terça-feira, 31 de março de 2015

Livro: Correr ou Morrer - James Dashner


Maze Runner #1
Título original: The Maze Runner
Autor: James Dashner
Editora: Vergara & Riba
Páginas: 426
Ano: 2010
Nota: 5/5 + 

"LEMBRE
CORRA
SOBREVIVA"

Sinopse (Orelha do livro): Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue se lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho. Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos."Bem-vindo à Clareira, fedelho". A Clareira. Um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum deles sabe como foi parar ali. Nem por quê. Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador. Porém um fato altera de forma radical a rotina do lugar: chega uma garota, a primeira enviada à Clareira. E mais surpreendente ainda é a mensagem que ela traz consigo. Thomas será mais importante do que imagina. Mas para isso terá de descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente e correr... correr muito.

"E Thomas teve certeza de que nunca esqueceria aquelas palavras.
- Legal conhecer você, trolho - disse o garoto. - Bem-vindo à Clareira." (página 4)



Correr ou Morrer, pra mim, foi uma leitura frenética. Eu não conseguia parar de ler. Eu não queria parar de ler.

A escrita do James Dashner foi diferente. Ela é simples e clara. O autor não enrola. Ele não faz tantas descrições, mas usa palavras bem bacanas, além das expressões criadas por ele. Trolho, mértila, plong, Corredor, Encarregado. As gírias são hilárias.

Os capítulos não são longos e às vezes terminam em momentos que me faziam querer ler o próximo. Foi viciante.



Os personagens do James, ou melhor dizendo, os garotos dele, são muito bacanas. Talvez nesse primeiro livro eles não tenham um grande desenvolvimento, mas gostei deles, pois têm personalidades incríveis. Todos ganharam minha atenção no decorrer da história, mas o meu coração foi roubado por Thomas. Ele é corajoso, inteligente. Pensa antes de agir. Vive com pensamentos na cabeça, e senti que ele conseguiu transmitir isso ao leitor. Sua confusão, sua angústia, suas ideias. Não é só ele que fica confuso, o leitor também fica, pois a história é realmente confusa no início. Thomas é cheio de perguntas e as respostas não aparecem.

"A única coisa que lhes restava era a coragem." (página 156)

Além dos garotos, temos Teresa, a garota que aparece na história. E a única na Clareira. Ela traz uma mensagem e eu gosto muito dela.



Não consigo imaginar como eu teria reagido ao enredo, às descrições dos personagens, às informações, se não tivesse assistido ao filme antes. Acredito que o lado ruim de ver o filme primeiro, é que ao longo da leitura eu esperava ler as cenas que assisti. Então constatei que houveram várias mudanças para a adaptação. Imaginei que no livro teriam mais detalhes, mais informações que no filme não conseguiram mostrar. E mesmo sabendo o que iria acontecer e como tudo acabaria, me vi perguntando o motivo daquilo tudo, pois queria respostas também.

"Naquele momento, no espaço de apenas alguns segundos, aprendeu muita coisa sobre quem era. Quem fora o Thomas antes.
Não podia abandonar um amigo e deixá-lo morrer." (página 138)

Achei que o final se estendeu mais. Aqueles últimos capítulos foram inteligentes e bem interessantes e tentei acompanhar o raciocínio do Thomas. No filme ele é mais rápido, intenso, chocante. Acredito que para a adaptação eles precisaram fazer algo mais lógico, não deixando de ser instigante. Também mudaram detalhes da Clareira que no livro eu achei bem bacanas. Mas não quero fazer comparações, pois amei o filme e agora o livro também.



Em algum momento da leitura me descobri confortável no ambiente criado pelo autor. É tudo bem original, curioso, e cada acontecimento desperta mil perguntas em Thomas e no leitor.

Encontrei momentos de humor, diálogos não tão tensos. Gostei do clima da história. Mas posso dizer que tenho uma relação de amor e ódio com o James Dashner.

Incrivelmente não senti muita falta de romance. Bom, em certos momentos senti que o autor deixava pontas de romance para se desenrolar no próximo livro. Por isso estou animada.

"Ela sorriu pela primeira vez, e ele quase precisou desviar o olhar, como se algo tão bonito não pertencesse a um lugar assim sombrio e cinzento, como se não tivesse o direito de observar a expressão dela." (página 265)

Eu amei a diagramação do livro, que contribuiu para uma boa leitura. Também amo a ilustração da capa.

O epílogo me deixou super curiosa para Prova de Fogo. Inclusive já li os dois primeiros capítulos e amei. Mas também fiquei com medo. Medo por Thomas e os Clareanos.

" - Mas que droga, estou com medo.
- Mas que droga, você é humano. Então tem de estar com medo." (página 361)

Minha única recomendação é: apenas leiam Correr ou Morrer!
Confira aqui a resenha do filme.

Abraços!

2 comentários:

  1. Ainda não li o livro por causa da ocupação com a faculdade, mas estou ansioso para ver o Prova de fogo nos cinemas, pelo o que andei lendo em resenhas haverá nesse novo desafio humanos estilo zombie, pelo o que eu saiba. O que será perfeito por sinal rs. Enfim, a leitura deve ter sido ótima mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lucas.
      Quando você tiver a oportunidade de ler, não pense duas vezes. Também estou ansiosa para Prova de Fogo nos cinemas, mas preciso ler o livro antes que o trailer saia. Sim, a leitura foi ótima!
      Abraços.

      Excluir