terça-feira, 19 de julho de 2016

A COROA de Kiera Cass


A Coroa é o último livro da série A Seleção. Essa resenha não possui spoilers graves do livro ou da série, mas se você não a leu ainda, sugiro que pare aqui. Se continuar, boa leitura!

A Seleção #5
Título: A Coroa
Título original: The Crown
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte (selo da Companhia das Letras)
Páginas: 311
Ano: 2016
Nota: 5/5 + 

"Às vezes, se apaixonar é a atitude
mais corajosa que alguém pode ter."

Sinopse: Em A Herdeira, o universo de A Seleção entrou numa nova era. Vinte anos se passaram desde que America Singer e o príncipe Maxon se apaixonaram, e a filha do casal é a primeira princesa a passar por sua própria Seleção. Ela não acreditava que encontraria, tal como seus pais, um amor verdadeiro durante o concurso. Mas alguns candidatos conseguem abrir rachaduras nas muralhas que Eadlyn construiu em volta de si mesma, principalmente de seu coração. Aos poucos, os Selecionados se tornam seu porto seguro, ao mesmo tempo que a fazem enxergar como é a vida fora da bolha em que vive.

E ela realmente está precisando: os acontecimentos no palácio obrigam Eadlyn a assumir cada vez mais responsabilidades no governo, e a garota não tem escolha a não ser encarar a rejeição do público. Seu maior desafio é se aproximar do povo, mostrando que se importa e que tem capacidade de governar. Tudo isso enquanto a pressão para escolher um marido só aumenta — e um garoto em particular começa a tomar conta de seu coração.



Comecei A Coroa com o coração dividido, incerta sobre como a Kiera Cass resolveria tudo. Eu tinha dúvidas e teorias.

Em A Escolha, terceiro livro da série que na época encerrou a trilogia focada em America Singer, eu quis aproveitar bem a história antes de finalmente saber o final da protagonista. Em A Coroa, desde a primeira página eu me vi maluca para ler o final, descobrir com quem Eadlyn Schreave ficaria.

Eu devorei A Coroa porque a) esse quinto e último livro é consideravelmente menor que os outros da série, b) a narrativa extremamente viciante da Kiera Cass me fez ler sem querer parar, e c) eu queria desesperadamente saber como ela finalizaria a história da Eadlyn.



Eu percebi que a história da Eadlyn não foi tão tocante para mim quanto a da America foi. Ela não me arrebatou tanto assim, mas é claro que me emocionou em certos momentos. Na verdade nas últimas páginas eu fiquei à beira das lágrimas.

O desenvolvimento da Eadlyn me deixou bem feliz. As dúvidas, os medos, as decisões, os planos. Ela cresceu muito durante a leitura, mudando algumas atitudes e pensamentos e me deixando muito orgulhosa, tanto sobre sua Seleção e os garotos, tanto sobre sua posição com o povo, que estava comprometida.

Kiera Cass me surpreendeu muito com alguns personagens, me fazendo odiar um e amar outros. Mas eu ainda queria que o Ahren tivesse aparecido mais.



A Coroa possui várias cenas fofas e emocionantes, trechos lindos, conversas de se desejar ter na vida real. Quando eu pensava que o capítulo seria longo, ele acabava e eu nem percebia que ele havia passado, de tão concentrada que eu estava. É incrível como a Kiera Cass consegue deixar uma história tão delicada e repleta de amor.

"Eu estava rodeada de exemplos de como o amor, o amor verdadeiro, era capaz de tornar uma pessoa mais forte diante das circunstâncias, ainda que fosse necessário enfrentar a maior decepção da vida ou carregar o peso de um país nas costas." - página 147

Nas últimas páginas, a autora me surpreendeu muito e me deixou com o coração na mão, mas o que mais me deixou feliz (e decidida a dar um coração de favorito para a história), foi que ela começou a trilhar exatamente o caminho que eu queria. Foi fantástico acompanhar as decisões da Eadlyn, algumas revelações e aquele final. Eu amei imensamente A Coroa, apesar de querer muito mais páginas. Ah, e eu não poderia deixar de comentar que acho essa capa maravilhosa.



" - Vou dizer uma coisa, Eady: guerras, tratados e até países vão e vêm. Mas a sua vida é só sua, única e sagrada, e você deve passá-la com alguém que faz de cada segundo uma bênção." - página 211

Ah, que droga. Eu tinha muitas coisas para escrever sobre o livro, mas já faz um tempinho que li. Eu gosto muito da série A Seleção, de seus personagens apaixonantes, das decisões que eles tomam, da escrita viciante da Kiera Cass, e de como ela faz tudo com tanto amor.

Resenhas dos livros da série A SeleçãoA SELEÇÃO | O PRÍNCIPE | A ELITE | CONTOS DA SELEÇÃO: O PRÍNCIPE E O GUARDA | A ESCOLHA | A HERDEIRA | FELIZES PARA SEMPRE

Abraços e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário