés de as respostas que eu tanto queria aparecerem. Me senti um tanto confusa durante a leitura, pois já fazia um tempo que tinha lido o terceiro livro da série, Lírio Azul, Azul Lírio, e muitas informações e detalhes sobre a história estavam perdidas para mim. Porém, com o tempo, consegui voltar à escrita única da Maggie, aos personagens inesquecíveis que ela criou e ao clima mágico e misterioso de Henrietta e de outros cenários fantásticos.

Mesmo com novas questões surgindo, muitas coisas são reveladas, muitas descobertas são feitas, e isso me surpreendeu e me deixou feliz, pois estava com medo de que muitas perguntas ficassem sem respostas.


As descrições que a autora faz dos lugares e objetos são incríveis, e tudo é um pouco maluco pra mim, mas eu amo a forma como a Maggie traz esse mundo, essa fantasia, esses personagens, para o leitor.

O humor está levemente presente, e o clima de finalmente saírem em busca de algo, de estarem correndo perigos, de a história e o mistério estarem chegando perto do fim, é bastante tenso, e tem aquele toque de aventura, magia e coisas inexplicáveis.

Percebi que a autora focou nas relações entre os personagens. Ronan e Adam, Ronan e Declan, Gansey e Henry, Gansey e Blue. Tem uma conversa muito interessante entre Blue e seu pai, Artemus. Há algumas mortes na trama, umas bizarras e outras tristes.


Eu amei o epílogo. Ele me passou aquele sentimento de despedida e apesar de eu ter gostado muito das últimas linhas do livro, eu queria muito mais Gansey e Blue, pois eles são meus personagens favoritos da saga.

A Saga dos Corvos é composta por personagens muito especiais e de personalidades únicas e isso, além da escrita e da mitologia completamente diferentes, foi o que mais amei nos livros, pois eu me apeguei a eles, me importei com eles e quis muito que todos tivessem um final feliz.


"(...) havia algo recentemente poderoso a respeito dessa família reunida nesse carro. Todos estavam crescendo e se entremeando como árvores que lutam juntas pelo sol." - página 48

Então, como um todo, o livro não me arrebatou completamente, e foi por isso que não favoritei ele, mas diversos momentos me deixaram feliz, intrigada, aflita e surpresa, e eu gostei muito de como a autora finalizou a história, apesar de toda a saudade que ficou pelos personagens tão incríveis.

Abraços e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário