domingo, 22 de janeiro de 2017

BOA NOITE de Pam Gonçalves


Título: Boa Noite
Autora: Pam Gonçalves
Editora: Galera Record
Páginas: 240
Ano: 2016
Nota: 5/5 + 

"Este livro é para todas as meninas, garotas e mulheres. Não deixem que digam que não são capazes, vocês podem ser o que e quem quiserem."

Sinopse: Alina quer deixar seu passado para trás. Boa aluna, boa filha, boa menina. Não que tudo isso seja ruim, mas também não faz dela a mais popular da escola. Agora, na universidade, ela quer finalmente ser legal, pertencer, começar de novo. O curso de Engenharia da Computação — em uma turma repleta de garotos que não acreditam que mulheres podem entender de números —, a vida em uma república e novos amigos parecem oferecer tudo que Alina quer. Ela só não contava que os desafios estariam muito além da sua vida social. Quando Alina decide deixar de vez o rótulo de nerd esquisitona para trás, tudo se complica. Além de festas, bebida e azaração, uma página de fofocas é criada na internet, e mensagens sobre abusos e drogas começam a pipocar. Alina não tinha como prever que seria tragada para o meio de tudo aquilo nem que teria a chance de fazer alguma diferença. De uma hora para outra, parece que o que ela mais quer é voltar para casa.


Em uma noite abafada de janeiro, depois de três dias imersa na história da Alina, eu terminei Boa Noite. E não parava de sorrir, pois após a última linha, sabia que tinha lido um livro muito, muito, muito bom.

Mesmo abordando um assunto tão horrível e triste, a história foi simples e marcante. A escrita da Pam é leve e extremamente envolvente. No começo da leitura eu quis conhecer a Alina, aproveitar a narrativa gostosa, aos poucos ser inserida no enredo. Mas quando vi, estava devorando capítulo atrás de capítulo, me apegando aos personagens, ansiando por explicações e soluções, pois a Pam, ao longo da história, deixava no ar dúvidas, diálogos, conflitos e olhares, e isso me deixava muito intrigada.


Boa Noite é um livro necessário. Fala sobre abuso sexual, assédio, machismo e feminismo. É um livro, acima de tudo, GIRL POWER, pois na história garotas se unem, construindo amizades, construindo um time, para lutar contra algo que a sociedade muitas vezes esconde. E através de histórias secundárias, a Pam também abordou assuntos como homofobia e racismo.

De forma natural e fofa, Pam construiu um romance que me fez suspirar e sentir borboletas no estômago. Mesmo sabendo que o romance não era o foco, eu me vi torcendo e sorrindo quando as cenas voltavam para o futuro casal. Eu amei muito os romances do livro.

Alina, Manu, Gustavo, Talita, Bernardo e alguns outros, foram demais. Mas meu Deus, Pam também criou personagens nos quais eu queria dar uns tapas, de tanto que eram babacas.

Eu gostei muito do fato de que, na república, moram pessoas diferentes entre si, mas com quem Alina foi construindo uma forte e linda amizade.


"(...) então todo o meu amor e carinho a todas as mulheres fortes que enfrentam ou enfrentaram qualquer tipo de assédio, a coragem de vocês é inspiradora para mim e para muitas outras mulheres. Nós devemos nos apoiar, ter empatia e mostrar que a culpa nunca é da vítima. Somos guerreiras. E vocês não estão sozinhas." - TRECHO DOS AGRADECIMENTOS

Pam escolheu as palavras certas e em momento nenhum a história ficou forçada ou entediante. Eu fiquei emocionada com os últimos capítulos, e principalmente com o epílogo. Foi tocante.

Quando eu virei a folha antes do epílogo, eu já estava com o coração apertado de saudades dos personagens, pois eu amei passar esse tempo com eles.

Mesmo já sabendo, quando terminei de ler os agradecimentos lindos da Pam, senti que o livro foi feito com muito amor e empenho.

Me diverti, suspirei, me revoltei, me emocionei e agradeci pela Pam ter escrito Boa Noite e por eu finalmente ter lido esse livro tão incrível e tão GIRL POWER.

Abraços e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário