terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Livro: Um Dia - David Nicholls


Título original: One Day
Autor: David Nicholls
Editora: Intrínseca
Páginas: 416
Ano: 2011
Nota: 5/5 + 

"Você pode passar a vida inteira sem perceber que aquilo que você procura
está bem na sua frente."

Sinopse (Intrínseca): Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro.

Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois.
Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.


"Dexter sentiu Emma rindo contra o seu peito e naquele momento percebeu que não havia nada melhor na vida do que fazer Emma Morley dar risada." (página 284)



Eu não planejava ler Um Dia logo no começo de 2015. Sim, esse livro estava na minha meta de leitura para esse ano, mas eu simplesmente quis ler agora, pois estou numa fase de histórias, digamos, reais. Não queria entrar em um mundo de fantasia, e nem ler algum romance muito fofo.

O começo de Um Dia foi difícil pra mim. Arrastado. Cansativo. Parágrafos imensos e palavras difíceis. Não entendi muitas coisas. Mas o problema não era o livro, e sim eu! A história do livro anterior ainda estava martelando na minha cabeça, e pra piorar, estava com sono. Mas ainda bem que não desisti, pois perderia um livro maravilhoso.

Eu já havia assistido um bom pedaço do filme, e minha irmã me contou um acontecimento muito importante da história. Então, eu já sabia o que esperar do livro. Mas mesmo assim ele me surpreendeu diversas vezes.




Emma e Dexter se conheceram na noite depois da formatura, em 15 de julho de 1988. Se tornaram amigos, mantendo algo especial entre eles. Nos anos seguintes, sempre dia 15 de julho, ficamos sabendo como estão suas vidas, se ainda estão se falando, se alcançaram seus objetivos, se estão felizes. E assim a história segue, em cinco partes, a cada ano, mostrando Dex e Em, Em e Dex e o destino dos dois.

A narrativa em terceira pessoa, incluindo as perspectivas de Emma e Dexter, muitas vezes na mesma página, é simplesmente incrível.

"Embora não fosse sentimental, havia ocasiões em que Dexter podia ficar quieto vendo Emma Morley rir ou contar uma história e saber com absoluta certeza que ela era a melhor pessoa que conhecia. Às vezes quase tinha vontade de dizer isso em voz alta, interrompê-la para fazer essa afirmação." (página 75)

Dex e Em, Em e Dex. Que personagens tão bem construídos e tão, tão amados. Preciso admitir que eles me conquistaram aos pouquinhos. Emma é ótima, e o que mais me encantou nela foi seu senso de humor e sua paixão por escrever. Dexter é complicado. Tinha capítulos em que eu amava ele. Outros em que eu simplesmente o detestava. Às vezes sentia pena também. Mas ele é engraçado.

" - As pessoas te amam, Dex, de verdade. O problema é que elas te amam de uma forma irônica, meio sacana, uma espécie de mistura de ódio e amor. O que você precisa é de alguém que ame você sinceramente..." (página 240)

As conversas entre os dois são daquelas que você quer ter com alguém na vida real. Podem começar um pouco constrangidos, mas então ela flui e se torna agradável.



Meus capítulos favoritos são o cinco e o treze. Eu ri muito com os personagens, e foi nesses momentos que eu não queria largar o livro e também não queria que o capítulo acabasse.

" - Alguma novidade? Alguma ação, em termos de vida amorosa?
- Ah, você me conhece. Eu não tenho emoções. Sou um robô. Ou uma freira. Uma freira-robô.
- Não é, não. Você finge ser, mas não é." (página 74)

Um Dia é lindo, triste, engraçado, por vezes profundo, nos mostrando vidas que se encontram e se perdem. A vida adulta, sonhos, empregos, famílias, relacionamentos. Tudo isso é tratado de uma forma diferente e real. David Nicholls escreve muito bem, mas ele pode quebrar seu coração. Dex e Em ganharam meu coração. Eles são incríveis e a história deles é ainda mais. Leiam!

"Você é linda, sua velha rabugenta, e se eu pudesse te dar só um presente para o resto da sua vida seria este. Confiança. Seria o presente da Confiança. Ou isso ou uma vela perfumada."
(página 51)


Ainda não consegui assistir a adaptação do livro inteira. Estou tentando, mas sempre dá errado. Enfim, o pouco que assisti está bem fiel ao livro e os atores estão ótimos. Só preciso assistir o filme todo! Assista ao trailer.

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário