sábado, 25 de julho de 2015

DIA DO ESCRITOR | Sobre minha relação com a escrita


DIA 25 DE JULHO É O DIA DO ESCRITOR. Resolvi escrever um pouco sobre o ato de escrever que é tão especial na minha vida.

"Palavras são, na minha nada humilde opinião,
nossa inesgotável fonte de magia." - J.K. Rowling

PRÓLOGO

Nunca sei se foi a paixão pela leitura ou pela escrita que veio primeiro. Mas uma coisa ajuda a outra. Não sei quem eu seria sem as duas.

Não sei em que idade comecei a inventar histórias, mas sei que foi na escola que esse passatempo cresceu e tornou algo maior. Português e Literatura sempre foram minhas matérias favoritas, e em qualquer atividade ou trabalho que eu precisasse criar uma frase, um parágrafo ou um texto, eu ficava bem empolgada.

Uma coisa engraçada sobre isso é que eu sempre acabava escrevendo demais. Se era para continuar uma história, eu escrevia várias páginas. Se era para criar uma sinopse para o filme em 30 linhas, eu escrevia bem mais.

 PRIMEIROS RASCUNHOS

Minhas primeiras histórias sempre tinham algo de mágico. Como Harry Potter e As Crônicas de Nárnia são os livros que me apresentaram esse mundo de aventura e magia, na época foram minhas primeiras influências. Então em toda história que eu criava, a personagem principal - sim, eram sempre garotas! - era uma bruxa. E havia sempre um baile, claro. Amava bailes. O romance sempre foi presente nos meus rascunhos. E é até hoje.

Uma coisa um tanto louca é que eu sempre começava as histórias descrevendo a protagonista. Nome, idade, cor dos olhos e cabelo, alta ou baixa. Também sempre colocava algo de mim nos meus personagens. Ah, e o lugar onde a trama se passava era sempre Londres ou Nova Iorque.

 HISTÓRIAS INACABADAS

Eu tenho algumas histórias finalizadas (até entreguei duas como um trabalho de escola). Mas a maioria das que começo estão inacabadas. Eu não consigo terminar. Não que eu não tenha ideias, mas quando coloco elas no papel, não as desenvolvo, então há muitas histórias empacadas. Há trechos soltos em cadernos, agendas, folhas dentro da minha bolsa, no bloco de notas do celular e, ainda, dentro da minha famosa sacola da imaginação, onde guardo também histórias que possuem um fim.

♥ INSPIRAÇÕES

Tudo me inspira. Gosto de observar as pessoas na rua, conversas, detalhes, lugares. Alguma coisa se desenrolando na minha frente. Música também ajuda. Passei a criar playlists para as histórias que escrevo. Acredito que traga mais emoção para criar as cenas. Traz um clima para a trama. Vários autores também me inspiram com suas escritas e personagens. Sempre me ensinam algo.

ESCREVER ME FAZ BEM

Quando estou escrevendo, não transfiro apenas minhas ideias para o papel, transfiro também meus sentimentos, para os personagens e para a história. Tento criar personalidades diferentes para meus personagens, mas como disse antes, eu coloco muito de quem sou, do que gosto, neles. Às vezes eles dizem ou fazem coisas que eu não tenho coragem na vida real, ou algo que eu queira muito que aconteça comigo. Então é como se eu passasse certas atitudes para meus personagens tomarem.

Mesmo que eu tenha certa dificuldade em trabalhar uma ideia, uma fala, a narração ou descrição de uma cena, eu gosto do poder das palavras, de poder criar algo, personagens por quem me apego. É um lugar só meu, onde posso inventar tudo que desejar. Mundos, poderes, nomes, casais.

Sou péssima em criar cenas de humor. Tento começar meus rascunhos com frases marcantes. Passei a colocar o Brasil como cenário. Relaciono trechos de músicas com os meus personagens ou a situação da história.

EPÍLOGO

Eu poderia escrever sobre eu amar escrever por horas e horas. Mas acredito que eu tenha registrado aqui o que eu queria para esse dia tão especial.

Então obrigada a todos os escritores que me inspiram, que me proporcionam o prazer da leitura e também da escrita.

Eu amo escrever e um dos meus maiores sonhos é ter uma de minhas histórias - aquelas que estão esperando no Word - publicada.

FELIZ DIA DO ESCRITOR .

Nenhum comentário:

Postar um comentário