terça-feira, 22 de setembro de 2015

Livro: Legend - Marie Lu


Legend #1
Título original: Legend
Autora: Marie Lu
Editora: Rocco Jovens Leitores
Páginas: 255
Ano: 2014
Nota: 5/5 + 

"A VERDADE SE TORNARÁ LENDA."

Em uma República dividida em setores, aos quinze anos June Iparis é um orgulho para seu país. Inteligente, obediente e comprometida, ela é um prodígio.

Day, o criminoso mais procurado pelo país, tem quinze anos e comete seus delitos apenas para ajudar a mãe e os dois irmãos, que moram no setor Lake e passam por necessidades, além de o lugar ser um dos contaminados pela praga.

Com a notícia da morte de seu irmão, e a certeza de que Day é o responsável, June começa sua missão para encontrá-lo.

Em uma trama tecida habilmente, June e Day cruzam seus caminhos e começam a desvendar os segredos da República.




Legend é o primeiro livro da trilogia distópica de mesmo nome que se passa em Los Angeles, Califórnia.

Aos poucos fui sendo apresentada ao cenário desta distopia incrivelmente bem escrita. Não fiquei logo presa à trama, mas a cada cena que me surpreendia eu me via mais introduzida na história de Legend.

A escrita da Marie Lu, para mim, foi diferente. No começo tentei imaginar os lugares que June e Day descreviam. Achei difícil, mas aos poucos deixei isso de lado e comecei a imaginar do meu jeito, mesmo que errado. A narrativa é em primeira pessoa pelas perspectivas de June e Day, e é no tempo presente. Os capítulos são curtos e intercalados entre os dois. Ela é bem direta, ágil, e a partir de certo ponto muito, muito envolvente.



Também fui me acostumando aos personagens. Os secundários são bem apresentados, mas quero falar mesmo é dos protagonistas. E não como um casal, pois do romance vou comentar depois. O que são esses dois adolescentes determinados, inteligentes, espertos e sem nenhum mimimi, mesmo quando estavam juntos?. Gostei de cada um de maneiras diferentes. Admito que me acostumei mais à narrativa da June, mas as cenas de Day são incríveis. Se eu tivesse que falar apenas um comentário sobre Legend, seria esse: O livro tem personagens inteligentes.

"As ações de Day costumavam me fascinar, mas agora ele é meu inimigo, meu alvo, minha primeira missão." - página 48

Eu fiquei chocada em vários momentos. Marie Lu não tem pena de seus personagens. E nem de nós. Ela construiu cenas muito bem elaboradas. Pensamentos nada cansativos ou infantis. Ela trabalhou os personagens muito bem. É claro que em determinados momentos eu pensava: Sério, Marie Lu?



Bom, o romance. Leve, devagar. Gostei que em primeiro lugar vem um fascínio, depois um ódio. E pela primeira vez não me importei de haver ou não um grande desenvolvimento no primeiro livro. Pois fiquei presa no suspense que Marie Lu deixava no ar, soltando perguntas e me deixando louca de curiosidade. É tudo muito intrigante e chocante. Ela jogou várias bombas durante a leitura.

"Estamos fazendo a coisa certa ao seguir as ordens que nos dão? Será verdade que a República é que está certa?"- página 186

Eu me concentrei na distopia. Nos problemas e mentiras que June e Day descobrem. A princípio a República é um lugar sem nenhum segredo, sem nada de errado. Mas isso me enganou muito bem. O modo como June e Day se conhecem, o rumo que tudo o mais tomou depois disso foi fantástico. Não me decepcionei com nada. Gostei da maioria dos pensamentos dos dois.



Marie Lu dosou muito bem cenas de ação, o romance, conversas, descobertas, lembranças, cenas tensas. Foi tudo genial.

Como eu disse, gostei de a autora ter focado bastante na distopia, na República, nos segredos, e ter deixado o romance mais de lado, pelo menos nesse primeiro livro. Isso nunca tinha acontecido. Mas é que eu realmente fiquei intrigada com a trama que ela criou.



" - Porque cada dia significa novas vinte e quatro horas. Cada dia quer dizer que tudo é possível de novo. Você pode aproveitar cada instante, pode morrer num instante, e tudo se resume a um dia após o outro." - página 253

Enfim, gostei muito de Legend. Toda sua ação, protagonistas jovens e inteligentes, e cenas chocantes. Ansiosa para Prodigy, para mais segredos revelados e mais desenvolvimento do romance, pois apesar de ele parecer mais bruto em Legend, quero muito saber como Marie Lu vai trabalhar tudo isso.

Eu acho o trabalho gráfico desse livro muito bonito. A Editora Rocco está de parabéns.

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário