quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Livro: Como se Apaixonar - Cecelia Ahern


Título original: How to fall in love
Autora: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Páginas: 347
Ano: 2015
Nota: 5/5 + 

"Momentos são preciosos; às vezes eles se demoram e, em outras ocasiões, são passageiros, mas, ainda assim, muito pode ser feito durante eles; você pode mudar de ideia, pode salvar uma vida e pode até se apaixonar."

Sinopse (Novo Conceito): Depois de não conseguir evitar que um homem acabasse com a própria vida, Christine passa a refletir sobre o quanto é importante ser feliz. Por isso, ela desiste de seu casamento sem amor e aplica as técnicas aprendidas em livros de autoajuda para viver melhor.

Adam não está em um momento muito bom, e a única saída que ele encontra para a solução de seus problemas é acabar com sua vida. Mas, para a sorte de Adam, Christine aparece para transformar sua existência, ou pelo menos tentar ajudá-lo.

Ela tem duas semanas para fazer com que Adam reveja seus conceitos de felicidade. Será que ele vai voltar a se apaixonar pela própria vida?



Como se Apaixonar é tipo uma sessão da tarde. É uma delícia de história. Mas enquanto eu lia descobri que ela poderia ser muito mais que um romance. Encontrei uma lição de vida também. O livro me apresentou momentos delicados, assuntos sérios, reflexões, histórias.

Uma das coisas que mais aprecio nos livros da Cecelia Ahern é o humor. Ela o coloca perfeitamente na história. Para mim é um humor confortável de ler. Em algumas cenas ele aliviava a tensão e em outras era divertido do começo ao fim.

Os diálogos são sensacionais. Apesar dos parágrafos às vezes enormes, que podiam parecer cansativos, a autora não deixava de me deixar envolvida.



Ao longo da leitura fui compreendendo que não seria apenas sobre Adam, sobre ele se apaixonar novamente pela vida. Christine também precisa disso. Ela também tem que enxergar, pois a autora aos poucos nos conta sobre ela, e assim fui me apegando a protagonista. Sem dúvidas os personagens são bem construídos. Sem dúvidas gostei muito do Adam. Cecelia consegue encaixar as histórias de personagens secundários, o que me fez ficar interessada neles também, e eu adoro isso.

Eu amo as protagonistas da autora, os seus mocinhos, o jeito como vai levando a história até o último capítulo, me surpreendendo, me fazendo sorrir de orelha a orelha.

O frio na barriga que eu sinto enquanto leio os romances da Cecelia Ahern é diferente quando leio as histórias de outras autoras. Não sei explicar, só sei que é um friozinho muito bom.



"A vida é uma série de momentos e momentos sempre mudam, assim como pensamentos, negativos e positivos. E, embora possa ser da natureza humana ficar se prendendo a eles, não faz sentido, como acontece com muitas coisas naturais; não faz sentido permitir que um único pensamento habite a mente porque pensamentos são como hóspedes ou aqueles amigos que só aparecem nos bons momentos. Assim que chegam, podem ir embora, e até mesmo aqueles que levam muito tempo para emergir por completo podem desaparecer em um instante." - página 343

Algo que quase me fez não favoritar Como se Apaixonar foi o meio do livro. Nada com os personagens ou a escrita da autora, mas eu não estava me empolgando tanto, não ficava animada em começar imediatamente outro capítulo logo que acaba um.

Mas o final, aqueles dois últimos capítulos, me fizeram ficar feliz da vida e não pude deixar mais um livro da Cecelia sem um coração ao lado.

Cecelia Ahern me fez desejar que Adam e Christine realmente existissem com seus diálogos e histórias. Apesar de eu duvidar que algumas coisas pudessem acontecer na vida real, e em alguns momentos achar bem clichê, Cecelia contou muito bem a história de Christine e Adam, me fazendo rir, me emocionar e me apaixonar.

Então, acabei gostando da capa do livro, acredito que a cor roxa tenha ajudado. Mas confesso que ela ainda não é uma das mais bonitas da minha coleção.

Abraços e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário