domingo, 31 de janeiro de 2016

AS MELHORES LEITURAS DE 2015


EU SEI, EU SEI. Mais uma vez me vejo muito atrasada com a retrospectiva literária do Amanhã Será Diferente. Estamos no final de janeiro, e só agora consegui parar e escrever sobre cada um dos livros favoritos de 2015.

Foram 22 livros que ganharam corações cheios de amor. Todos os 35 livros que li no ano passado tiveram algo de bom, mas esses 22 me conquistaram completamente. Me surpreenderam, me tiraram o fôlego.

Então sem perder mais nenhum minuto a mais, confira agora as minhas melhores leituras de 2015:

EXTRAORDINÁRIO de R. J. Palacio: O primeiro livro do ano foi muito especial. Eu tinha começado 2015 lendo outro livro, mas o abandonei quando Extraordinário chegou. A escrita da autora é simples, os personagens são cativantes, a história é bonita e profunda. O livro todo é leve, mas carrega uma mensagem muito importante. GENTILEZA.


COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ de Jojo Moyes: Esse foi o primeiro livro que li da autora e me apaixonei completamente pela escrita e pelos personagens dela. A história é linda, traz uma mensagem belíssima, passando por drama, humor e romance. Jojo Moyes se tornou uma das minhas autoras favoritas.


UM DIA de David Nicholls: Sempre me sinto orgulhosa ao lembrar que não desisti da leitura de Um Dia. Peguei emprestado da minha irmã e o começo dele foi difícil, mas dei uma chance para o livro e assim conheci uma história maravilhosa e protagonistas incríveis.


A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS de Markus Zusak: Ler esse livro foi uma experiência incrível e diferente. Ele também é da minha irmã, e como já tinha assistido ao filme, fiquei curiosa para ler o livro. A narrativa peculiar, os personagens especiais, a beleza e a tristeza da história.


LADRÕES DE SONHOS de Maggie Stiefvater: O segundo livro de A Saga dos Corvos foi brilhante. Maggie não desapontou em nada, mantendo sua originalidade e seus personagens incríveis.


MAZE RUNNER - CORRER OU MORRER de James Dashner: O primeiro livro da trilogia distópica me deixou intrigada e encantada com a narrativa e os personagens do autor. O mistério e a ação me prenderam do começo ao fim.


MAZE RUNNER - PROVA DE FOGO de James Dashner: O segundo livro continuou me surpreendendo e me tirando o fôlego. Foi muito bom e se tornou o meu favorito da série. Uma pena que o último livro, A Cura Mortal, não tenha sido tudo o que imaginei e tenha me desapontado. Mas a história continua sendo demais.


UM MAIS UM de Jojo Moyes: Eu comecei o livro sabendo apenas a sinopse dele. Confiei na Jojo Moyes e ela me presentou com uma história incrível que me fez mergulhar sem medo.


NO MUNDO DA LUNA de Carina Rissi: Foi uma leitura deliciosa, cheia de surpresas, romance, boas risadas com a Luna e suspiros com o Dante. Carina Rissi sempre arrasa.


A LISTA de Cecelia Ahern: Esse livro foi maravilhoso. Sinto até hoje que li na hora certa, pois devorei ele e amei tudo nele. O mistério, a protagonista, os personagens secundários, a escrita fantástica, o enredo, a mensagem. Foi uma ótima experiência.


AS PEÇAS INFERNAIS - PRINCESA MECÂNICA de Cassandra Clare: O último livro da trilogia me fez chorar com seu epílogo. O livro foi incrível, triste, com doses de humor, o lindo triângulo amoroso, a escrita genial da autora, o mundo rico que ela criou. A trilogia é incrível e o elenco de personagens é fantástico, sendo um dos melhores que já conheci. Mas Princesa Mecânica me tocou lá no fundo do coração.


LEGEND de Marie Lu: O primeiro livro da trilogia Legend me deixou totalmente envolvida com o mistério, a distopia, o romance leve e a escrita ágil da autora.


AMY & MATTHEW de Cammie McGovern: Esse livro me surpreendeu de um jeito maravilhoso. Sabe quando você espera uma coisa e então ela é outra completamente diferente e melhor? Amei Amy & Matthew com todo o meu coração. A escrita da autora é simples e viciante e os personagens têm um crescimento lindo na história. Considero ele o melhor livro do ano.


O PEQUENO PRÍNCIPE de Antoine de Saint-Exupéry: O livro pode ser fininho, pode parecer para crianças, mas na verdade, na minha opinião, deveria ser lido por todo mundo em alguma época da vida. É simples, sincero. É sobre se importar com as pequenas coisas da vida. Conta uma bela e profunda história.


MAU COMEÇO de Lemony Snicket: O primeiro livro da série Desventuras em Série é genial. O trio de irmãos unidos e inteligentes, o vilão muito bem trabalho e uma escrita fluida.


MENINA VENENO de Carina Rissi: Em 2015 tive a oportunidade de ler O Livro dos Vilões, e o conto da Carina foi simplesmente incrível. O jeito como ela levou a história até o último capítulo foi perfeito.


DESTINADO de Carina Rissi: O terceiro volume da série Perdida foi lindo. Eu esperei ansiosamente pela chegada dele (comprei na pré-venda autografado!). A narrativa pelo ponto de vista do sr. Clarke foi demais e Carina foi genial como sempre.


COMO SE APAIXONAR de Cecelia Ahern: Essa mulher sempre arrasa e nesse livro não foi diferente. O humor, o romance, o enredo, os personagens, os diálogos. Costumo pensar nele como uma deliciosa sessão da tarde com uma bela mensagem. Não tem como não amar Cecelia Ahern e suas histórias.


ANEXOS de Rainbow Rowell: Esse livro foi uma grande vitória para mim. Foi, finalmente, minha chance de amar completamente um livro da autora. Anexos foi extremamente fofo e apaixonante. O humor e os personagens carismáticos roubaram o meu coração.


FELIZES PARA SEMPRE de Kiera Cass: Tudo nesse livro foi maravilhoso. Amei os contos, os extras e as ilustrações. É uma ótima pedida para os fãs de A Seleção, pois além do conteúdo é um livro muito bonito.


365 DIAS EXTRAORDINÁRIOS - O LIVRO DE PRECEITOS DO SR. BROWNE de R. J. Palacio: Um livro inspirador e cheio de amor. Com certeza vou lê-lo todos os anos.


O PRESENTE DO MEU GRANDE AMOR de vários autores e organização de Stephanie Perkins: Eu amei o livro e o que eu achei mais bacana nele foi que cada autor trouxe um ritmo diferente para sua história, nos ensinando belas e diferentes lições. Todos eles desenvolveram muito bem seus contos e suas escritas foram incríveis.


UFA! Escrever sobre 22 livros não foi fácil, não. Estou pensando em fazer um top 10 na retrospectiva de 2016. Espero que eu consiga escolher.

Então foram esses os meus livros favoritos de 2015.
Abraços e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário