sábado, 10 de dezembro de 2016

PROMETIDA de Carina Rissi


Prometida é o quarto livro da série Perdida, então se você não leu os livros anteriores, e nem esse último lançamento, recomendo que não leia esta resenha.

Perdida #4
Título: Prometida
Autora: Carina Rissi
Editora: Verus
Páginas: 474
Ano: 2016
Nota: 5/5 + 

"Uma longa jornada para casa."

Sinopse: Elisa Clarke anda um pouco entediada. Seus dias parecem iguais e os bailes há muito deixaram de trazer algum prazer a ela. Não que seja uma surpresa, pois sempre que ela está presente os eventos se tornam um desastre! E é injusto, já que ela foi uma boa moça a vida toda. Nascida em uma das famílias mais influentes, a jovem aprendeu desde pequena a respeitar as normas sociais e se manter longe de escândalos. Na única vez em que ignorou uma dessas regras acabou noiva. E foi apenas um beijo, ora bolas! 

Um beijo com o qual Elisa fantasiou desde que conheceu e se apaixonou irrevogavelmente pelo belo e gentil jovem médico e que, como acontece nos contos de fadas, mudou sua vida para sempre. Mas não da maneira que ela esperava. Como consequência, agora está prometida a alguém que a despreza tanto que preferiu viver em outro continente. Tudo o que ela deseja é que as coisas permaneçam assim. Mas Elisa não sabe que seu noivo está a caminho do Brasil, e ela terá de enfrentar o homem cujo coração um dia se viu forçada a partir. 

Destinados a ficar juntos, mas separados por seus corações, eles se envolverão em uma sinuosa dança marcada por segredos, mágoas do passado, intrigas e uma arrebatadora paixão que colocará em perigo não apenas seus sentimentos, mas a vida de ambos.

Em Prometida: uma longa jornada para casa, os leitores vão conhecer a história de Elisa, a doce porém decidida irmã de Ian Clarke, além de rever os personagens mais queridos da série Perdida.


Essa mulher só escreve coisa linda. Prometida foi tudo o que eu esperava e muito, muito mais. As palavras transbordaram das páginas, os sentimentos e emoções chegaram a saltar do papel.

Ao mesmo tempo que é fácil sentir e guardar para mim todas as coisas maravilhosas que os livros da Carina Rissi transmitem, é muito difícil falar, e ainda mais escrever, não esquecendo de nenhum detalhe.

Prometida é o quarto capítulo da série Perdida, que eu guardo com tanto carinho no meu coração. Nele, conhecemos a história de Elisa Clarke, irmã de Ian Clarke. Ao final de Destinado, a relação de Elisa e Lucas fica abalada, mas não sabemos mais nada, além de que os dois tiveram uma conversa nem um pouco feliz.


Quando comecei Prometida, eu fiquei muito confusa com toda a frieza e mágoa de Lucas. Me senti uma verdadeira poser da série. Mas então Carina Rissi clareou minha mente com capítulos que contam momentos do passado, esclarecendo certos pontos e sendo muito reveladores.

Prometida, para mim, foi além de um romance, além de um livro que conta a história de amor entre duas pessoas. Prometida foi uma grande aventura. Quando eu pensava que alguma coisa tinha acabado, que era apenas aquilo, Carina Rissi me jogava em mais uma torrente de acontecimentos e emoções.

Eu me diverti, fiquei sem fôlego, quase chorei, me emocionei e suspirei diante de uma história tão bem contada, com um ritmo delicioso, que mesmo quando eu estava caindo de sono, queria continuar lendo e saber o que aconteceria. Mas eu não queria que chegasse ao fim.


Elisa Clarke está entediada. Ela não quer apenas bordar, ler e tocar. Não sente mais prazer em ir à bailes, algo que a deixava sempre animada. Ela quer fazer a diferença. Deixar uma marca

Elisa Clarke cresceu e amadureceu. Ela mudou. Se tornou uma mulher corajosa, destemida, inteligente e bondosa. Mas com tudo o que está acontecendo, ela está sofrendo. Ela não é boba, mas encontra-se entre a ingenuidade e a determinação, sentindo a dor e as dúvidas em seu coração, mas carregando o amor por aquele que desde o princípio a fez derreter por dentro.

Elisa é uma heroína que passa por provações e perigos, e mostra que possui uma alma iluminada, um coração gigantesco e um dom maravilhoso, pois o que ela faz pelo Samuel é algo lindo e que eu amei.

Foi legal ter o olhar da Elisa em relação à personagens tão queridos, como Madalena, que agora é a sra. Gomes, e o dr. Almeida. Os personagens secundários sempre acrescentam e completam a história do livro. O amor de irmãs entre Elisa e Sofia é de uma força incrível e tudo o que ela faz para protegê-la é admirável.


Lá em Perdida eu já achava o possível romance de Lucas e Elisa fofo, e quando soube que o casal teria um livro só para eles depois de tudo o que aconteceu em Destinado, eu tive certeza de que seria lindo.

Fiquei muito feliz ao descobrir que Lucas ganhou capítulos para ele narrados em terceira pessoa. Lucas, no início, me deixou sem saber o que pensar sobre ele, pois os sentimentos estavam encobertos pela mágoa, raiva, dor e sofrimento de um coração partido. Mas foi divertido acompanhar Lucas se apaixonando por Elisa novamente.


Nunca me apaixonei tanto por crianças literárias como em Prometida. Marina (Nina), Ana Laura (Analu) e Samuel (Sam) são incríveis, fofos, espertos e encheram meu coração de coisas boas. É impossível não se derreter quando eles entram em cena.

Que saudade que eu estava de Sofia e Ian. A preocupação dos dois em relação à felicidade da Elisa, Ian querendo matar Lucas caso ele fizesse ela sofrer, e muitas outras situações, lindas e hilárias que o casal me proporcionou, eu amei imensamente e me fez querer reler Perdida.

Confesso que Valentina nunca me despertou interesse, mas depois dos acontecimentos de Prometida, daquela carta que a personagem manda para Elisa e da curiosidade que se acendeu em mim, eu quero muito conhecer melhor a história da Valentina, que a Carina Rissi já confirmou, vai escrever e vai ser o quinto volume da série Perdida.


O subtítulo do livro fez todo o sentido, e tem um significado lindo. É algo que faz Elisa se questionar o tempo todo e às vezes se sentir perdida. Mas quando ela finalmente entende, ai, ai...

Com uma escrita fluida, clara, profunda e delicada, é fácil se envolver com a história, com os personagens, com as emoções. Entre romance, diálogos e cenas divertidas e de fazer qualquer ser humano suspirar, mistérios, desencontros, mal-entendidos, dramas e segredos, Prometida traz um enredo arrebatador.

"Nunca procurei notoriedade. Jamais desejei fama ou ambicionei reconhecimento. Tudo o que eu queria era deixar algo meu no mundo, uma marca que provasse minha existência, que lhe desse sentido. (...) Não é preciso ser um herói ou uma heroína e salvar o mundo todo. Basta mudar o mundo de alguém." - página 468

Então, obrigada Carina Rissi. Obrigada por dedicar grande parte do seu tempo escrevendo histórias lindas e repletas de amor e nos apresentando personagens cativantes e inesquecíveis, a ponto de eu desejar fervorosamente que eles existam, e passar um tempo com eles, com todos eles, inclusive personagens dos seus outros livros. Não me canso de dizer que ler os livros dessa mulher me deixa feliz.

Leia as resenhas de: PERDIDA, ENCONTRADA e DESTINADO.
Abraços e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário