segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Livro: Extraordinário - R. J. Palacio


Título original: Wonder
Autora: R. J. Palacio
Editora: Intrínseca
Páginas: 208 (edição econômica)
Ano: 2013
Nota: 5/5 + 

"Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo." - AUGGIE

Sinopse (Intrínseca): August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, aesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

"Coragem. Bondade. Amizade. Caráter. Essas são as qualidades que nos definem como seres humanos e acabam por nos conduzir a grandeza." (página 199)



Extraordinário é um livro maravilhoso. Ele conta a história de August (Auggie) Pullman, um menino de 10 anos que adora Star Wars. Mas Auggie não é um menino comum. Ele é extraordinário. Ele nasceu com uma deformidade facial e já passou por várias cirurgias. Agora vai se aventurar pela primeira vez na escola. No quinto ano, ele vai conhecer pessoas novas, fazer amigos, passar por obstáculos, aprender e ensinar também. Se apaixone por Auggie e por uma história sobre gentileza.

"Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil." (página 40)

A narrativa da R. J. Palacio é ótima. Simples, envolvente, com citações lindas e belos ensinamentos. O livro possui oito partes e os capítulos são bem curtos. Eu lia um e queria ler mais e mais.

" Não precisamos dos olhos para amar, certo? 
Apenas sentimos dentro de nós." (página 152)



Foi muito bom ler pela perspectiva de outros personagens. Alguns deles me surpreenderam e outros são muito legais. Auggie é o meu favorito, sem dúvida nenhuma. Jack e Summer são uns amores. Os pais e a irmã de Auggie são personagens cativantes também. Auggie é um personagem fantástico. Ele é lindo por dentro e por fora. Ele é fofo, inteligente, corajoso e um amor.

"A mamãe fala que, àquela altura, haviam lhe falado tudo sobre mim. Ela já tinha se preparado para me ver. Mas diz que, quando olhou para o meu rosto minúsculo e deformado pela primeira vez , só o que notou foi como meus olhos eram bonitos." (página 13)

O livro todo é corajoso e conta uma história muito bonita. Fala de gentilezas, amor, amizade e respeito. Há momentos realmente tocantes em que eu tinha vontade de chorar e outros em que eu ria alto. R. J. Palacio escreveu uma obra incrível, com simplicidade e amor.

"Às vezes é bom recomeçar." - JULIAN ALBANS

Digo apenas que leiam Extraordinário. Um livro lindo que conta a jornada de um menino extraordinário. 

Essa foi a primeira resenha de 2015!
Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário