quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Livro: Como eu era antes de você - Jojo Moyes


Como eu era antes de você #1
Título original: Me Before You
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas: 319
Ano: 2013
Nota: 5/5 + 

"(...) poucas coisas ainda me fazem feliz, e você é uma delas."

Sinopse (Intrínseca)Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.

Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto e planeja dar um fim ao seu sofrimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.

"Você só vive uma vez. É sua obrigação aproveitar a vida da melhor forma possível." (página 172)



Como eu era antes de você foi o primeiro livro da autora Jojo Moyes que eu li. Esse é o livro que eu encomendei em dezembro de 2014  e tinha atrasado. Mas ele finalmente chegou e foi minha segunda leitura de 2015. Estava com altas expectativas e esperava gostar dele. Então li o prólogo e... me apaixonei.

A história começa com Will Traynor, um jovem rapaz com uma boa vida, mas que sofre um acidente deixando-o tetraplégico.

Dois anos depois conhecemos Louisa Clark, uma jovem de 26 anos que mora com sua família, formada por mãe, pai, avô, irmã e sobrinho. Ela trabalha em um café e ajuda nas despesas da casa. Mas então se vê sem emprego e sem qualificações. Ela recorre a Agência de Empregos e consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico.

Assim, Lou conhece Will, agora com 35 anos, mal humorado e sem vontade de viver. Mas os dois irão trilhar um belo caminho. Um descobrindo o que há de melhor no outro.



O que escrever sobre Como eu era antes de você? Simplesmente não tenho palavras suficientes para expressar o que eu senti lendo esse livro.

Fiquei instantaneamente encantada com a escrita da Jojo. É incrível.  Ela arrasou, pois é uma narrativa envolvente, tocante, divertida, leve, fluida... ela escolheu muito bem palavras e gestos. Foi perfeito. 

O livro é ao mesmo tempo tocante e engraçado. As cenas tocantes são devido a situação do Will e o esforço que a Lou faz para mudar a cabeça dele quanto desistir de viver. E eu não imaginava que haveria um humor tão bem construído na narrativa, entre os personagens e também por parte da Lou. É um humor superlegal, mas também há momentos em que eu me concentrava bastante.

"Ser atirada para dentro de uma vida totalmente diferente - ou, pelo menos, jogada com tanta força na vida de outra pessoa a ponto de parecer bater com a cara na janela dela - obriga a repensar sua ideia a respeito de quem você é. Ou sobre como os outros o veem." (página 58) 

E os personagens. Ah, os personagens. Lou e Will são extremamente apaixonantes. Eles não começam de um jeito fácil. Mas é exatamente isso que eu gostei. O desenvolvimento da relação dos dois foi ótimo. E foi lindo, claro.

"Percebi que estava com medo de viver sem ele." (página 312)

Amei, amei, amei a Lou. Ela é uma figura. Adoro seu jeito de pensar, de se vestir, seu humor, suas histórias, sua família. Ela é simplesmente ela mesma e isso contribuiu muito para eu amar a personagem.

Eu não conseguia odiar ou amar Will. Eu fazia os dois. Ele é um personagem incrível e eu adoro tudo o que ele fez pela Lou. Porém, tinha vezes que eu ficava  com muita raiva dele, mas então lia cenas lindas, lindas com ele.

" - Às vezes, Clark, você é a única coisa que me dá vontade de levantar da cama." (página 236)

Ainda não sei se queria ter lido alguns capítulos pela perspectiva de Will.  Além da narrativa em primeira pessoa da Lou, temos também pelo ponto de vista dos pais de Will, do enfermeiro dele, e também da irmã da Lou. Eu tento entender o motivo de não haver capítulos narrados por ele.



É uma leitura deliciosa. Eu me senti bem lendo esse livro, apesar de não ser dos mais felizes. Mas é uma boa história, sabe? Desde o começo eu me senti empolgada com a leitura, os personagens, pensando no rumo que a Jojo daria a história. Quando eu vi, estava na metade do livro, então já estava lendo os últimos capítulos. Eu lia três, quatro capítulos, então no dia seguinte ia trabalhar, mas contava as horas para voltar pra casa e ler mais.

Talvez eu estivesse esperando mais romance, mas mesmo assim amei todas as cenas que mostravam um pouquinho disso.

Eu realmente não sei o que pensar do final. Acho que nunca aceitarei. Mas às vezes paro, penso e entendo. É aquele final que a gente não quer que aconteça, mas faz parte da história, e a autora precisou escrever. Mas acho linda aquela cena em que... ai, ai. Apenas leiam.

Como eu era antes de você conta uma linda história, daquelas que faz a gente pensar no que está fazendo agora, se está feliz, realizado, ou se quer mais, sair e viver novas experiências. Possui ótimos aprendizados e personagens que guardarei para sempre no meu coração.

"É isso. Você está marcada no meu coração, Clark. Desde o dia em que chegou, com suas roupas ridículas, suas piadas ruins e sua total incapacidade de disfarçar o que sente." (página 317)

Essa capa é maravilhosa e esse título... lindo demais. Também adoro ele em inglês.
O livro vai virar filme! No elenco estão Emilia Clarke como Louisa Clark e Sam Claflin como Will Traynor. Mal posso esperar.
Abraços!

6 comentários:

  1. Terminei a leitura no domingo a noite.
    Chorei pela madrugada a fora.
    Segunda fui trabalhar com os olhos inchados.
    E ainda me pego assim ... lendo resenhas para ver se outras pessoas tiveram a mesma sensação que eu. Sem fôlego quando lembro "Mas acho linda aquela cena em que..."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Infelizmente não chorei com Como eu era antes de você, mas que é um livro emocionante isso ninguém pode negar. É uma história linda e sinto saudades dos personagens de vez em quando. Abraços!

      Excluir
    2. sinto muito por não ter chorado ,diferente de mim que molhou o livro com lagrimas.

      Excluir
    3. Haha, a experiência da leitura foi bem intensa para você. Sempre admiro leitores que se envolvem com a história a ponto de chorar, de seus sentimentos transbordarem. Obrigada pelo comentário e abraços!

      Excluir
  2. Gente é impossível não chorar cara estou até agora chorando sem parar vou levar td que aprendi nesse livro pro resto da vida💙

    ResponderExcluir