sábado, 1 de outubro de 2016

POR LUGARES INCRÍVEIS de Jennifer Niven


Título: Por Lugares Incríveis
Título original: All the Bright Places
Autora: Jennifer Niven
Editora: Seguinte (selo da Companhia das Letras)
Páginas: 335
Ano: 2015
Nota: 5/5 + 

"Você é todas as cores em uma, em pleno brilho."

Sinopse: Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, a garota se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.

Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.


Eu tenho meu exemplar de Por Lugares Incríveis desde abril desse ano (dá uma olhada nesse unboxing aqui). No finalzinho de agosto o blog ganhou uma seguidora muito fofa, criadora do blog Páginas Incríveis, e ao visitar ele, acabei lendo sua resenha de Por Lugares Incríveis. Pronto. As palavras dela, o amor dela pela história, me motivaram a finalmente pegar o livro da estante e começar a ler.

Mas um detalhe interessante é que tudo isso foi antes de, no começo de setembro, eu conhecer o #SetembroAmarelo. Setembro é o mês de luta e prevenção ao suicídio, e o livro Por Lugares Incríveis aborda esse assunto, o que me deixou ainda mais animada para lê-lo. Na mesma época a autora, Jennifer Niven, estava no Brasil para a Bienal do Livro de São Paulo, e várias fotos e entrevistas começaram a aparecer (eu li essa aqui e fiquei encantada), assim como vários sinais foram surgindo, até eu finalmente abrir Por Lugares Incríveis e embarcar ao lado de Violet e Finch nessa linda jornada.


Sábado. Sentada à mesa da cozinha. Um dos primeiros pensamentos que tive enquanto lia Por Lugares Incríveis, e que permaneceu comigo após virar a última página, foi que Jennifer Niven escreveu sobre um assunto sério de uma maneira incrivelmente leve.

A escrita dela é de uma fluidez impressionante. Foi poética, dramática, envolvente, intensa, linda. Me fez devorar um capítulo atrás do outro para descobrir o que iria acontecer em seguida.


Foi impossível não me apaixonar pelos protagonistas. Levei um tempo para compreender a dor da Violet pela perda da irmã. Ela se sente culpada e acabou se afastando do que a faz feliz, que é a escrita. Quando ela ri de alguma coisa, sente que está traindo a irmã. Ela não gosta de ser chamada de sobrevivente. As duas eram melhores amigas e estavam criando uma revista on-line, então depois do acidente Violet não vê mais sentido em continuar com o projeto. Mas uma coisa que eu gostei na Violet, é que a partir do convívio com Finch, ela começa a viver de novo. A seguir em frente. A voltar a escrever.

Eu amei Theodore Finch assim que ele começou a narrar. A personalidade dele é imprevisível, e apesar de tudo ser mais pesado nos capítulos dele, de haver um certo humor negro, eu achei Finch muito divertido e inspirador.


Juntos eles formam um casal bem improvável, e amei a conexão que aos poucos desenvolveram. O relacionamento dos dois foi muito bem construído e fluiu perfeitamente, permeado por diálogos incríveis.

"Você me faz adorável, e é tão adorável ser adorado por aquela que adoro..." - página 316

Eu quis muito que eles fossem reais e que eu pudesse visitar os lugares de Indiana com os dois. Através de Finch, Violet consegue voltar a viver. E com Violet, Finch consegue ser ele mesmo.


Por Lugares Incríveis é um livro marcante. Uma história que todos deveriam ler, pois é muito importante saber sobre suicídio, bullying, depressão, perdas, assuntos que precisam ser falados, pois eles são reais. As palavras da autora foram escolhidas tão bem, que tornaram o livro extremamente leve, mas também intenso, triste e lindo.

Talvez o final tenha sido sim pesado, e de deixar o coração apertado e muitas saudades dos momentos felizes. Mas não tirou de jeito nenhum o brilho maravilhoso que o livro carregava enquanto eu lia.


O livro tem citações lindas e marcantes e foi muito fácil fotografá-lo, pois tem um trabalho gráfico impecável. A adaptação para os cinemas já está sendo planejada, com até agora a confirmação da atriz Elle Fanning para ser Violet Markey e o roteiro da própria Jennifer Niven. Estou bem animada para conferir como essa história tão bem escrita e com personagens tão apaixonantes vai ficar nas telonas.

Também estou louca para ler o novo livro da autora. Juntando os Pedaços será lançado aqui no Brasil pela Seguinte em novembro.

Por Lugares Incríveis, para mim, foi inspirador. A paixão pela escrita, as andanças dos protagonistas pela cidade, ser você mesmo, fazer o que gosta.

"O que percebo agora é que o que importa não é o que a gente leva, mas o que a gente deixa." - página 316

Abraços e até a próxima!

2 comentários: